Ter um cãozinho é só amor! Eles nos alegram e são uma ótima companhia para se ter por perto. Muitas vezes até parece que eles são capazes de compreender o que a gente está falando ou sentindo… mas será que existe alguma chance disso realmente acontecer? O cachorro entende o que falamos ou isso não passa de uma impressão? Qual é a percepção desses animais sobre a interação com os humanos? Chegou a hora de entender de uma vez por todas como funciona a cabecinha dos cães e como a linguagem corporal canina é uma manifestação importante na comunicação dos dogs. Veja a seguir!

Afinal, será que o cachorro entende o que falamos ou não?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse é um questionamento muito comum quando temos um cãozinho. E, por mais que os animais não tenham as mesmas capacidades cognitivas que um ser humano, é possível dizer que sim, o cachorro entende o que falamos. Não é mera especulação: uma pesquisa conduzida pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, chegou a conclusão de que os cães conseguem identificar algumas palavras que são ditas a eles. O estudo foi baseado no comportamento de 13 cães das raças Border Collie, Golden Retriever, Cão de Crista Chinês e Pastor Alemão.

Durante a experiência, os animais foram observados por um aparelho de exame de imagem cerebral enquanto seus tutores diziam algumas frases para eles. Apesar da entonação influenciar fortemente na percepção dos cães sobre a comunicação, a pesquisa descobriu que eles conseguiam reconhecer palavras específicas (como comandos, por exemplo), que são processadas pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Já as palavras que eles não reconhecem passam totalmente despercebidas.

Comportamento canino: os cães interpretam a comunicação humana também pelo tom de voz

Além das palavras, o cachorro entende o que falamos também pelo tom da nossa voz. Assim, o comportamento canino varia de acordo não apenas com o que está sendo dito, mas também com a entonação das palavras. A mesma pesquisa demonstrou que é com a combinação desses dois fatores que os cães conseguem interpretar a nossa linguagem. Palavras repetidas diversas vezes com uma entonação positiva são associadas a uma coisa boa, enquanto que se essas mesmas palavras fossem repetidas com entonação negativa, o cachorro passaria assimilar aquilo como algo ruim. Por isso, além de simplesmente evocar palavras para o seu amigo de quatro patas, lembre-se de complementá-la com uma entonação adequada para a situação e aprenda a decifrar a linguagem canina para saber se o seu cãozinho conseguiu receber a mensagem.


Linguagem dos cachorros é baseada principalmente na entonação e repetição de palavras
Linguagem dos cachorros é baseada principalmente na entonação e repetição de palavras

Linguagem dos cachorros: veja como os cães se comunicam com a gente!

• Movimento das orelhas: é isso mesmo! A orelha do cachorro pode dizer mais do que você imagina. Se ela está em pé, parada, em movimento, relaxada, tudo isso é uma forma de expressão da linguagem canina. Por isso, é importante saber muito bem o que cada movimento significa.

• Movimento do rabo: Assim como as orelhas, o rabo do cachorro também tem papel importante na comunicação do animal. Quando o rabo fica ereto e na altura do corpo do animal, por exemplo, é um sinal de que o cão está adotando um comportamento mais agressivo. Já se o rabo estiver mexendo lentamente para baixo ou só parado, é porque ele está relaxado.

• Latidos e outros sons: existem diferentes tipos de latido e cada um deles tem um significado diferente. Às vezes, seu amigo de quatro patas está muito feliz e só quer te cumprimentar. Em outros casos, ele está se sentindo ameaçado e quer “brigar” com alguém (provavelmente com um outro cãozinho). Também pode indicar fome, carência, sinal de alerta, estresse ou algum incômodo físico.

• Olhar de cachorro: quem nunca se deparou com um olhar de cachorro arrependido? Pois então não é mistério que os olhos do cãozinho também são capazes de transmitir várias mensagens para os humanos. Alegria, tristeza, arrependimento, carência, estresse, dor: tudo isso pode ser percebido pelo olhar do seu doguinho.

• Postura corporal do cachorro: de nada vale olhar todos os movimentos da linguagem corporal canina sem levar em consideração a postura do seu amigo de quatro patas, né? Portanto, ao tentar compreender melhor a linguagem canina é muito importante fazer uma leitura do conjunto completo - inclusive da postura - para saber o que o seu cãozinho quer dizer!

Redação: Juliana Melo