Muita gente acha que tomar banho de chuva de vez em quando é revigorante e limpa as energias negativas, mas quando saímos com o cachorro na chuva é preciso ter muita cautela. Os passeios em dias chuvosos não costumam fazer mal para o pet, principalmente se você tiver os acessórios certos para acompanhar a caminhada. Antes de andar com o cachorro na chuva ou deixá-lo dormindo do lado de fora é importante analisar os riscos e o comportamento do seu amigo de quatro patas.

Meu cachorro dorme na chuva, será que faz mal?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração nessas horas é se o cachorro sente medo de chuva ou não. Animais que foram resgatados das ruas normalmente não são grandes fãs de tomar banho de chuva e ficam apavorados com o barulho dos trovões. Por outro lado, tem cachorro que não se importa de se molhar com os pinguinhos que caem do céu, mas ainda assim não é o ideal deixar os cães dormirem em lugares abertos nos dias chuvosos.

O contato direto do animal com a água da chuva pode desencadear várias doenças de cachorro bem perigosas. O cachorro molhado fica mais exposto à friagem, o que aumenta as chances do cãozinho ficar gripado (que pode evoluir para uma pneumonia posteriormente). As doenças de pele e a leptospirose são outros quadros comuns que acometem o cachorro na chuva.

Então se você mora em uma casa com quintal ou espaço aberto, que é onde o seu cãozinho costuma ficar a maior parte do tempo, não esqueça de separar um cantinho aconchegante para ele nos dias chuvosos. Às vezes até vale a pena abrir uma exceção e deixar o doguinho dormir dentro de casa nessas situações.


A capa de chuva para cachorro é essencial quando você for passear com seu doguinho
A capa de chuva para cachorro é essencial quando você for passear com seu doguinho

Cachorro na chuva: veja alguns acessórios que ajudam a proteger o pet nessas horas

Todo mundo sabe que passear com o cachorro é fundamental, mas às vezes o tempo pode acabar atrapalhando isso. Para os mais corajosos que não querem deixar os passeios de lado nessas circunstâncias, é essencial investir nos acessórios certos para proteger o seu cãozinho das gotas de chuva. 

A capa de chuva para cachorro, por exemplo, pode ser encontrada em diferentes modelos, tamanhos e cores. Ela precisa ser feita com um material impermeável, como PVC, para evitar que o cãozinho se molhe durante o passeio e fique doente. Além dela, os sapatos para cachorro ou guarda-chuva para pets também são boas opções para garantir que todo o corpo do seu amiguinho vai estar devidamente protegido. Mesmo assim é bom secar o doguinho quando chegar em casa para evitar problemas com fungos, que adoram locais mais úmidos.

Cachorro com medo de chuva? Saiba como acalmar o cãozinho!

Assim como tem cachorro que não se importa de tomar chuva, outros que morrem de medo de dias chuvosos. Eles interpretam a situação como algo perigoso (principalmente por causa dos ruídos que antecedem a chuva), e tentam se esconder a qualquer custo. Mas calma: é totalmente possível tranquilizar um cachorro com medo de chuva.

Você pode colocar uma música por perto para abafar os sons que vêm de fora. Existem várias playlists apropriadas para isso, e é uma técnica que costuma funcionar bem. Além disso, é importante oferecer um espaço confortável para acomodar o pet e deixá-lo mais seguro. Distrações também são muito bem-vindas, como brincadeiras e outras atividades que o seu doguinho goste.

Redação: Juliana Melo