close
Cachorro

Cachorro feliz: veja em infográfico os sinais mais comuns de que seu pet está de bem com a vida

Atualizado · 18 de abril de 2022 · 13h51

Publicado · 18/04/2022 · 12h51

“Como saber se meu cachorro é feliz?” Essa é uma dúvida muito comum para os tutores. Cuidar de pet é algo que demanda muito amor, carinho e dedicação e o mínimo que um pai de doguinho quer é ver o cachorro alegre. O desejo é retribuir tudo aquilo que o cãozinho nos transmite. Mas você sabe como saber se o cachorro está feliz? O Patas da Casa preparou um infográfico com os sinais que os cães felizes apresentam. Dá só uma olhada!

Identificar um cachorro feliz não é uma tarefa tão difícil quanto parece
Identificar um cachorro feliz não é uma tarefa tão difícil quanto parece

Mais Lidas

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Comportamento animal

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
Comportamento animal

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

1) O cachorro feliz mantém a postura relaxada

Os cachorrinhos costumam endurecer o corpo quando estão interessados ou curiosos com algo. Apesar disso, os cães felizes passam a maior parte do tempo com a postura relaxada. Em geral, a posição das orelhas e do rabo ficam em posição de descanso. Os músculos da face também costumam ficar bem relaxados, levando muita gente a pensar  que está vendo o cachorro sorrindo. A felicidade pode deixar ele com o rabinho e as orelhas levantadas, mas isso só em momentos de muita alegria, como a hora que você chega em casa.

2) Apetite em dia é um sinal de cachorro alegre

Os cães que pulam muitas refeições, mesmo quando estão sendo estimulados, podem estar sofrendo com alguma doença ou depressão. Por isso, o apetite em dia é um dos sinais de felicidade do cachorro. É claro que alguns pets são mais comilões que outros. Os tutores também devem levar em consideração que algumas raças costumam ter uma alimentação mais seletiva que outras.

3) Cães felizes dormem na medida certa

Um cachorro feliz tem boas noites de sono. A falta de sono pode estar associada ao estresse crônico e outros problemas de saúde, principalmente porque os doguinhos que dormem pouco acabam liberando substâncias como o cortisol no organismo. Dormir bem é fundamental para uma vida canina de felicidade. Apesar disso, se o cachorro anda dormindo mais do que o normal, é importante ficar atento também!

4) Um cachorro feliz é confiante e independente

O cachorro abanando o rabo assim que chegamos em casa é uma das coisas mais fofas do mundo. A demonstração de saudade é algo extremamente gratificante para o tutor. Pequenos gestos como esse também podem ser sinais de que o cachorro é feliz. 

É preciso pensar até onde a falta que ele sente de você enquanto está fora é algo positivo. Se você observou que seu cachorro na sua ausência está latindo e uivando muito, lambendo as próprias patas compulsivamente, arranhando portas e demonstrando um comportamento destrutivo é possível que ele esteja sofrendo com ansiedade de separação. Essa situação deve ser analisada por um veterinário. O pet precisa ter uma certa independência e confiança para ficar bem enquanto você está fora. Proporcionar isso para o animal é um dos pontos chaves de como deixar o cachorro feliz.

5) O cachorro feliz vai procurar estar junto de você

O cão feliz demonstra que se sente seguro em sua tutela. Ele vai te procurar para demonstrar afeto e pedir carinho. Ficar perto de seu tutor é uma das demonstrações de felicidade do cachorro. Ele vai querer se comunicar e mostrará que aquela convivência o promove bem-estar. 

Redação: Hyago Bandeira

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Próxima matéria

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!
Saúde

Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!

Quem convive com um cão no dia a dia costuma conhecer bem o comportamento do bichinho e logo percebe quando algo não está normal. No entanto, mesmo quem tem um olhar atento pode se perguntar "como saber se o cachorro está doente?" diante de uma mudança no temperamento ou um quadro mais grave como vômito e diarreia. O veterinário é a pessoa certa para avaliar os sintomas, dar um diagnóstico preciso e orientar a respeito do melhor tratamento, mas antes de levar o pet no médico é importante entender os sinais de que ele realmente está mal para poder explicar a situação na clínica. Reunimos dicas certeiras sobre o assunto para te ajudar a cuidar do cachorro quando ele apresentar algum desconforto. Confira!

Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
Verme

Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
Passeio

Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
Grandes

Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

Ver Todas >

Por que cachorro boceja?
Comportamento animal

Por que cachorro boceja?

O bocejo dos cães pode ter diferentes significados, e nem sempre está associado somente ao sono ou cansaço (embora estes também sejam possíveis motivos). Na realidade, é bem comum ver um cachorro bocejando e logo depois virando um poço de alegria e energia. Em alguns casos, o comportamento também pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, sendo importante aumentar a observação com seu amigo de quatro patas. 

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
Comportamento animal

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
Comportamento animal

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
Comportamento animal

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

Ver Todas >