É muito comum que os cães tenham problemas de saúde que se assemelham àqueles que atingem os humanos. Já parou para se perguntar, por exemplo, se cachorro tem rinite e sinusite? Espirro, tosse e secreção nasal são sintomas que podem significar várias coisas e nem sempre quer dizer que o animal está com uma doença grave. A alergia no nariz do cachorro acontece por diferentes motivos e, dependendo de como isso se manifesta no corpo do animal, o cachorro tem sinusite ou rinite. Para esclarecer algumas dúvidas sobre esses quadros alérgicos, o Patas da Casa conversou com Anna Carolina Tinti, que é médica veterinária da rede Vet Popular. Veja só o que ela explicou sobre o assunto!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, será que cachorro tem rinite e sinusite?

Sim, assim como acontece com os humanos, os cachorros também podem sofrer com a rinite alérgica e a sinusite. De acordo com a Anna Carolina, um quadro de rinite consiste na inflamação das narinas, enquanto a sinusite se manifesta por meio da inflamação dos seios nasais. Os motivos para isso acontecer são inúmeros: “Vários fatores podem desencadear um quadro de rinite e sinusite em cães, dentre eles infecção por vírus, fungos e bactérias no trato respiratório superior, contato com agentes alérgenos (pólen, poeira, cigarro) e presença de tumores nasais ou corpo estranho (objetos dentro da cavidade nasal)”.

Rinite e sinusite em cães: veja como identificar cada um desses quadros

Como existem várias causas para a rinite e sinusite em cães, a melhor forma de detectar a alergia no nariz do cachorro é observando possíveis sintomas do problema. No caso da rinite, por exemplo, Anna Carolina alerta para alguns sinais que podem ser facilmente percebidos: “A rinite é uma irritação das narinas dos cães. Sendo assim, os animais acometidos podem apresentar espirros, coriza, coceira nasal e em casos mais graves, dificuldade respiratória e sangramento nasal”.

Já a sinusite é um quadro bastante semelhante à rinite, mas pode vir acompanhada de outros sintomas: “É comum a ocorrência de febre, secreção nasal purulenta, deformidade facial, apatia e falta de apetite."

 

Tanto a rinite quanto a sinusite em cães podem provocar espirros no animal

Tanto a rinite quanto a sinusite em cães podem provocar espirros no animal

 

 

Sinusite e rinite alérgica em cães: tratamento vai depender da causa

 

Quando começam os indícios de alergia no nariz do cachorro e há qualquer suspeita de rinite ou sinusite, é importante procurar um médico veterinário para que seja feita uma avaliação completa do quadro. “De acordo com a gravidade e do histórico clínico do paciente, o profissional poderá solicitar exames como radiografia, citologia nasal, rinoscopia e até mesmo tomografia”, explica a médica.

Com o diagnóstico confirmado da rinite ou da sinusite em cães, o especialista vai indicar o tratamento mais adequado para o caso. “A definição do protocolo terapêutico é definido de acordo com a causa base. Mas, de maneira geral, são utilizados antibióticos e anti-inflamatórios, além de inalação e lavagem nasal”. Por isso, não adianta procurar por receitas caseiras milagrosas na internet e nem tentar medicar o seu cãozinho por conta própria, ok? A orientação de um profissional é fundamental quando se trata da saúde do seu pet.

Como prevenir a rinite e a sinusite em cães?

A prevenção vai depender principalmente do motivo da rinite ou sinusite. Contudo, quando a causa é o contato com agentes alérgenos, é possível sim adotar algumas medidas preventivas: “O ideal é manter o animal longe do agente causador de alergia (poeira, cigarro, pólen)”. Além disso, manter o ambiente em que o cãozinho vive sempre bem arejado é uma outra forma de garantir que ele fique longe do problema. O uso de umidificadores de ar também pode ser indicado como uma forma de prevenção.

Redação: Juliana Melo