O uso da caixa de transporte para cachorro é fundamental para viagens, idas ao veterinários, passeios em carros ou transportes públicos. O acessório permite que ele fique em segurança - e em alguns casos, seu uso pode ser obrigatório, como em viagens de avião. A caixa de transporte de cachorro pode ser encontrada em diversos modelos e tamanhos, que variam com o tamanho do pet e até mesmo o tipo de viagem que vai fazer. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes para tomar a decisão na hora de comprar a melhor caixa de transporte para cachorro. Dá só uma olhada!

Caixa de transporte de cachorro: como saber o tamanho ideal para o seu pet?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alguns acessórios para cães causam dúvidas para os tutores na hora de comprar. No pet shop podemos encontrar caixa de transporte para cachorro grande, pequeno, médio, filhote, idoso e por aí vai… mas como saber o tamanho ideal para seu pet? É fundamental que o cachorro consiga sentar, ficar em pé e girar. A altura do acessório deve ter, no mínimo, dois centímetros a mais da medida do cão sentado. Já o comprimento, deve levar a medida do cãozinho deitado. Nesse sentido, o tutor deve medir o pet do focinho até o rabo, adicionando mais um palmo.

A largura da caixa para transporte de cachorro deve ser o suficiente para que o animal consiga dar a volta em torno de si mesmo. Sendo, no mínimo, duas vezes a medida das costas do animal. Cada fabricante usa as suas próprias medidas da caixa de transporte para cachorro médio, pequeno ou grande. Geralmente os tamanhos variam de 1 a 7, de acordo com o porte do cachorro. Alguns modelos variam de acordo com o peso do animal, podendo ser possível encontrar opções de caixa de transporte para cachorro “10kg”, por exemplo.


Companhias aéreas têm restrições sobre o material da caixa de transporte de cachorro
Companhias aéreas têm restrições sobre o material da caixa de transporte de cachorro

Caixa para transporte de cachorro: quais os modelos mais comuns?

Além do tamanho do acessório, o tutor ainda precisa escolher entre uma vasta variedade de modelos. Os materiais podem variar entre opções flexíveis, rígidas, de tecido ou plástico. Existem ainda os acessórios de transporte que não são caixas, e sim bolsas. Veja abaixo os modelos mais comuns:

  • caixa de transporte de plástico
  • caixa para transporte de madeira;
  • bolsa para transportar cachorro
  • caixa de transporte com rodinhas
  • caixa de transporte com abertura

Os modelos ainda podem vir com comedouros, bebedouros, trava de segurança, alça para transporte, tapete higiênico, piso acolchoado e compartimento para petiscos e ração.

Qual é a melhor caixa de transporte para cachorro?

A melhor caixa para transporte de cachorro é aquela que oferece segurança e conforto ao pet, sendo adequada para a idade e porte do animal. Na hora da escolha, a funcionalidade do item deve ser levada em conta. No caso de  viajar com cachorro de avião, por exemplo, nem todas as caixas são permitidas pelas companhias aéreas. Se o pet vai viajar no compartimento de cargas, é obrigatório que o material seja rígido. Mas caso o animal vá viajar na cabine, o recomendado é que o material seja flexível.

Na escolha de qualquer modelo, o mais indicado é que a caixa seja revestida com material impermeável. Mesmo que o acessório não seja o local ideal para o cachorro fazer xixi e cocô, o ideal é que não existam complicações caso o tutor fique impossibilitado de parar a viagem para o animal fazer suas necessidades. Vale lembrar que o aconselhado é fazer pausas a cada duas horas para o pet se hidratar e se alimentar durante a viagem.

Redação: Hyago Bandeira