Os pescados são alimentos que fazem parte da composição de diversos petiscos e rações de cachorro. Por isso, é comum que os cães se atraiam pelo cheiro de peixe fresco. No caso de uma alimentação natural ou no caso de intercalar a ração de cachorro com outros alimentos, é comum se perguntar se cachorro come peixe ou se o alimento pode fazer mal para eles. O Patas da Casa reuniu informações sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas: se o peixe é liberado na dieta canina ou não, quais os benefícios do alimento e como preparar e oferecer da forma correta.
Pode dar peixe para cachorro?
Cachorro pode comer peixe, sim, mas a introdução do alimento na dieta do animal deve ser feita com moderação e sempre com a orientação de um profissional. As rações comerciais de qualidade já oferecem uma nutrição completa, levando em consideração fatores como raça, idade e porte do animal. Ao acrescentar outros alimentos na dieta do cão é preciso ter em mente que, por mais que a comida seja saudável, haverá um aumento de calorias e nutrientes que podem desequilibrar o organismo do animal. O acréscimo de gorduras, por exemplo, pode contribui para o aumento de peso e a longo prazo provocar problemas de saúde, como a diabetes canina.
Quem busca iniciar uma dieta totalmente natural, deve levar em conta que, além do peixe, outros alimentos como carnes e legumes devem fazer parte do cotidiano alimentar do cãozinho. O mais importante é que tudo seja acompanhado por um veterinário especializado em nutrição. Lembre-se que qualquer mudança na alimentação do cachorro precisa ser avaliada atentamente para não comprometer a saúde do animal.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?
Como preparar o peixe para cachorro do jeito certo?
Ao saber que os pescados são liberados para os cachorrinhos, outras dúvidas devem chegar na cabeça dos tutores. Será que o cachorro pode comer peixe frito? Como preparar o peixe? O cachorro pode comer peixe cru? É normal e necessário que você tenha dúvidas em relação a como oferecer o alimento para o cão, até porque alguns modos de preparo não são recomendados. Para começar, você nunca deve dar o peixe frito ou empanado ao seu peludo. Alimentos gordurosos podem causar diarreia no cachorro e até problemas mais graves, como a pancreatite canina.
O jeito certo de fazer peixe para cachorro é cozinhando na água ou vapor. Para evitar engasgos e até perfurações internas, prefira pescados que possuem poucas espinhos, como tilápia e linguado, mas mesmo assim é importante retirar todos antes de oferecer ao cachorro. e retirando todos os espinhos. Você também pode fazer o peixe para cachorro assado, desde que não seja utilizado óleos no preparo. Para manter todas as propriedades do alimento, o cozimento deve ser feito em baixa temperatura até que ele fique levemente dourado por fora. Depois disso, deixe esfriar e desmanche o alimento, se assegurando que não restou nenhum espinho. Cebola, alho, sal e óleos não devem ser utilizados no preparo do peixe para cachorro. Já ervas frescas como alecrim, salsinha, orégano, salsinha, manjericão estão liberados
Peixe cru para cachorro é extremamente proibido, já que pode levar ao organismo do animal doenças como toxoplasmose canina. Principalmente porque, algumas doenças como toxoplasmose canina e salmonelose.
Já que cachorro come peixe, quais os benefícios do alimento para a saúde dele?
Mesmo o cãozinho podendo comer peixe, não é qualquer pescado que vai fazer bem para a saúde animal. Se perguntar se o cachorro pode comer atum ou sardinha, por exemplo, é um questionamento muito válido. Os pescados mais indicados para os cães são os peixes brancos. Eles são relativamente magros e muito ricos em magnésio, vitaminas do grupo B, cálcio e fósforo. Merluza, bacalhau, tilápia, linguado e dourado são os peixes mais indicados para os animais de estimação. Truta, badejo, namorado e salmão também são outras boas opções. O peixe-espada e o atum, por outro lado, podem ser maléficos para os cachorrinhos e por isso não são indicados para o consumo deles. Isso porque ambos possuem grandes quantidades de mercúrio, substância que pode desencadear problemas sérios quando acumulada no organismo do animal.
Redação: Hyago Bandeira
