Os pescados são alimentos que fazem parte da composição de diversos petiscos e rações de cachorro. Por isso, é comum que os cães se atraiam pelo cheiro de peixe fresco. No caso de uma alimentação natural ou no caso de intercalar a ração de cachorro com outros alimentos, é comum se perguntar se cachorro come peixe ou se o alimento pode fazer mal para eles. O Patas da Casa reuniu informações sobre o assunto para esclarecer todas as dúvidas: se o peixe é liberado na dieta canina ou não, quais os benefícios do alimento e como preparar e oferecer da forma correta.

Pode dar peixe para cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro pode comer peixe, sim, mas a introdução do alimento na dieta do animal deve ser feita com moderação e sempre com a orientação de um profissional. As rações comerciais de qualidade já oferecem uma nutrição completa, levando em consideração fatores como raça, idade e porte do animal. Ao acrescentar outros alimentos na dieta do cão é preciso ter em mente que, por mais que a comida seja saudável, haverá um aumento de calorias e nutrientes que podem desequilibrar o organismo do animal. O acréscimo de gorduras, por exemplo, pode contribui para o aumento de peso e a longo prazo provocar problemas de saúde, como a diabetes canina.

Quem busca iniciar uma dieta totalmente natural, deve levar em conta que, além do peixe, outros alimentos como carnes e legumes devem fazer parte do cotidiano alimentar do cãozinho. O mais importante é que tudo seja acompanhado por um veterinário especializado em nutrição. Lembre-se que qualquer mudança na alimentação do cachorro precisa ser avaliada atentamente para não comprometer a saúde do animal. 


O modo de preparo do peixe para cachorro é super importante
O modo de preparo do peixe para cachorro é super importante

Como preparar o peixe para cachorro do jeito certo?

Ao saber que os pescados são liberados para os cachorrinhos, outras dúvidas devem chegar na cabeça dos tutores. Será que o cachorro pode comer peixe frito? Como preparar o peixe? O cachorro pode comer peixe cru? É normal e necessário que você tenha dúvidas em relação a como oferecer o alimento para o cão, até porque alguns modos de preparo não são recomendados. Para começar, você nunca deve dar o peixe frito ou empanado ao seu peludo. Alimentos gordurosos podem causar diarreia no cachorro e até problemas mais graves, como a pancreatite canina

O jeito certo de fazer peixe para cachorro é cozinhando na água ou vapor. Para evitar engasgos e até perfurações internas, prefira pescados que possuem poucas espinhos, como tilápia e linguado, mas mesmo assim é importante retirar todos antes de oferecer ao cachorro. e retirando todos os espinhos. Você também pode fazer o peixe para cachorro assado, desde que não seja utilizado óleos no preparo. Para manter todas as propriedades do alimento, o cozimento deve ser feito em baixa temperatura até que ele fique levemente dourado por fora. Depois disso, deixe esfriar e desmanche o alimento, se assegurando que não restou nenhum espinho. Cebola, alho, sal e óleos não devem ser utilizados no preparo do peixe para cachorro. Já ervas frescas como alecrim, salsinha, orégano, salsinha, manjericão estão liberados

Peixe cru para cachorro é extremamente proibido, já que pode levar ao organismo do animal doenças como toxoplasmose canina. Principalmente porque, algumas doenças como toxoplasmose canina e salmonelose.

Já que cachorro come peixe, quais os benefícios do alimento para a saúde dele?

Mesmo o cãozinho podendo comer peixe, não é qualquer pescado que vai fazer bem para a saúde animal. Se perguntar se o cachorro pode comer atum ou sardinha, por exemplo, é um questionamento muito válido. Os pescados mais indicados para os cães são os peixes brancos. Eles são relativamente magros e muito ricos em magnésio, vitaminas do grupo B, cálcio e fósforo. Merluza, bacalhau, tilápia, linguado e dourado são os peixes  mais indicados para os animais de estimação. Truta, badejo, namorado e salmão também são outras boas opções. O peixe-espada e o atum, por outro lado, podem ser maléficos para os cachorrinhos e por isso não são indicados para o consumo deles. Isso porque ambos possuem grandes quantidades de mercúrio, substância que pode desencadear problemas sérios quando acumulada no organismo do animal. 

Redação: Hyago Bandeira