Você já ouviu seu cachorro roncando? Assim como nós, os pets podem roncar durante a noite ou até mesmo em outras situações do dia a dia. O cachorro fazendo barulho de ronco chega a ser fofo e divertido, mas também pode preocupar os tutores quando acontece com frequência. E por que cachorros roncam? Muitas vezes o cachorro ronca por problemas de saúde, mas também é possível que o barulhinho seja causado por outros motivos. O Patas da Casa te explica por que cães roncam, quando é normal cachorro roncar e como reconhecer se o comportamento significa um problema. Confira!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É normal o cachorro roncar?

O cachorro que ronca pode ter relação com a anatomia, posição em que ele dorme ou problemas de saúde. As raças braquicefálicas nascem com o focinho achatado, o que dificulta a entrada do ar durante a respiração. Como resultado, acontece o ronco. Nesses casos o cachorro roncar é normal por uma questão anatômica.

A forma como o animal adormece também pode deixar o cachorro roncando. Mas, em alguns casos, o quadro pode ter relação com problemas respiratórios, obesidade ou uso de medicamentos. “Se o ronco for muito alto e persistente, o ideal é procurar um médico veterinário para verificar se não se trata de alguma alteração que deve ser investigada para saber a causa deste ronco”, é o que sugere a médica veterinária Meire Nascimento Lima, do Hospital Vet Popular.

Como saber se a respiração do meu cachorro está normal?

A frequência respiratória de cães saudáveis em repouso normalmente é de 10 a 35 respirações por minuto. Cães de porte grande costumam ter a frequência menor do que de cachorros pequenos. Além disso, é bom frisar que o cachorro roncando ao respirar não é normal (a não ser que ele seja um cachorro braquicefálico).

Em raças braquicefálicas, é normal cachorro roncar com mais frequência

As raças de cachorro braquicefálico possuem uma anatomia diferente: o focinho é mais achatado e as narinas são mais estreitas. Essas características dificultam a passagem de ar e, por isso, quando ele passa pelas narinas acaba fazendo um ruído. Assim, temos o cachorro fazendo barulho de ronco involuntariamente, apenas por respirar.

Por isso podemos dizer que é normal cachorro roncar quando ele é braquicefálico. Mas também não é como se você não tivesse que prestar atenção. Esteja sempre de olho na frequência com que o cachorro ronca e, se tiver ele estiver roncando mais que o normal e em momentos em que ele não costuma, é bom ficar de olho em outras possíveis causas.

Qual a raça do cachorro que ronca?

É comum ver um Shih tzu roncando ao respirar porque ele é um cão braquicefálico. Outras raças em que é normal cachorro roncar são: Bulldogs, Pug, Boxer, Pequinês, Boston Terrier, Lhasa Apso, Maltês, Dogue de Bordeaux, entre outras.

Cachorro roncando pode ser sinal de problemas respiratórios

Uma das causas mais comuns de porque cachorros roncam são problemas nas vias respiratórias. Às vezes, trata-se de poeira ou qualquer outra coisa que esteja obstruindo a passagem de ar e, consequentemente, causando o barulho de ronco. O cachorro que ronca também pode ser sinal de alergias, rinite ou sinusite, além de infecções no trato respiratório.

Quando a causa do cachorro que ronca é um problema no sistema respiratório, é importante ficar alerta se você tem um cachorro com dificuldade para respirar. Esse quadro é mais perigoso e é essencial levar o animal ao veterinário para entender logo qual é a causa. Afinal, um cachorro com falta de ar pode comprometer todo o organismo de forma grave.

Outros sinais clássicos de falta de ar, além do cachorro roncando dormindo, são cansaço, apatia e língua roxa. Também é importante ter em mente que outros possíveis motivos que podem estar por trás do cachorro que ronca são obesidade canina e tumores nasais.

O cachorro roncando dormindo pode estar apenas em uma posição desconfortável

Nem sempre o cachorro ronca por causa de algum problema de saúde. Claro que é importante ficar alerta ao ouvir o ronco e prestar atenção se há outros sintomas e mudanças que possam estar relacionadas a doenças. Mas, diversas vezes, o motivo do por que cachorro ronca é mais simples do que se imagina.

Em muitos casos de cachorro roncando dormindo a causa é simplesmente uma posição ruim. Isso ocorre quando ele se deita de um jeito que acaba comprimindo a passagem de ar durante o sono. Ao ver o cachorro fazendo barulho enquanto dorme, mude-o de posição. Se parar, pode ter certeza que esse era o motivo por trás do ronco pesado. Mas caso você continue vendo o cachorro roncar dormindo mesmo mudando sua posição, é bom investigar outras causas.

 

O cachorro roncando dormindo pode estar com problemas respiratórios ou simplesmente em uma posição ruim

O cachorro roncando dormindo pode estar com problemas respiratórios

 

 

Cachorro fazendo barulho de ronco ao receber carinho é super comum

 

Sabe como os gatos ronronam quando recebem carinho? Os cães também podem demonstrar que estão gostando do carinho. O ronco é um desses sinais — o que pode ser bem confundido com um cachorro ronronando. Quando você está fazendo carinho e vê o cachorro roncando não tem com o que se preocupar. Significa que o pet está tão relaxado que começou até mesmo a fazer esses barulhos inconscientemente. Muitas vezes ele cai no sono durante o carinho e é normal cachorro roncar nessa situação, de tão tranquilo que está. Ou seja: a explicação do por que cachorro ronca pode ser até mesmo uma coisa boa! 

Barriga de cachorro roncando é sinal de fome

Quando falamos de cachorro roncando, sempre pensamos primeiro no barulho feito com o nariz. Porém, a barriga do cachorro roncando pode ocorrer também e significa apenas que o pet está com fome. Quando o cão quer comer, mas não ingere alimentos, o esôfago começa a fazer os movimentos peristálticos (aqueles que ajudam a descer o bolo alimentar para o estômago) involuntariamente, mesmo sem comida. Como não tão alimento para descer, podemos ouvir os barulhos de ronco que esses movimentos fazem. 

O que fazer pro cachorro não roncar?

Ver um cachorro respirando com barulho, além de causar preocupação, também deixa os tutores interessados em saber como cessar os roncos. Se o motivo por que cachorro ronca dormindo for um mal posicionamento durante o sono, basta trocá-lo de posição ou colocar um travesseiro sob a sua cabeça. Já se você observar o cachorro fazendo barulho para respirar, independentemente de estar dormindo ou não, o ideal é consultar um veterinário.

Situações onde "meu cachorro faz barulho quando respira" só são consideradas normais quando o animal é braquicefálico e não acontece com frequência. Se não for o caso, o diagnóstico deve ser feito por um profissional antes de prosseguir para qualquer tipo de tratamento.

Publicado originalmente em: 30/06/2022

Atualizado em: 27/10/2023