close
Saúde

Cachorro tem tireoide? Veja a resposta!

Atualizado · 30 de junho de 2022 · 17h51

Publicado · 30/06/2022 · 17h50

Hipertiroidismo e hipotireoidismo em cães são algumas complicações que podem ocorrer
Hipertiroidismo e hipotireoidismo em cães são algumas complicações que podem ocorrer

Você sabia que cachorro com hipotireoidismo é uma condição mais comum do que se imagina? A anatomia canina ao mesmo tempo que é bem diferente da humana, tem muitas coisas bastante parecidas. Diversos órgãos presentes no nosso corpo também existem - em diferentes proporções, é claro - no corpo do animal. Um deles é a tireoide. Todo cachorro tem tireoide e essa glândula é tão importante para eles quanto é para nós. Inclusive, é bem comum que o animal sofra com disfunções relacionadas a ela. Com isso, podemos ver casos de hiper e hipotireoidismo em cães. Sintomas estão relacionados a questões hormonais e podem comprometer bastante a saúde animal. Quer conhecer um pouco mais sobre a tireoide em cachorro? Confira a matéria a seguir!

Todo cachorro tem tireoide, uma importante glândula produtora de hormônios

Assim como todo animal vertebrado, o cachorro tem tireoide. Trata-se de uma pequena glândula localizada na região do pescoço, mais precisamente abaixo da laringe. A função da tireóide é produzir, armazenar e secretar os hormônios T3 e T4, que têm grande papel na regulação do metabolismo. Eles ajudam a dar disposição ao animal, contribuindo para sua energia, além de atuar em processos que ocorrem em todo o corpo. Algumas doenças, porém, impactam diretamente a tireoide. Cachorros que passam a ter uma alteração na produção dos hormônios podem sofrer complicações em todo o organismo. Uma das principais doenças que afetam essa glândula é o hipotireoidismo. Cães podem ter ainda hipertireoidismo, apesar de ser uma condição mais rara.

Cachorro com hipotireoidismo sofre com a diminuição na produção de hormônios

Uma das doenças que mais atacam a tireoide é, sem dúvidas, o hipotireoidismo. Cães com essa doença apresentam uma diminuição na produção e secreção dos hormônios T3 e T4. Dessa forma, todo o organismo do cachorro com hipotireoidismo sofre com menos hormônios circulantes, o que altera diferentes processos metabólicos pelo corpo. Trata-se de uma doença endócrina e comum entre os cachorros. Normalmente, o hipotireoidismo em cães é uma doença canina genética. Certas raças já nascem com uma predisposição para desenvolver esse problema na tireoide, como Beagle, Golden Retriever, Labrador, Cocker Spaniel e Spitz Alemão.

Além do fator congênito, outras condições podem favorecer o aparecimento do cachorro com hipotireoidismo, como câncer em cachorro e doenças autoimunes. Apesar de mais raro, a deficiência de iodo também é uma das causas do hipotireoidismo. Cachorro idoso ou que está entrando nessa fase tem mais chance de desenvolver a doença, mas nada impede que um mais novo também a tenha.

Hipotireoidismo em cães: sintomas aparecem de forma sutil e de maneira diversa

No hipotireoidismo em cães, os sintomas são bem variados entre si. O motivo é o fato de que os hormônios que deixaram de ser produzidos participavam de diferentes processos metabólicos pelo corpo. Ou seja, sem sua produção, vários sistemas sofrem alterações. Em um quadro de hipotireoidismo em cães, sintomas vão aparecendo de forma gradual, o que faz com que muitas vezes eles passem despercebidos de início. Muitos tutores não veem relação entre os sinais, pois eles podem ser realmente bem aleatórios. No hipotireodismo em cães, os sintomas mais comuns são:

  • Cansaço
  • Letargia e falta de disposição
  • Aumento de peso (mas sem aumentar o apetite)
  • Dermatite, alopecia e outros problemas de pele
  • Queda de pelo
  • Intolerância ao frio
  • Feridas
  • Depressão
Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O cachorro tem tireoide e ela fica localizada bem na região do pescoço
    O cachorro tem tireoide e ela fica localizada bem na região do pescoço

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Hipertireoidismo: cães passam a ter uma maior produção de hormônios 

    Assim como pode haver diminuição na produção dos hormônios da tireoide, é possível ter um aumento excessivo. Quando isso acontece, temos um quadro de hipertireoidismo. Cães com a doença normalmente a desenvolvem por conta de tumores no local (benignos, na maioria dos casos). Porém, também é possível que a condição apareça por conta de excesso de iodo e infecções. O hipertireoidismo é uma doença rara em cães e, por isso, é menos conhecida. Assim como no hipotireoidismo em cães, os sintomas do hipertireoidismo se manifestam de forma variada e sutil -  mas a semelhança para por aí. Os sinais de cada um são bem diferentes. No hipertireoidismo, o cachorro apresenta perda de peso, um aumento da massa do pescoço, hiperatividade, alopecia, polifagia (comer de tudo, inclusive coisas que não são comida), diarreia e vômito. Ou seja, é praticamente o oposto do cachorro com hipotireoidismo.

