Antes de oferecer qualquer tipo de alimento ou bebida para o seu cãozinho é fundamental descobrir o que o cachorro pode ou não comer e beber. O organismo canino é bem diferente do humano e nem tudo vai fazer bem para a saúde dos animais. Então será que o cachorro pode tomar chá? Em quais casos a bebida é indicada e como ela pode ser benéfica para os cães? Todo tipo de chá é liberado ou existem contraindicações? Reunimos tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir, confira!

Pode dar chá para cachorro ou não?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se essa é a sua dúvida, a resposta é sim! O cachorro pode tomar chá e até se beneficia com as propriedades medicinais presentes nas ervas, mas é importante oferecer a bebida com moderação e em pequenas quantidades. Além disso, o chá não pode estar quente, ou vai acabar queimando a boca do seu cãozinho, e nem deve ser oferecido com adição de açúcar ou outros ingredientes. O ideal é dar o chá puro, gelado ou em temperatura ambiente.

O cachorro não pode beber qualquer tipo de chá. Algumas ervas são ricas em cafeína, que é outra substância que pode prejudicar o organismo do cãozinho. Por isso, é bom evitar os chás mais escuros ou alaranjados. Leia o rótulo do produto antes de oferecer para o seu pet e certifique-se de que não contém cafeína na composição.

Cachorro pode tomar chá de camomila para aliviar problemas digestivos

Um dos melhores chás para os doguinhos é o de camomila. Ele é bastante popular entre os humanos, e pode ser muito benéfico para a saúde do cachorro. Uma das principais vantagens da bebida é que ela ajuda a amenizar cólicas provocadas por gases e outros problemas digestivos. Também é um tipo de chá super indicado para acalmar o doguinho - especialmente aqueles mais agitados e ansiosos -, servindo basicamente como um calmante natural para cachorro.


Pode dar chá para cachorro sim, mas é importante evitar as bebidas cafeínadas
Pode dar chá para cachorro sim, mas é importante evitar as bebidas cafeínadas

Pode dar chá para cachorro de boldo ou hortelã?

O cachorro pode tomar chá de boldo e o consumo da bebida, inclusive, é uma excelente alternativa para melhorar a digestão e ainda por cima combate problemas no fígado. Além do boldo, o cachorro pode tomar chá de hortelã também. As folhas dessa planta são super refrescantes e ótimas aliadas para auxiliar a respiração do cãozinho. Elas também exercem a função antioxidante, que ajuda a proteger as células do seu pet.

Erva-doce e erva-cidreira também são benéficas para o cachorro

O cachorro pode tomar chá de erva-cidreira sem problemas! Claro que nunca em excesso, mas assim como a camomila, a erva-cidreira também pode ser usada para amenizar problemas de ansiedade, insônia e agitação. Já quando o cãozinho está com dor de estômago, cólicas ou problemas digestivos, o cachorro pode tomar chá de erva-doce para aliviar as dores e desintoxicar o organismo.

Conclusão: cachorro pode tomar chá, desde que não contenha cafeína na composição

Os únicos chás que são totalmente contraindicados para os cães são aqueles que contêm cafeína, como chá mate, chá preto e chá verde. Se o seu amigo consumir qualquer um desses chás, é bem provável que ele vá passar mal. Vômitos, tremores, convulsões e mudanças na frequência cardíaca do cachorro são os sintomas mais comuns desse tipo de intoxicação - que demanda atendimento médico imediato. Outros chás que o cachorro pode tomar além dos citados acima são o chá de calêndula, chá de melissa e o chá de valeriana.

Redação: Juliana Melo