Você já se perguntou se os cães falam? De certa forma, sim! O latido de cachorro é a forma que eles têm de se comunicar, assim como os humanos usam as palavras. O cachorro latindo não está apenas emitindo sons aleatórios, mas se comunicando com alguém, seja com outro cachorro ou com seu tutor. Ele pode ter diversos significados, da felicidade até o tédio, e é importante entender por que os cachorros latem para atender às suas necessidades e acalmar os vizinhos - já que o cachorro latindo alto em casa pode causar incômodo para outras pessoas.

Qual a diferença entre o uivo e o latido de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

uivo de cachorro é outra forma de comunicação. O som é comumente associado aos lobos, mas os cachorros herdaram esse instinto. O uivo é agudo e tem um alcance enorme, pois era usado para se comunicar com toda a matilha, onde estivessem. Já o latido é mais grave e, apesar de ser bem alto, possui alcance menor. O cachorro uiva principalmente quando não consegue estar em contato visual com quem quer se comunicar, diferente do cachorro latindo, que está "falando" com quem estar no campo visual e quer chamar atenção.

Som de cachorro latindo e os diferentes significados

Pode ter certeza que cachorros latindo estão querendo dizer alguma coisa. Separamos alguns dos motivos mais comuns que levam o cachorro a latir para que você entender o que está por trás de todo esse barulho.

Cachorro latindo de felicidade: é muito comum vir acompanhado de pulos, saltos e rabinho balançando. Os latidos costumam ser altos e repetitivos. Um grande exemplo de felicidade para o cachorro é quando seu tutor chega em casa. Ele está com tanta saudade que não se contenta e fica muito animado.

Cachorro latindo de tédio: esse é o tipo de latido que ocorre quando o cachorro se sente sozinho. É muito comum naqueles cachorros que sofrem de ansiedade de separação ou apenas odeiam ficar longe de seus tutores. O som costuma ser mais agudo e longo, geralmente quando o dono não está em casa. Caso seu cão faça isso, tente aproveitar pelo menos um momento do tempo em que está em casa com seu pet e deixe brinquedos interativos à sua disposição enquanto estiver fora, para ele se sentir menos sozinho e ter algo para fazer.


O latido de cachorro pode ser sinal de felicidade, alerta, medo e até tédio
O latido de cachorro pode ser sinal de felicidade, alerta, medo e até tédio

Cachorro latindo doente: o cão está doente pode ficar mais retraído e quietinho. Porém, em alguns casos o cachorro sente dor e expressa na forma de latidos. Se reparar em mudanças de comportamento e outros sinais que possam ser sintomas de doenças leve-o ao veterinário para descobrir o que pode estar afetando a saúde do seu bichinho.

Cachorro latindo em alerta: você já reparou que é só alguém chegar perto da porta que o cachorro já sente a presença e começa a latir? Os cachorros possuem a audição muito aguçada e sentem logo a chegada de alguém estranho. Por isso é comum latir na presença de visitas ou pessoas que não está acostumado a ver. O cachorro tem um grande instinto protetor e, a qualquer sinal de ameaça, ele tentará avisar seu tutor ou outros cachorros de um possível perigo. É diferente do latido de cachorro bravo, que acontece quando está brigando por território ou buscando atenção. Nesse caso, o cão está apenas tentando te proteger. 

Cachorro latindo de medo: geralmente quando o cachorro tem medo ele começa a tremer e ficar retraído, com o rabo entre as pernas. O motivo do medo pode ser variado: fogos de artifício, trovão, barulhos muito altos estão entre as principais causas. Além disso, pode vir de um trauma antigo, então é bom investigar o que pode estar causando medo no seu bichinho. 

Não reprima o latido: o ideal é cuidar da causa

O cachorro latindo está apenas tentando se comunicar, por isso não tente reprimir. Isso não terá tanto efeito e pode fazer o animal ficar ainda mais zangado e latir mais. A melhor saída para fazer o cachorro parar de latir é entender o que ele quer dizer. Assim, você saberá o que ele precisa e pode resolver o problema na sua origem. O cachorro latindo está apenas comunicando algo, então o escute!

Redação: Maria Luísa Pimenta