Gato

Caixa de areia fechada: de quanto em quanto tempo deve ser limpa?

Publicado - 12 Abril 2022 - 17h21

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A caixa de areia fechada tem se tornado uma das maiores aliadas dos tutores nos últimos tempos. Além de oferecer maior privacidade aos gatos na hora de fazerem suas necessidades, o modelo também é muito prático para quem preza por uma casa limpinha e cheirosa, pois evita sujeiras e retém o mau odor deixado pela urina e fezes do animal. Apesar dessas vantagens, um cuidado imprescindível é fazer a limpeza da caixa de areia fechada para gatos regularmente, ou o bichano vai acabar se recusando a usar a caixinha.

Para saber de quanto em quanto tempo limpar a caixa de areia para gatos, cuidados e a melhor maneira de realizar a higiene do acessório, preparamos uma matéria completa sobre o assunto. Veja abaixo para não errar!

Com que frequência a caixa de areia fechada deve ser limpa?

É comum que muitos tutores se esqueçam de limpar a caixa de areia fechada para gatos com a frequência certa porque ela inibe o mau cheiro e “esconde” o xixi e cocô da nossa vista. Ou seja, os donos acreditam que está tudo certo, mas na verdade o banheirinho se torna bem desagradável para o pet se não houver uma limpeza constante do acessório. O ideal é limpar superficialmente a caixa de areia para gatos fechada de uma a duas vezes por dia para retirar os dejetos ali deixados (torrões de areia e outros excrementos).

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas atenção: isso não quer dizer que você precisa trocar a areia da caixa completamente todos os dias, ok?! A limpeza superficial é apenas uma forma de garantir que seu gatinho não vai se sentir incomodado com o cheiro ou higiene inadequada do local, nem procurar um novo lugar para fazer suas necessidades.

Uma limpeza mais completa deve ser feita semanalmente ou pelo menos a cada duas semanas, dependendo da areia de gato escolhida. Nesses casos, deve-se fazer a substituição completa da areia e, durante a troca, lavar o acessório com água e sabão neutro. Depois, é só colocar a nova areia de gato e o banheiro do gato estará adequado para uso.

 

gato na caixa de areia fechada para gatos

A escolha da areia de gato faz diferença durante a limpeza

 

O tipo de areia para gatos vai influenciar bastante na frequência da limpeza da caixa de areia. Gato geralmente se adapta muito bem a diferentes grânulos, mas é importante escolher uma opção que seja boa para vocês dois. A areia comum, por exemplo, costuma ser feita à base de argila ou de areia mesmo, mas apesar de baratinha, é um material que não inibe tanto os odores e precisa ser trocada completamente pelo menos duas vezes por semana.

Já o granulado de madeira para gatos, além de ser uma opção de areia biodegradável e sustentável, retém melhor os odores e tem uma ótima absorção, por isso pode ser trocada uma vez por semana sem comprometer a qualidade de vida do animal. Por último, para quem tem uma vida mais corrida e pouco tempo para cuidar da higiene do acessório, a sugestão é investir na areia sílica para gatos. Apesar de ser um pouco mais cara do que as demais, o custo-benefício vale a pena, pois é um material altamente absorvente e que mascara bastante o mau cheiro. Esse tipo de areia tem maior durabilidade e as trocas podem ser feitas a cada duas semanas.

Como limpar a caixa de areia para gatos? Veja 5 dicas!

A caixa de areia para gatos fechada é mais difícil de limpar, mas ainda assim precisa desse cuidado constante por uma questão de higiene e cuidado com o seu pet. Por isso, separamos algumas dicas na hora de limpar o objeto!

1) Em limpezas superficiais, você só vai precisar de uma pá e saquinhos higiênicos. A pá ajuda a separar os torrões e demais excrementos da areia que ainda pode ser reutilizada durante a semana.

2) Na hora da limpeza mais completa, outros dois itens importantes são uma bacia grande e um saco de areia de gato. Afinal, você vai fazer a troca completa do material e precisa substituir a areia antiga por uma novinha.

3) Os saquinhos higiênicos facilitam bastante o processo de limpezas mais profundas. Eles devem ser colocados debaixo da areia, e na hora do descarte é só dar um nó e jogar todo o material direto no lixo. 

4) Não esqueça de limpar muito bem a caixa de areia para gatos com detergente ou sabão neutro. É importante evitar produtos com cheiro muito forte para não incomodar o olfato felino.

5) Estabeleça uma rotina com o seu pet! Essa é a melhor maneira de não esquecer quando é o dia de limpar a caixa de areia fechada. Anote na agenda e reserve um tempinho especialmente para esse tipo de atividade.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas