Os piolhos são insetos muito conhecidos por afetarem os humanos, mas será que cachorro tem piolho? A resposta é sim. Quando falamos em parasitas em cães, logo pensamos em pulgas e carrapatos, mas saiba que existem outros bichinhos que podem causar bastante transtornos nos doguinhos. O piolho de cachorro é um deles! Para você saber mais sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o assunto. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Piolho em cachorro: como saber se o cão está com o parasita?

O piolho de cachorro é fácil de ser identificado, principalmente quando ocorre uma grande infestação. Diferente da pulga, o piolho possui um tamanho relativamente grande e não se locomove tão rápido. Essas características facilitam a sua localização. É preciso também ficar atento a alguns sintomas que se manifestam quando o cachorro tem piolho. Sendo eles:

  • coceira intensa;
  • seborreia;
  • inquietação;
  • mau odor (semelhante ao cheiro de rato).

Além disso, as grandes infestações podem causar alergias com lesões na pele e queda de pelos, principalmente quando ocorrem em cães mais sensíveis.

cachorro tem piolho: cão se coçando

Como ocorre a transmissão do piolho de cachorro?

 

O piolho de cachorro não sobrevive por muito tempo fora do corpo do hospedeiro. Por conta disso, o contato direto com cães afetados é o principal meio de transmissão. Essa realidade não exclui a possibilidade de que o parasita esteja presente em acessórios ou em ambientes onde cachorros com infestações estiveram presentes.

Por conta disso, a prevenção contra piolhos é muito importante. A administração de um remédio para parasitas, de acordo com as recomendações de um médico veterinário, é a melhor forma de evitar que o cão seja afetado pelo problema. O uso desses medicamentos pode ser feito tanto de forma preventiva como para o tratamento de infestações. Quando o pet já tem piolho, o médico veterinário também poderá recomendar algumas medidas complementares, como o uso de shampoos especiais para controle da infestação.

Piolho: cachorro pode transmitir para os humanos?

Ao saber que os doguinhos podem ter piolho, você pode se perguntar: o piolho de cachorro pega em gente? A dúvida é super recorrente, principalmente porque é comum que esses parasitas atinjam os humanos (especialmente na infância). Existem duas espécies de piolho que costumam afetar nossos amigos de quatro patas. A primeira delas é chamada de Linognathus setosus e é do tipo sugador, ou seja, o parasita suga o sangue do cachorro. Já a outra é chamada de Trichodectes canis e atinge o pet se alimentando dos restos celulares da pele e pelos.

Mas afinal de contas, o piolho de cachorro passa para os humanos? A resposta para esse questionamento é não, pois cada espécie do parasita tem suas preferências de hospedeiro. Ou seja, o piolho canino não é transmitido para os seres humanos e vice-versa, até porque as espécies que atingem os animais são diferentes.

Redação: Hyago Bandeira