Labrador preto, chocolate, caramelo… Existem muitos tipos de cores de pelagem que podem existir na raça Labrador. Cachorro tão popular e querido por todos, o Labrador é conhecido por sua personalidade amigável, carinhosa e divertida - o verdadeiro melhor amigo do homem! A grande variedade de cores de um cachorro Labrador, porém, leva algumas pessoas a se questionarem se a cor da pelagem indica algum traço especial na personalidade do animal. O Patas da Casa te ajuda a entender se isso de fato acontece e ainda te mostra uma galeria de fotos de raça de cachorro Labrador para você conhecer as mais variadas cores da raça Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Labrador preto, marrom e caramelo são as principais cores da raça de cachorro

Antes de tudo, é importante saber quais são as cores existentes de um cachorro Labrador. Segundo a Federação Cinológica Internacional, são reconhecidas três cores oficiais para a raça: Labrador Caramelo (também conhecido como Labrador Bege ou Amarelo), Labrador Preto e Labrador Marrom (ou Labrador Chocolate). O Labrador Preto não apresenta variação da cor, mas o Labrador Caramelo e o Labrador Chocolate podem ter tonalidades diferentes. O chocolate costuma ter variações pequenas, enquanto o Labrador Bege pode apresentar desde tons quase brancos até tons próximos ao vermelho. O Labrador Caramelo é, inclusive, muitas vezes confundido com um Golden Retriever. Porém, enquanto o pelo do Labrador Bege é mais curto, o do Golden é mais longo.

Afinal, existe relação entre a cor e a personalidade do cachorro Labrador?

Muitas pessoas afirmam que o Labrador Bege é o mais dócil e calmo, o Labrador Chocolate é o mais bagunceiro e hiperativo e o Labrador Preto é o mais paciente e com espírito de caçador. Apesar de serem afirmações bem repercutidas, a realidade é que não há nenhuma comprovação científica que relacione a cor com a personalidade do cachorro Labrador. Todos eles, sejam da cor que for, possuem personalidades parecidas: são leais, amigáveis, divertidos, amorosos, inteligentes, amam estar perto de pessoas e se dão bem com humanos.

Raça de cachorro Labrador: fotos das diferentes cores de pelo

 

O Labrador preto sempre terá a pelagem de uma cor só, sem variaçõesO Labrador Chocolate é a coloração que indica maior propensão a problemas de saúdeO Labrador Marrom pode ter variações mais claras ou mais escurasO Labrador Caramelo é um dos mais famososO Labrador Bege tem a cor de pelagem bem próxima do branco

 

Pelagem do Labrador: cão da raça tem a cor determinada pela genética 

 

O que determina se o cachorro Labrador será preto, marrom ou bege são os genes do animal. Esses genes correspondem somente à cor e não têm relação personalidade do pet, ao contrário dos estudos já feitos com gatos. O gene do Labrador Preto é dominante, enquanto o do Labrador Marrom e do Labrador Caramelo são recessivos. Um fato curioso é que o cachorro Labrador filhote não necessariamente vai ter a mesma cor dos seus pais. Isso acontece porque eles carregam em si os genes das outras cores também, mesmo que elas não se manifestem na pelagem. Ou seja, um cachorro Labrador Preto que cruza com uma fêmea também preta pode gerar um cachorro Labrador filhote caramelo ou chocolate! 

Tempo de vida de um Labrador Chocolate pode ser menor que o das outras cores

Já sabemos que a cor da pelagem do cachorro Labrador não indica a personalidade do animal. Porém, ela pode indicar outra coisa: problemas de saúde. Estudos mostram que o Labrador Marrom é mais propenso a contrair doenças, principalmente de ouvido ou na pele, do que um Labrador Preto ou Labrador Bege. Não se sabe exatamente o motivo, mas uma das possibilidades são os cruzamentos feitos para tentar obter a coloração do Labrador chocolate. Essa cor é mais difícil, por se tratar de um gene recessivo. Então, os criadores costumam cruzar apenas cães com o gene chocolate. Essa prática reduz o pool genético e leva a uma maior propensão de genes que facilitam problemas de saúde. Isso pode ser percebido quando comparamos o tempo de vida de um Labrador Chocolate com o de outras cores. Enquanto o tempo de vida de um Labrador Bege ou Preto é de cerca de 12 anos, o de um Labrador Chocolate é de 10 anos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta