Já parou para se perguntar se o cachorro troca de dente? Esse é um assunto que pode levantar muitas dúvidas, especialmente nos pais de pet de primeira viagem, e a resposta é sim: cachorro troca dente. Da mesma forma que acontece com os humanos, os primeiros dentinhos que nascem na boca dos cães são os de leite, e somente depois é que eles são substituídos pelos permanentes. Mas como será que acontece esse processo de troca de dentes? Cachorro sente dor ou algum tipo de incômodo nessa situação? Que cuidados são necessários com o pet? Reunimos algumas informações para você entender tudo sobre a dentição canina!

Cachorro troca de dente ainda no primeiro ano de vida

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como acontece com os humanos, o cachorro troca de dente antes de ingressar na fase adulta, quando ainda são filhotinhos. É nesse momento em que há a substituição dos dentes de leite - também chamados de decíduos - pela dentição permanente. Trata-se de um processo gradual que geralmente ocorre entre os 4 e 7 meses de vida do animal, e os dentes do cachorro não caem todos de uma vez, mas aos poucos. Toda a troca leva em torno de 2 meses, e às vezes é algo que até passa despercebido pelos tutores de tão rápido que acontece.

No geral, os dentes incisivos e caninos são os primeiros a caírem, por volta dos 4 meses. Depois é a vez dos dentes pré-molares, que costumam cair entre 4 e 5 meses; e por último o cachorro troca dentes molares, que caem entre 4 e 7 meses. Ou seja, antes mesmo de completar 1 ano de idade seu cãozinho já vai estar com a dentição canina permanente!

Dentição canina: entenda a diferença entre os dentes de leite e dentes permanentes

Dentes de cachorro de leite:

  • São 28 dentes de leite no total;
  • Os elementos dentários são menores;
  • Os dentes são mais branquinhos;
  • Aspecto frágil;

Dentes de cachorro permanentes:

  • São 42 dentes permanentes no total;
  • Os elementos dentários são maiores;
  • Os dentes têm uma coloração amarelada (tom marfim);
  • Aspecto forte;

Até durante a troca de dente, cachorro deve manter uma rotina de higiene bucal
Até durante a troca de dente, cachorro deve manter uma rotina de higiene bucal

Troca de dente: cachorro pode sentir dor durante o processo?

Essa é uma pergunta bastante comum, e a verdade é que durante a troca de dente, cachorro não necessariamente sente dor, mas um leve incômodo na região. Como os decíduos ficam bem molinhos, pode ser que o cão sofra com falta de apetite, já que ele não vai conseguir mastigar direito. Enquanto a dentição permanente ainda está erupcionando, também é natural que o pet sinta um certo desconforto causado pelo nascimento dos novos dentinhos, o que pode ser aliviado com os acessórios certos.

5 cuidados importantes quando o cachorro troca os dentes

1) Acompanhe o processo de troca de dente de cachorro de perto. Quando o doguinho estiver perto dos 3 ou 4 meses, é bom ficar de olho na cavidade bucal do pet para saber se ele já começou a trocar os dentes ou não e se está tudo ocorrendo do jeitinho certo.

2) Ofereça brinquedos mordedores para cachorro. Essa é uma das melhores formas de aliviar o incômodo causado pelos novos dentes. Mas atenção: não esqueça de escolher mordedores feitos com materiais apropriados para o seu amigo, hein? Os mais indicados são os de plástico e de borracha nesse momento.

3) Intercale os mordedores para prender a atenção do pet. Os cães adoram uma novidade, ainda mais quando são filhotes, então para manter o interesse do pet e evitar outros alvos - como um chinelo ou uma almofada -, você pode intercalar diferentes modelos de mordedores conforme as semanas passam.

4) Não deixe de escovar os dentes do cachorro. Cuidar da saúde bucal do seu pet é fundamental em qualquer idade, mas o ideal é que esses cuidados comecem o quanto antes. Por isso, até mesmo enquanto o cachorro troca de dentes, é bom manter uma rotina de higiene com o sorriso dele.

5) Se o cachorro tentar te morder nessa fase, é importante corrigir. Esse é um momento em que o doguinho vai querer morder tudo e todos para amenizar o desconforto da troca de dentição canina. No entanto, o tutor não pode deixar que essas mordidas se tornem um hábito, ou o pet pode levar isso para a vida adulta. Portanto, corrija com treinamentos e reforço positivo!

E se o cachorro engolir um dos dentes durante a troca de dentição?

Nessa fase de troca de dente de cachorro, às vezes pode acontecer de o doguinho acabar engolindo alguns dentinhos - e é justamente por isso que muitos tutores às vezes nem percebem que animal está trocando a dentição. Mas será que isso pode provocar algum problema no organismo do animal? Felizmente, a resposta é não! Se você reparar que seu cachorrinho engoliu um ou mais dentes, não precisa se desesperar: como os dentes de leite são bem pequenos, eles passam pelo trato digestório e são eliminados nas fezes do pet.

Por outro lado, é importante ter uma atenção especial com os dentes do cachorro caso você perceba algum sinal de dentição dupla, que ocorre quando o dente de leite não cai e o permanente nasce mesmo assim. Se isso acontecer, não deixe de procurar um médico veterinário especializado em odontologia para que os decíduos sejam extraídos.

Redação: Juliana Melo