Filhotes

Cachorro vira-lata filhote: quais os cuidados mais importantes durante essa fase?

Os filhotes de vira-lata precisam de cuidados importantes
Os filhotes de vira-lata precisam de cuidados importantes

Quem não ama filhotes de cachorro? Quando é um filhote de vira-lata então, não tem quem resista! Esses cachorros, também conhecidos como cães sem raça definida (SRD), têm um espaço especial no coração dos brasileiros, considerado por muitos um patrimônio nacional. Felizmente, cada vez mais as pessoas têm vontade de adotar um cachorro vira-lata filhote. Porém, existem alguns cuidados importantes que devem ser tomados nessa fase. O Patas da Casa explica alguns deles que vão te ajudar a se preparar para a chegada do mais novo pet da família!

1) Os filhotes de cachorro vira-lata podem ter traumas: tente entender e ajudá-lo a se sentir confortável

É muito comum que o cachorro vira-lata filhote tenha sofrido algum tipo de trauma. Mesmo com a pouca idade, muitos doguinhos já passaram por alguma situação traumática logo ao nascer. Antes de ser adotado, pode ter sido abandonado ou sofrido maus-tratos. Essas situações deixam o filhote de vira-lata desconfiado e com medo. Assim, ele pode demorar até se adaptar ao novo lar. Por isso é tão importante respeitar o tempo do vira-lata filhote. Dê espaço até que ele se sinta confortável no novo ambiente. Também esteja sempre presente com demonstrações de carinho, brincadeiras e ao incluí-lo no seu dia com passeios e momentos juntos. Dessa forma, ele vai ganhando confiança em você. Caso demore muito a se adaptar e dê sinais de medo e desconforto, é importante buscar outras alternativas para deixá-lo mais confiante, como terapia com florais ou mesmo o  adestramento. 

2) A fama é de saúde de ferro, mas o vira-lata filhote também pode ficar doente

Existe aquele senso comum que diz que os cachorros vira-lata são mais resistentes a doenças. Porém, isso não é 100% verdade. Os cachorros sem raça definida realmente são bem resistentes, principalmente por terem uma linhagem diversa e herdar características de muitas outras raças de forma natural. Mas isso não significa que não fiquem doentes. Os filhotes de cachorro vira-lata que são resgatados podem ter contraído doenças no período em que viviam na rua. Por isso, ao adotar um vira-lata filhote, leve-o ao veterinário para fazer um exame geral e ter certeza de que a saúde do cachorro está em dia.

3) Não deixe de colocar o calendário de vacinação do filhote de vira-lata em dia

O fato dos vira-latas serem bem resistentes não os torna imunes a doenças. Por isso, é importante manter o calendário de vacinação em dia. Filhotes de cachorro vira-lata já podem começar a vacinar a partir dos 45 dias de vida. A primeira vacina a ser tomada é a V8 ou a V10. As duas protegem contra cinomose, adenovirose tipo 2, parvovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa, coronavirose e leptospirose, sendo que para essa última doença a V8 protege contra dois tipos e a V10 protege contra esses e mais dois. Em seguida, o filhotinho tomará outras vacinas, como a Antirrábica que protege contra a raiva canina. Há ainda imunizações não obrigatórias que evita diferentes patologias, como a giárdia e gripe canina. Lembrando que todas as vacinas para cachorro precisam de reforço anual.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O vira-lata filhote pode ter alguns traumas. Fique atento aos comportamentos do animal!
    O vira-lata filhote pode ter alguns traumas. Fique atento aos comportamentos do animal!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    4) Você já pode adestrar o cachorro vira-lata filhote 

    Como os cachorros vira-latas são uma mistura de outras raças, não tem como determinar um comportamento padrão, mas a maioria dos cachorros sem raça definida costuma ser dócil e obediente. Assim como outras raças de cachorro, o adestramento para o filhote de vira-lata é possível e traz ótimos resultados. O adestramento tem mais eficácia ainda quando começa nos primeiros anos de vida do animal. já que vai se adaptar aos costumes mais cedo. O treinamento ajuda o cãozinho a ter um comportamento melhor e ainda melhora a convivência com o tutor desde pequeno. O adestramento de cachorro deve ser feito com repetições e com frequência, para manter o cão interessado e trazer bons frutos. Aposte em recompensas, como petiscos, para que ele fique ainda mais motivado. Para o filhote de vira lata, o adestramento deve ter um foco especial na socialização.  

