Muita gente acha que ter cachorro e gato juntos na mesma casa não é uma boa ideia porque é sinônimo de conflitos, mas esse pensamento está um pouquinho equivocado. Por mais que essas espécies sejam tidas como inimigas naturais, a verdade é que é totalmente possível estabelecer uma relação saudável entre elas. Não é à toa que muitos cães e gatos viram grandes amigos com o passar do tempo e chegam até a compartilhar algumas sonequinhas juntos. Mas para isso fluir da melhor maneira possível, o tutor precisa saber como estimular essa amizade entre as duas espécies. Separamos algumas dicas essenciais que podem te ajudar nessa missão. Vem ver!

1) Cachorro e gato precisam se acostumar com a presença um do outro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse é um passo muito importante. Não adianta esperar que o gato e cachorro se tornem melhores amigos do dia para a noite, porque esse é um processo que demanda certo tempo. Em primeiro lugar, tanto o cachorro quanto o gato precisam se acostumar com o cheiro do novo bichinho para, somente depois, conhecê-lo melhor. Logo, o ideal é que o tutor deixe as espécies em ambientes separados no início e os apresente aos poucos, com calma e estimulando uma interação saudável e que não comprometa a segurança de nenhum dos animais envolvidos. O cão, por exemplo, deve estar sempre de coleira e guia (pelo menos nos primeiros encontros), e o gato pode ficar dentro de uma caixa de transporte, só por precaução. Depois de alguns dias é possível liberar os dois pela casa, mas sempre supervisionados.

2) Na hora de brincar, junte o cachorro com gato para a diversão ser em dobro

Nada melhor do que associar a presença do outro animal a uma boa brincadeira. Pode ser com bolinha ou qualquer outro brinquedo que seja agradável para os dois, o importante mesmo é procurar uma forma de uni-los em um momento mais descontraído e divertido. Para deixar a experiência ainda melhor, você também pode recompensar os bichinhos com petisco pelo bom comportamento - ou mesmo para tirar a atenção um do outro. 


A aproximação do cachorro com gato precisa ser feita aos poucos
A aproximação do cachorro com gato precisa ser feita aos poucos

3) Gato e cachorro: a adoção de filhotes facilita a convivência

Uma das melhores formas de garantir que o cachorro e gato vão se dar bem é se você adotá-los ainda filhotes e praticamente na mesma época. Assim, esses animais crescem juntos e aprendem a compartilhar a vida sem atritos. Já no caso de cães e gatos mais velhos, isso pode ser mais difícil, porque eles já têm a sua personalidade formada e bem definida, de forma que alguns bichinhos podem não aceitar tão bem a presença de um novo amigo. 

4) Divida a atenção entre o cachorro e gato para evitar ciúmes

Alguns sentimentos humanos podem se manifestar também nos animais, e o ciúmes é um deles. Um gato ou cachorro ciumento pode acabar dificultando a convivência da família ao se sentir trocado ou deixado de lado na relação. Ele vai manifestar isso com comportamentos destrutivos ou até mesmo um pouco agressivos. O animal que já é dono da casa encara o outro como uma ameaça e aí começa a saga para disputar a atenção do tutor. Para evitar que esse tipo de situação ocorra, o ideal é dividir a atenção igualmente entre os pets para todo mundo ficar feliz.

5) Não esqueça que o cachorro e gato precisam de cantinhos separados

Mesmo que o cachorro e gato fiquem super amigos, é importante estabelecer certos limites entre eles. Os felinos, por exemplo, prezam muito pela sua privacidade no geral, seja na hora de fazer as necessidades ou de tirar uma soneca. Por isso, é imprescindível que haja um espaço na casa que seja voltado exclusivamente para o que esse animal precisa. O mesmo vale para os cães, que mesmo que sejam mais flexíveis do que os gatos, também necessitam de um cantinho para chamar de seu. Isso inclui um ambiente com a caminha e os brinquedos do pet, assim como um espaço para a alimentação e outro para o gato e cachorro fazerem xixi e cocô.

Redação: Juliana Melo