    Problemas na tireoide: cachorro precisa passar por tratamentos específicos

    Seja um caso de hiper ou hipotireoidismo em cães, os sintomas são incômodos e todo o organismo sofre bastante. O cachorro tem tireoide pois precisa dela para que seu corpo faça os processos essenciais e, por isso, qualquer disfunção deve ser tratada. Normalmente, são recomendados medicamentos específicos para tratar o quadro. O cachorro com hipotireoidismo toma remédios que repõem os hormônios que faltam. Já nos casos de hipertireoidismo, cães usam remédios que reduzem a sua produção. São tratamentos bem simples e que costumam ser eficazes. Vale ressaltar que em casos de hipertireoidismo, cães podem realizar ainda uma cirurgia de remoção - total ou parcial - da glândula. É sempre importante conversar com um veterinário endocrinologista, pois ele saberá indicar o tratamento adequado para o seu animal.

    Uma boa alimentação é fundamental para evitar problemas na tireoide do cachorro 

    Os cuidados com a alimentação são fundamentais para o bom funcionamento da tireoide. Qualquer cachorro precisa de iodo pois é ele que permite que a tireoide produza os hormônios. Quando ele está em falta na alimentação, temos um cachorro com hipotireoidismo. Por outro lado, o excesso de iodo faz com que a glândula produza hormônios demais, causando o hipertireoidismo. Cães precisam desse equilíbrio e por isso é tão importante seguir uma dieta balanceada. A boa alimentação do cachorro é fundamental durante o tratamento, pois é uma forma de ajudar a regular os níveis de iodo e, consequentemente, reorganizar a produção de hormônios juntamente com os medicamentos. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Próxima matéria

    Anatomia felina: tudo sobre a respiração do gato, funcionamento do sistema respiratório, gripe em gatos e mais

    Raça Pinscher: 12 perguntas e respostas sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Raça Pinscher: 12 perguntas e respostas sobre a raça de cachorro pequeno

    Apesar da fama de nervosinho, a raça Pinscher definitivamente conquistou um espaço enorme no coração dos brasileiros. Não é à toa que o Pinscher virou um fenômeno na internet e hoje é praticamente impossível encontrar alguém que não se renda aos encantos do cãozinho. Mas, ao mesmo tempo em que o Pinscher é um cachorro cheio de personalidade e estilo, muitos fãs da raça têm dúvidas sobre o seu comportamento, convivência ou até mesmo quanto custa um Pinscher. 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro
    Raças

    Poodle: veja o infográfico e conheça todas as características da raça de cachorro

    O Poodle é um dos cães mais populares do mundo, e não faltam motivos para isso. Além dos pelos encaracolados de diferentes cores, que são típicos da raça, a inteligência, curiosidade e obediência do cachorro Poodle são traços que chamam a atenção. Mas como será que esse cãozinho é no dia a dia? Quais são as principais características e que cuidados devem ser tomados com o animal?

    Ver Todas >

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período
    Saúde animal

    Cio de cachorro: 6 curiosidades comportamentais sobre a fêmea nesse período

    Durante o cio de cadela, a cachorra passa por algumas mudanças comportamentais. Isso acontece porque nesse período há um aumento nos níveis de hormônios, o que acaba influenciando diretamente o comportamento da cachorra. Assim, o momento do cio de cachorro fêmea acaba sendo um momento sensível tanto para ela quanto para o tutor. Entender o que se passa com a cadela no cio é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o pet nesse período.

    Gato com diarreia: o que fazer?
    Saúde animal

    Gato com diarreia: o que fazer?

    O gato com diarreia é motivo de preocupação, pois este é um forte indicativo de que algo não vai bem no sistema digestivo do seu felino. A diarreia em gatos pode atingir desde o filhote ao gato adulto e saber como prevenir ou agir neste momento, até a próxima visita ao veterinário, pode ajudar o seu pet a lidar com esse problema que pode ser muito desagradável aos felinos e tutores. O Patas da Casa reuniu algumas informações muito importantes para ajudar você, que busca evitar mais sofrimento ao felino, mas não sabe oque fazer ao ver seu gato com diarreia.

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?
    Saúde animal

    Fezes de cachorro com gosma: o que pode ser?

    Normalmente, o cocô de cachorro apresenta uma coloração amarronzada e consistência firme. Quando sua aparência se torna diferente, é importante ligar o sinal de alerta. Um dos problemas mais observados é a presença de sangue nas fezes do cachorro. Porém, existe outra condição comum que chama a atenção: as fezes de cachorro com gosma. Existem diversos motivos por trás dessa condição. Muitas vezes, as fezes de cachorro com muco são apenas consequência de mudanças alimentares. 

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer
    Saúde animal

    Infecção no pênis de cachorro: o que é, quais as causas e o que fazer

    Devido a sua sensibilidade e exposição, o pênis de cachorro, sem um cuidado e higiene adequados, pode desenvolver algumas infecções. Além de ocasionar graves ferimentos ao órgão do animal, esses males podem comprometer o pênis do cachorro e trazer muita dor, principalmente no momento de urinar. Para evitar este sofrimento ao seu pet, é importante inspecionar a saúde geral do animal.

    Ver Todas >