A linguagem corporal canina é uma ferramenta poderosa de comunicação entre os cachorros. Latidos, movimento do rabo e das orelha e até a posição que seu cãozinho dorme têm significados bastante singulares, mas você já reparou que às vezes o comportamento canino muda de acordo com o que um humano diz para o cachorro? Às vezes uma simples frase como “é hora do passeio” pode transformar completamente o humor do pet. Será que isso significa que o cachorro entende o que a gente fala ou existe outra razão para atitude?

Os cachorros entendem o que a gente fala?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O nível de compreensão dos cães é bem diferente do que a gente imagina, mas pode-se dizer que os cachorros entendem o que a gente fala sim. Não é à toa que muitos doguinhos conseguem aprender facilmente diferentes comandos e truques. Esse processo de aprendizado acontece principalmente por meio da repetição de palavras e  pela entonação que é utilizada pelo interlocutor. No geral, o recomendado é utilizar sentenças curtas e palavras simples para facilitar a compreensão canina, além de tons mais agudos.

Esse tipo de comunicação é intitulado como “linguagem dirigida aos cães” e, segundo uma pesquisa publicada no periódico Proceedings of the Royal Society B, essa tática ajuda os cachorros a prestarem mais atenção no que é dito, especialmente quando ainda são filhotes.

Um outro estudo, desta vez conduzido pela Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, também confirmou que o cachorro entende o que a gente fala. A experiência consistiu em observar animais por meio de um aparelho de imagem cerebral enquanto algumas frases eram ditas pelos tutores. De acordo com a pesquisa, os cães são capazes de reconhecer palavras específicas - como comandos - no meio das frases. Já as palavras que não fazem parte do seu “vocabulário” passam despercebidas.


Linguagem canina: quando o cachorro entende o que a gente fala é normal ele virar a cabeça para a direita
Linguagem canina: quando o cachorro entende o que a gente fala é normal ele virar a cabeça para a direita

Linguagem corporal canina dá indícios de que o cachorro entende o que a gente fala

Se você tem um cãozinho, deve ter reparado que ele tem o costume de virar a cabeça de um lado para o outro sempre que você fala com ele. Já se perguntou por que isso acontece? A ciência tentou desvendar esse mistério, e o resultado foi bastante impressionante. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, mostrou que os cães processam a fala humana no hemisfério esquerdo do cérebro, que é ligado às habilidades cognitivas e “racionais” do animal e que pode interferir na linguagem corporal canina. 

No entanto, a lógica parece um pouco controversa: sempre que uma informação é processada no lado esquerdo do cérebro, o cachorro vira a cabeça para a direita; e sempre que isso ocorre no lado direito, ele vira a cabeça para a esquerda. Isso acontece porque o conteúdo que chega ao ouvido é transmitido ao hemisfério oposto do cérebro. Então, sempre que um dos ouvidos reconhece as informações sonoras com maior facilidade, ele transmite isso para o hemisfério correspondente. No caso de palavras conhecidas - especialmente comandos ou o nome do animal -, o cãozinho tende a virar a cabeça para a direita. Já com palavras que ele desconhece ou barulhos diferentes, ele vai virar para o lado esquerdo.

Veja algumas curiosidades sobre a linguagem canina!

• O movimento das orelhas do cachorro pode indicar uma infinidade de emoções e sentimentos do seu amigo.

• Além das orelhas, o rabo do cachorro também cumpre uma função importante na linguagem corporal canina.

• Os latidos de um cão tem diferentes significados. Às vezes é sinônimo de alegria e festa, mas também pode ser um sinal de tristeza, fome, dor ou chateação.

• Apesar dos latidos fazerem parte da comunicação animal, existe uma raça de cachorro que não sabe latir: o Basenji. No entanto, o cãozinho consegue se expressar de outras formas.

• Os cães têm diferentes formas de demonstrar que amam sua família humana: dormir encostado no dono, seguir pela casa e receber na porta de casa são  exemplos disso.

Aprender sobre a linguagem corporal canina não é muito difícil, mas é importante analisar a postura do cachorro em conjunto com a situação.

Redação: Juliana Melo