Quem não ama filhotes de cachorro? Quando é um filhote de vira-lata então, não tem quem resista! Esses cachorros, também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), têm um espaço especial no coração dos brasileiros, considerado por muitos um patrimônio nacional. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm vontade de adotar um cachorro vira-lata filhote. Porém, existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa fase. O Patas da Casa explica alguns deles que vão te ajudar a se preparar para a chegada do mais novo pet da família!

1) Os filhotes de cachorro vira-lata podem ter traumas: tente entender e ajudá-lo a se sentir confortável

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É muito comum que o cachorro vira-lata filhote tenha sofrido algum tipo de trauma. Mesmo com a pouca idade, muitos doguinhos já passaram por alguma situação traumática logo ao nascer. Antes de ser adotado, pode ter sido abandonado ou sofrido maus-tratos. Essas situações deixam o filhote de vira-lata desconfiado e com medo. Assim, ele pode demorar até se adaptar ao novo lar. Por isso é tão importante respeitar o tempo do vira-lata filhote. Dê espaço até que ele se sinta confortável no novo ambiente. Também esteja sempre presente com demonstrações de carinho, brincadeiras e ao incluí-lo no seu dia com passeios e momentos juntos. Dessa forma, ele vai ganhando confiança em você. Caso demore muito a se adaptar e dê sinais de medo e desconforto, é importante buscar outras alternativas para deixá-lo mais confiante, como terapia com florais ou mesmo o  adestramento. 

2) A fama é de saúde de ferro, mas o vira-lata filhote também pode ficar doente

Existe aquele senso comum que diz que os cachorros vira-lata são mais resistentes a doenças. Porém, isso não é 100% verdade. Os cachorros sem raça definida realmente são bem resistentes, principalmente por terem uma linhagem diversa e herdar características de muitas outras raças de forma natural. Mas isso não significa que não fiquem doentes. Os filhotes de cachorro vira-lata que são resgatados podem ter contraído doenças no período em que viviam na rua. Por isso, ao adotar um vira-lata filhote, leve-o ao veterinário para fazer um exame geral e ter certeza de que a saúde do cachorro está em dia.

3) Não deixe de colocar o calendário de vacinação do filhote de vira-lata em dia

O fato dos vira-latas serem bem resistentes não os torna imunes a doenças. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação em dia. Filhotes de cachorro vira-lata já podem começar a vacinar a partir dos 45 dias de vida. A primeira vacina a ser tomada é a V8 ou a V10. As duas protegem contra cinomose, adenovirose tipo 2, parvovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa, coronavirose e leptospirose, sendo que para essa última doença a V8 protege contra dois tipos e a V10 protege contra esses e mais dois. Em seguida, o filhotinho tomará outras vacinas, como a Antirrábica que protege contra a raiva canina. Há ainda imunizações não obrigatórias que evita diferentes patologias, como a giárdia e gripe canina. Lembrando que todas as vacinas para cachorro precisam de reforço anual.


O vira-lata filhote pode ter alguns traumas. Fique atento aos comportamentos do animal!
O vira-lata filhote pode ter alguns traumas. Fique atento aos comportamentos do animal!

4) Você já pode adestrar o cachorro vira-lata filhote 

Como os cachorros vira-latas são uma mistura de outras raças, não tem como determinar um comportamento padrão, mas a maioria dos cachorros sem raça definida costuma ser dócil e obediente. Assim como outras raças de cachorro, o adestramento para o filhote de vira-lata é possível e traz ótimos resultados. O adestramento tem mais eficácia ainda quando começa nos primeiros anos de vida do animal. já que vai se adaptar aos costumes mais cedo. O treinamento ajuda o cãozinho a ter um comportamento melhor e ainda melhora a convivência com o tutor desde pequeno. O adestramento de cachorro deve ser feito com repetições e com frequência, para manter o cão interessado e trazer bons frutos. Aposte em recompensas, como petiscos, para que ele fique ainda mais motivado. Para o filhote de vira lata, o adestramento deve ter um foco especial na socialização.  

5) A socialização dos filhotes de cachorro vira-lata é super importante

O filhote de vira-lata pode ter personalidades distintas. Em muitos casos, é importante trabalhar na socialização do bichinho desde cedo. É comum que o vira-lata filhote tenha dificuldade de se relacionar com outras pessoas e cães, muitas vezes por conta de traumas do passado. Por isso, é tão importante que ele aprenda a conviver com outras pessoas e com a mesma espécie ainda pequeno. Quanto mais cedo isso começar, melhor para evitar comportamentos retraídos e desconfiados ao longo da vida. Para realizar uma boa socialização do vira-lata filhote, leve-o para passear em locais de contato com os outros. Parques em que outros tutores levem seus pets é um ótimo espaço para deixar seu cão se habituar com a presença de cachorros e humanos. Passeie diariamente, apresentando brincadeiras novas, brinquedos interativos e deixando-o à vontade para explorar. Aos poucos ele vai se sentindo mais confiante e sem medo de conhecer ambientes e pessoas novas. 

Redação: Maria Luísa Pimenta