A carne de porco é um alimento proibido para cachorro ou pode ser incluído na dieta do pet? As proteínas são fundamentais para a nutrição de cães e cumprem funções importantes no organismo, mas a carne de porco costuma ter restrições até mesmo na dieta humana. Para os caninos, muitas dessas restrições permanecem, como cozinhar a carne muito bem para não correr o risco de transmitir parasitas presentes nesse alimento. Outros tutores podem se questionar ainda se pode dar ossos suínos para os cães ou se pode colocar temperos. Todos esses questionamentos são válidos, por isso é muito importante conhecer cada detalhe do alimento e seu preparo antes de oferecer para o seu cachorro. Reunimos as principais informações sobre o assunto a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, cachorro pode comer carne suína?

A resposta para essa pergunta vai deixar seu pet feliz! Cachorro pode comer carne de porco sim! Esse alimento possui muitas proteínas, antioxidantes e vitaminas que fazem muito bem para a saúde do animal. Além disso, ela até faz bem para cachorro com alergia, já que é nutritiva e não tem componentes alérgenos. Por isso, a carne de porco está liberada para seu cão. Mas com uma condição: ela deve ser cozida! A carne de porco para cachorro nunca pode ser oferecida crua ou mal cozida.

A carne de porco nesses casos pode conter parasitas que causam doenças ao animal - e até mesmo aos humanos - e que morrem em altas temperatudas. Além disso, alguns alimentos que o cachorro não pode comer, como alho e cebola, frequentemente são usados para temperos. Se a carne de porco estiver temperada também pode fazer mal. Por isso, nessas situações, a carne de porco faz mal para cachorro. Resumindo, cachorro pode comer carne de porco cozida e sem tempero, mas nunca crua ou mal passada. Se quiser dar um gostinho a mais, apenas um pouquinho de sal e limão está ótimo.

O osso de porco para cachorro jamais deve ser oferecido

Se o cachorro pode comer carne suína, ele pode comer osso de porco também? Nesse caso, a resposta é não. Apesar de os cães amarem morder um ossinho, a verdade é que ele pode fazer mal ao organismo. O osso de porco para cachorro - assim como de qualquer outro animal - pode se quebrar em pequenos pedaços que são ingeridos pelo cão. Isso pode levar a uma asfixia ou a lesões nos órgãos internos, já que o osso é afiado e pode causar cortes. Ou seja, não pode dar osso de porco para cachorro. Na carne de porco cozida, o osso fica menos propenso a se partir em pequenos pedaços, mas ainda assim pode acontecer. Portanto, o recomendado é não dar osso de porco para cachorro em nenhuma situação para evitar problemas.

cachorro pode comer carne de porco: cão comendo no pote de ração

Cachorro pode comer carne de bacon e presunto? 

 

Mesmo que o bacon e o presunto sejam feitos de carne de porco, eles não podem ser oferecidos ao cachorro. O bacon pode até ser atraente para eles, mas, na verdade, esse tipo de carne de porco faz mal para cachorro, já que é extremamente gorduroso e o organismo não consegue digerir corretamente. O excesso de gordura no organismo do cão pode causar um quadro sério de pancreatite canina. Você já pode até ter visto rações de cachorro sabor bacon, mas na verdade, são apenas aromatizantes. O bacon de verdade pode ser prejudicial. Já o presunto, apesar de menos gorduroso, possui uma alta concentração de sal - o que também acontece no bacon. O excesso de sódio no corpo do animal pode desencadear a desidratação e outros problemas. Portanto, a carne de porco do bacon e do presunto não deve ser oferecidas aos cães.

A frequência em que se pode dar carne de porco para cachorro deve ser bem moderada

A carne de porco para cachorro cozida está liberada para seu amigo de quatro patas. Mas, mesmo sabendo que cachorro pode comer carne suína, é preciso ter limites. Não é para você oferecer todo dia para seu pet! Apesar de muito nutritiva, a carne de porco tem teor considerável de gordura e sal que, em excesso, podem trazer danos à saúde do cachorro. O recomendado é que o cachorro pode comer carne de porco no máximo duas vezes por semana. Além disso, quando oferecer carne de porco para cachorro pela primeira vez, dê pedaços pequenos para ter certeza que não terá problemas. Com o tempo, pode aumentar a quantidade, mas sem exagerar.

Redação: Maria Luísa Pimenta