Você já viu alguma raça de cachorro que parece lobo? Esses cães possuem uma beleza exuberante e chamam atenção por onde passam. Antes de decidir ter um desses animais, no entanto, é preciso pesquisar bem sobre os cuidados com pelagem, exercícios físicos, adestramento e alimentação. Isso porque os cães que parecem lobos são animais com bastante energia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Além disso, é preciso levar em conta a adaptação ao clima do Brasil: as raças de cachorro que parece lobo têm a pelagem muito densa, ideal para suportar baixas temperaturas. Por isso, é preciso dedicar atenção para deixar o animal mais confortável nos dias muito quentes.

Se você ficou curioso (a) em saber quais são as principais raças que possuem características físicas parecidas com lobos, o Patas da Casa fez uma lista com 10 delas para você conhecer um pouco mais sobre esses cãezinhos encantadores. 

1) Malamute do Alasca é o exemplo perfeito de cachorro que parece um lobo

Cachorro lobo Malamute do AlascaCachorro lobo Malamute do AlascaCachorro lobo Malamute do Alasca

É impossível falar sobre raça de cachorro que parece lobo sem citar o Malamute do Alasca. Esse pet é extremamente forte e foi criado nos Estados Unidos como cão de carga. Até hoje esse cão é conhecido por puxar trenós em regiões frias.

 

Não é uma raça de cachorro tão comum no Brasil e não costuma se dar muito bem com as temperaturas mais altas. Costuma ficar mais disposto para realizar atividades e brincadeiras durante o inverno. A pelagem espetacular do Malamute do Alasca não perde volume mesmo quando molhada.

2) Husky Siberiano é uma popular raça de cachorro que parece lobo

Cachorro lobo Husky SiberianoCachorro lobo Husky SiberianoCachorro lobo Husky Siberiano

Talvez o Husky Siberiano seja uma das raças de cachorro que parece com lobo mais conhecidas. Sua beleza é inconfundível e, devido a seus pelos exuberantes, o pet precisa de escovação da pelagem constante. A personalidade desse lobinho de estimação é conhecida por sua lealdade, energia e carência.

 

Além disso, esse cachorro não costuma lidar bem com a solidão e precisa de atenção de seus tutores.

Apesar disso, o Husky Siberiano costuma ser bem reservado com quem não conhece e não gosta de pessoas que não respeitam seu espaço. Além da aparência física com os lobos, o Husky Siberiano também é conhecido como um cachorro que costuma uivar bastante.

3) Cachorro que parece com lobo: Samoieda encanta todos com sua aparência

Cachorro que parece lobo SamoiedaCachorro que parece lobo SamoiedaCachorro que parece lobo Samoieda

O cachorro Samoieda surgiu na Rússia e é um animal de origem antiga. Criado para pastorear renas, aquecer seus tutores à noite e puxar trenós, estima-se que esse cachorro já exista há mais de 3.000 anos. Uma das suas principais características é a pelagem densa e comprida.

Além da beleza, o Samoieda possui uma personalidade brincalhona, amável, sociável e animada. Esse cão também costuma ser um ótimo vigia, estando sempre em alerta, principalmente quando vê algum desconhecido em seu território.

4) Pastor Alemão: o cachorro que parece lobo que costuma ser cão de trabalho

Cachorro lobo Pastor AlemãoCachorro lobo Pastor AlemãoCachorro lobo Pastor Alemão

O Pastor Alemão é um cachorro inteligente, obediente e forte. Por conta dessas características, essa raça de cachorro que parece lobo costuma ser muito presente no trabalho de bombeiro e polícia. Ele é um excelente guardião e  ama a companhia de crianças. Lealdade e apego à família humana são características muito presentes em sua personalidade.

 

5) Pastor Belga: o cachorro que parece um lobo de estrutura forte

Cachorro que parece lobo Pastor BelgaCachorro que parece lobo Pastor BelgaCachorro que parece lobo Pastor Belga

O Pastor Belga pode pesar até 30 kg e é como um "cão lobo" de estrutura forte e esbelta. Mas não é necessário se assustar por conta do tamanho desse pet. O Pastor Belga é um cão amoroso, carinhoso e apegado à família. Os cães desta raça adoram brincadeiras ao ar livre e estão sempre dispostos.

