Ouvir um cachorro resmungando não é uma situação tão incomum assim. Esse barulho emitido pelos cães pode representar uma série de emoções e sentimentos no universo canino, mas na maioria das vezes os tutores interpretam como um sinal de cachorro nervoso ou irritado. De fato, as mudanças de humor dos cães podem confundir bastante a nossa cabeça, mas existem algumas formas de descobrir o que esse tipo de comportamento significa. Ficou curioso para saber mais? Então veja algumas possíveis explicações por trás do cachorro resmungando!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cachorro irritado ou nervoso pode resmungar como um aviso para se afastarem

Se você já viu um cachorro nervoso ou irritado, deve ter percebido que esses animais utilizam toda a linguagem corporal canina para expressar quando não estão satisfeitos com alguma coisa. Além da postura, que muda completamente nessas situações, o cachorro resmungando também pode ser um indicativo de que tem algo incomodando o bichinho.

No caso de animais que são naturalmente mais territorialistas, às vezes o motivo disso acontecer pode ser bobo, como uma pessoa que pegou o seu brinquedo favorito. Então para mostrar toda a sua bravura, alguns cães rosnam, enquanto outros apenas resmungam, mas o sentimento de insatisfação é basicamente o mesmo. Também existem outras situações que podem estressar o cachorro, como gritos, música alta, barulho de fogos ou até visitas inesperadas - especialmente se o animal não for muito sociável. 

cachorro resmungando e latindo

 

Cachorro resmungando nem sempre é sinal de nervosismo

 

Os cães emitem diferentes tipos de barulhos além dos latidos. Os resmungos, inclusive, muitas vezes podem ser confundidos com grunhidos de satisfação e prazer. É algo muito comum de acontecer com algumas raças de cachorro - como o Pitbull, por exemplo - e se assemelha a um rosnado baixo e meio rouco. Geralmente é um barulho que os cães emitem quando estão sendo acariciados. Sim, é isso mesmo: da mesma forma que os gatos ronronam ao receber carinho, o cachorro também pode resmungar pelo mesmo motivo. Por isso, nesses casos, o cachorro resmungando não representa nenhuma ameaça. Também existem casos em que esse tipo de som nada mais é do que uma forma de cumprimentar os humanos ou outros animais.

Às vezes o cachorro resmungando pode estar com dor ou entediado

Tudo vai depender do contexto em que o cachorro resmunga. Se ele não está visivelmente irritado e nem grunhindo porque recebeu carinho, é importante observar em que momentos o animal age desta forma. Às vezes o tutor não está dando tanta atenção para o cãozinho, e ele está se sentindo deixado de lado ou entediado com a rotina. A maneira que ele encontra de colocar o que sente para fora é resmungando pela casa, como se estivesse realmente reclamando da situação. Se esse for o caso, não esqueça de arrumar um tempinho para brincar com o cachorro e se dedicar um pouco mais a ele.

Por outro lado, o cachorro resmungando em excesso e sem motivo aparente para isso pode ser uma reclamação de dor ou problema de saúde. Observe se existem outras alterações no comportamento do animal e, se isso persistir, busque a ajuda de um profissional.

Redação: Juliana Melo