Adotar um cachorro é maravilhoso em qualquer fase da vida, mas conforme a velhice se aproxima, é natural que o pique para fazer algumas coisas vá diminuindo. Por isso, encontrar um cãozinho com uma personalidade mais calma e tranquila é fundamental para acompanhar o ritmo na terceira idade. Até mesmo porque uma pessoa idosa dificilmente vai conseguir conter os ânimos de um animal que é muito agitado ou que tem comportamentos destruidores. Então, qual a melhor raça de cachorro para idosos? O Patas da Casa preparou uma lista com os cães mais indicados para a terceira idade. Dá só uma olhada!
1) O Pug é uma companhia perfeita para os mais velhos

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Apesar da aparência peculiar, o Pug é um cachorro super carismático, dócil e que conquista o coração de qualquer pessoa. A raça tem um porte pequeno e costuma medir cerca de 30 cm na fase adulta, sendo um cãozinho que se adapta facilmente a diferentes ambientes. Além disso, ele não precisa de exercícios físicos muito intensos no dia a dia. Uma caminhada leve é suficiente para que o cachorro e o seu dono não fique sedentário. Ou seja, o Pug é uma opção ideal de cachorro para idosos.
2) Cachorro para idosos: Yorkshire Terrier se adapta bem a espaços pequenos

Um dos cãezinhos preferidos dos idosos é o Yorkshire Terrier, e isso não acontece à toa. A raça é dona de uma personalidade muito amável e tranquila, o que é ótimo para quem mora em ambientes reduzidos e procura por um cachorro pequeno para lhe fazer companhia. São cães alegres e que melhoram a energia de qualquer espaço. Ainda assim, vale destacar que o cachorro Yorkshire precisa de passeios regulares para gastar um pouco da energia, e, por isso, a raça é mais recomendada para idosos que gostam de sair de casa e fazer pequenas caminhadas no dia a dia.
3) Shih Tzu: o temperamento do cachorro ajuda na convivência com idosos

Outra raça de cachorro pequeno que é perfeita para idosos é o Shih Tzu. Por terem um tamanho bastante compacto, esses cães conseguem viver tranquilamente em apartamentos e quitinetes. Além disso, assim como o Pug, o cachorro Shih Tzu também é daqueles que não precisa de muita atividade física. Na verdade, é exatamente o contrário: esses pequenos cãezinhos definitivamente não gostam muito de se movimentar. São quietos, tranquilos, amam receber e dar carinho e justamente por isso tendem a ser um ótimo exemplo de cachorro para idosos.
4) Schnauzer é uma ótima raça de cachorro para idosos

O cachorro Schnauzer pode ser encontrado em três tamanhos diferentes: miniatura, standart (padrão) e gigante. É de se pensar que o porte mais recomendado para uma pessoa idosa seja o Schnauzer miniatura, mas não é bem assim. Embora o tamanho do animal mude, o temperamento tranquilo e amigável costuma permanecer. Essa raça é bastante afetuosa com a sua família e tem uma quantidade de energia considerável, que precisa ser gasta com alguns passeios. Também é um ótimo cão de guarda, pois está sempre alerta e pronto para latir se houver algo de errado.
5) O Golden Retriever tem tudo para se dar bem com pessoas mais velhas

Muitos podem pensar que o porte grande do Golden Retriever é um impeditivo para pessoas idosas, mas não é bem assim. De fato, essa raça tem energia de sobra e precisa de exercícios físicos diários, mas para quem vive em um sítio ou uma casa grande com quintal, isso pode ser o suficiente para deixar o cãozinho satisfeito. Além do mais, o temperamento dócil, calmo e tranquilo do Golden Retriever o torna uma excelente companhia para os mais diferentes momentos.
6) Maltês adora um colo e é um bom cão de companhia para idosos

O cachorro Maltês é, definitivamente, uma das raças mais indicadas para os mais velhos. Esse pequeno cãozinho é carinhoso, sociável e ama ficar acomodado no colo do seu humano - é até por isso que eles levam a fama de “cão de colo”. Na verdade, eles não gostam mesmo é de ficar sozinhos, e sempre precisam estar bem pertinho da sua família para se sentirem seguros e confortáveis. Logo, pode ser um ótimo cachorro para idosos que procuram um amigo de quatro patas.
7) O Bichon Frisé é gentil, dócil e super indicado para a terceira idade

Uma das raças de cachorro mais queridinhas que existem é o Bichon Frisé! O cachorro de pequeno porte e pelos brancos cativam e conquistam a todos com seu jeitinho gentil, brincalhão e amigável de ser. Ele tem certa energia e precisa de alguns passeios, mas não é nenhuma missão impossível para idosos que gostam de caminhar. O problema, na verdade, é que os pelos do Bichon Frisé dão um pouquinho de trabalho na hora de cuidar, mas, fora isso, eles são pets incríveis para se ter por perto.
Redação: Juliana Melo
