Existem diversas frutas que pode dar para cachorro comer no dia a dia. Super saudáveis, as opções certas de frutas para cachorro trazem diversos benefícios nutricionais ao animal. Uma grande vantagem das frutas é que elas permitem uma enorme variedade de formas de uso, e uma das preferidas de todo mundo é o suco de fruta. Mas será que o cachorro pode tomar suco, assim como nós? Na verdade, depende! O Patas da Casa te explica quando o suco para cachorro pode ser oferecido ao pet e quando deve ser evitado. Confira!
Cachorro pode tomar suco? Saiba quando a bebida é liberada
São muitas as frutas que pode dar para cachorro sem medo de fazer mal - claro que sempre com moderação e seguindo uma dieta adequada. Por isso, muitas pessoas acham que o cachorro pode tomar suco também. E é verdade: o cachorro pode tomar suco sim! Mas, para isso, precisa de alguns cuidados. Antes de tudo, é importante saber que nem todo suco é permitido para cães. Sabe aqueles sucos de pozinho ou de caixinha que se vende em supermercados? Pode esquecer! Eles são cheios de açúcares e conservantes que fazem mal ao animal. O organismo do cachorro não é preparado para ingerir muitos dos componentes presentes. O resultado são problemas gastrointestinais graves.
Já o suco para cachorro natural, feito diretamente da fruta, está permitido. Mas, para isso, você não deve adicionar açúcar, sementes e nenhum outro alimento proibido para cachorro. Além disso, existem frutas que não pode dar para cachorro nem na forma de suco. Por isso, jamais as ofereça ao animal. Resumindo: você pode dar suco para cachorro se ele for 100% natural, livre de açúcares e conservantes e se for preparado com uma das frutas permitidas para cães.
Saiba quais são os sucos de frutas para cachorro permitidos!
Como explicamos, nem todos os sucos de frutas para cachorro podem ser oferecidos. Mas, felizmente, são muitas as opções dos suquinhos permitidos! Afinal, existem diversas frutas que pode dar para cachorro e que fazem sucos deliciosos. Confira a seguir alguns dos sucos de frutas que você pode dar para seu cãozinho:
- Suco de acerola
- Suco de caju
- Suco de manga
- Suco de melancia
- Suco de melão
- Suco de morango
Todos esses são sucos de frutas para cachorro permitidos e que trazem diversos benefícios à saúde animal. Porém, fique atento. O cachorro pode tomar suco de acerola, caju, morango ou qualquer um desses sabores desde que tenha moderação. O excesso pode causar sobrepeso e até mesmo fazer com que o pet perca o interesse em beber água - sendo que a água deve ser a bebida principal do cão. Além disso, os sucos de frutas que pode dar para cachorro devem seguir aquelas orientações: ser 100% natural, sem açúcar e sem conservantes.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Alimentação de filhotes de cachorro: amamentação, desmame, papinha, ração... Tudo que você precisa saber!
Ter um cachorro filhote é tudo de bom, mas requer alguns cuidados, principalmente quando se trata da alimentação do animal. Ao contrário dos cães adultos que já têm uma dieta basicamente definida, os filhotes de cachorro passam por várias etapas de transição até poder consumir alimentos mais sólidos. Além disso, a ração para cachorro filhote é totalmente diferente da que é oferecida para os cachorros adultos.
Cachorro pode tomar suco de laranja e de uva? Saiba quais são os sucos proibidos para cães
Existe uma infinidade de sucos por aí, mas nem todos são permitidos ao pet. Os exemplos de suco de frutas que não pode dar para cachorro devem ser mantidos longe do animal pois causam forte mal-estar e trazem problemas sérios de saúde. Muitas pessoas acham que cachorro pode tomar suco de maracujá, por exemplo. Mas a verdade é que a fruta deve ser evitada por conta das sementes, do seu alto teor de açúcar e de sua acidez.
O mesmo vale para quem se pergunta se cachorro pode tomar suco de laranja. A fruta é extremamente ácida e causa diversos transtornos gastrointestinais. Qualquer fruta cítrica, como abacaxi e limão, é proibida. Outro questionamento comum é se cachorro pode beber suco de uva e a resposta também é não. A uva é uma das frutas mais tóxicas para cachorro e não deve ser ingerida em hipótese alguma pois causa problemas sérios nos rins.
Antes de oferecer qualquer suco para cachorro, converse com o veterinário
Qualquer mudança na alimentação do animal deve ser conversada com um médico veterinário. Mesmo que as frutas para cachorro sejam saudáveis e você já saiba o básico (que cachorro pode tomar suco de acerola e que não é verdade que cachorro pode tomar suco de maracujá, por exemplo), lembre-se que cada organismo se comporta de um jeito. A consulta com o especialista vai tirar todas as dúvidas e responder se o seu cachorro pode beber suco mesmo ou se, por algum motivo, é melhor evitar. Além disso, o médico vai orientar qual a frequência e a quantidade ideais de acordo com o seu doguinho. Como explicamos, você pode dar suco para cachorro desde que tenha moderação e o especialista vai te ajudar a encontrar esse equilíbrio.
Redação: Maria Luísa Pimenta