 

O adestramento é uma ótima maneira de ensinar truques ao Pastor Belga, já que o cão também possui a inteligência, sagacidade e atenção como pontos fortes de sua personalidade.

6) Raças de cachorro lobo: o Esquimó Canadense é um exemplo

Cachorro que parece lobo Esquimó CanadenseCachorro que parece lobo Esquimó CanadenseCachorro que parece lobo Esquimó Canadense

O Cão Esquimó Canadense chama a atenção por ser bem peludinho e também por ser um cão parecido com Husky. Isso porque ele também é um cachorro que parece lobo e que, assim como vários outros dessa lista, era usado para puxar trenós. Ele tem uma pelagem bem densa e aveludada, perfeita para protegê-lo das baixas temperaturas. Além disso, o Cão Esquimó Canadense tem uma altura que pode chegar a 70 cm e peso de até 40 kg.

7) Cão-lobo-de-Saarlos é uma raça de cachorro que parece lobo

Cão-lobo-de-SaarlosCão-lobo-de-SaarlosCão-lobo-de-Saarlos

Para quem é apaixonado pela aparência de um cachorro lobo, o Cão-Lobo-de-Saarlos com certeza vai surpreender! Essa raça de cães, que foi desenvolvida nos Países Baixos, surgiu a partir do cruzamento de um Pastor Alemão com um lobo europeu. Como resultado, o doguinho ficou conhecido como uma das raças de cachorro lobo. Fisicamente, o Cão-Lobo-de-Saarlos pode ter entre 60 e 75 centímetros; e pesar de 30 a 41 kg.

8) Cachorro lobo, filhote ou adulto, pode ser da raça Spitz dos Visigodos

Cachorro que parece lobo Spitz dos VisigodosCachorro que parece lobo Spitz dos VisigodosCachorro que parece lobo Spitz dos Visigodos

Apesar de ser um cachorro de porte pequeno, o Spitz dos Visigodos é claramente uma raça de cão que parece lobo. Ele não tem o mesmo tamanho imponente dos animais selvagens, mas é dono de uma aparência que lembra os bastante. Esses cães provavelmente descendem de Corgis escandinavos, e por isso são um tipo de cachorro rebaixado. O Spitz dos Visigodos pesa entre 9 e 14 kg; e tem uma altura que varia de 30 a 34 centímetros.

9) Cachorros igual lobo: conheça o Lapphund Sueco

Cachorro que parece lobo LapphundCachorro que parece lobo LapphundCachorro que parece lobo Lapphund

Se você ainda não conhece o Lapphund Sueco, saiba que ele é um cachorro parecido com lobo. Além de inteligentes e companheiros, esses cães têm uma beleza exótica e chamativa. Também não são animais muito altos: a raça de cachorro lobo chega a ter de 40 a 51 centímetros de altura, e peso de até 21 kg. Os Lapphund Suecos têm pelos abundantes e se encaixam perfeitamente como uma das raça de cachorros que parecem lobos. 

10) Cachorro lobo: raça de Cão-Lobo-Checoslovaco é híbrida

 

Cão-Lobo-ChecoslovacoCão-Lobo-ChecoslovacoCão-Lobo-Checoslovaco

Outro cachorro que parece um lobo que não poderia faltar nessa lista é o Cão-Lobo-Checoslovaco. A origem da raça é bem curiosa, uma vez que ela é resultado de um experimento que foi feito entre o Pastor Alemão e lobas dos Cárpatos em 1955. O objetivo era entender se o cruzamento entre as duas espécies poderia gerar descendentes férteis - e a resposta foi positiva. Sendo assim, nada mais justo do que uma das raças de cachorro que parece lobo seja justamente a de um cachorro híbrido, né?! Vale dizer que o Cão-Lobo-Checoslovaco pode atingir até 65 centímetros de altura, e normalmente tem um peso mínimo de 20 kg.

Publicado originalmente em: 02/02/2022

Atualizado em: 20/10/2023