    5) A socialização dos filhotes de cachorro vira-lata é super importante

    O filhote de vira-lata pode ter personalidades distintas. Em muitos casos, é importante trabalhar na socialização do bichinho desde cedo. É comum que o vira-lata filhote tenha dificuldade de se relacionar com outras pessoas e cães, muitas vezes por conta de traumas do passado. Por isso, é tão importante que ele aprenda a conviver com outras pessoas e com a mesma espécie ainda pequeno. Quanto mais cedo isso começar, melhor para evitar comportamentos retraídos e desconfiados ao longo da vida. Para realizar uma boa socialização do vira-lata filhote, leve-o para passear em locais de contato com os outros. Parques em que outros tutores levem seus pets é um ótimo espaço para deixar seu cão se habituar com a presença de cachorros e humanos. Passeie diariamente, apresentando brincadeiras novas, brinquedos interativos e deixando-o à vontade para explorar. Aos poucos ele vai se sentindo mais confiante e sem medo de conhecer ambientes e pessoas novas. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Próxima matéria

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Rottweiller: quais os cuidados mais importantes com a raça de cachorro grande?
    Grandes

    Rottweiller: quais os cuidados mais importantes com a raça de cachorro grande?

    O Rottweiler é uma das raças de cachorro grande que mais fazem sucesso, principalmente por conta da fama de durão e de bom guardião. Por trás do porte robusto e da aparência intimidante, existe um cãozinho muito dedicado e devoto à sua família, sempre pronto para protegê-la. Alguns encaram isso como agressividade e acreditam que a raça tem um temperamento difícil de lidar, mas se for bem treinado e bem cuidado, o Rottweiler pode desenvolver um comportamento muito tranquilo e carinhoso.

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Raças

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos. Para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível. Vem que a gente te mostra!

    Ver Todas >

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios
    Cuidados dos animais

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios

    Só quem tem um bichinho de estimação sabe como o cheiro de xixi de cachorro pode ser desagradável no ambiente, principalmente se ele tiver o hábito de marcar território ou tiver urinado em tapetes ou estofados. Mas calma, nem tudo está perdido. Mesmo que seja uma tarefa que muitos pensam ser impossível, existem algumas técnicas bem úteis e práticas de como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente. 

    Como limpar olho de cachorro com remela?
    Cuidados dos animais

    Como limpar olho de cachorro com remela?

    Os cuidados com os olhos do cachorro são muito importantes e devem fazer parte da rotina. Como qualquer outra parte do corpo do cãozinho, os olhos merecem atenção, já que são uma porta de entrada para diferentes infecções. O olho do cachorro com remela pode indicar problemas como a conjuntivite canina. Por isso, saber como tirar remela do olho do cachorro do jeito certo é muito importante para não piorar o quadro. 

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?
    Cuidados dos animais

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?

    Sempre que o inverno se aproxima, uma dúvida que permeia a mente de muitos tutores é se o cachorro sente frio ou não com a queda da temperatura. A resposta para isso é sim: os cães são sensíveis às mudanças climáticas, e algumas raças podem sentir mais frio do que outras. O tipo de pelagem - assim como a sua abundância - são fatores que influenciam nisso e todo tutor deve levar isso em consideração antes de comprar uma roupinha de inverno para os cães. 

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção
    Cuidados dos animais

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Você já parou para olhar o dente do seu gato hoje? E as patas de gato? A boca também foi verificada? Durante o dia, dificilmente paramos para analisar essas partes do corpo dos nossos animais de estimação, mas a verdade é que elas merecem muito cuidado. Muitas vezes deixamos passar uma ferida na orelha do gato ou um tártaro no dente, e isso pode estar incomodando o bichinho. 

    Ver Todas >