Cachorro

Cachorro de aparelho dentário: quando é indicado? quanto custa? Como é a manutenção? Saiba tudo!

Publicado - 27 Junho 2023 - 15h43

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Quando pensamos em cachorro de aparelho dentário pode até parecer um grande exagero e mais um argumento para colocar na lista dos problemas da humanização animal. Mas a verdade é que, em alguns casos,  esse instrumento é extremamente importante para solucionar problemas nos dentes de cachorros que ocasionam desconforto e dor. O Patas da Casa preparou um guia com tudo que você precisa saber sobre o cachorro de aparelho!

Quando é indicado o uso de aparelho dentário em cães? 

Não faz muito tempo que o aparelho dentário canino começou a ser utilizado aqui no Brasil, a estimativa é que esse tipo de tratamento tenha começado por volta de 15 a 20 anos atrás. Feito com resina ou fios metálicos, o intuito do aparelho ortodôntico canino não é a estética do sorriso animal, mas sim corrigir o mau alinhamento dentário.

Má oclusão é o nome dado para o contato anormal entre os dentes da arcada superior e inferior, ou seja, quando os dentes não estão alinhados de forma correta.  Devido ao mau alinhamento, os cães podem apresentar dificuldade para mastigar, além de propiciar o surgimento de infecções, feridas na boca e outros problemas dentários mais sérios. O cachorro com dor de dente também é um sinal.

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cachorro preto com dentes tortos
A má oclusão ocorre quando há o posicionamento incorreto dos dentinhos dos cães

Vale lembrar que o uso de aparelho ortodôntico para cães nem sempre é indicado. Esse é um recurso utilizado em último caso, por isso é importante levar o animal ao médico veterinário especializado em odontologia para avaliar as alternativas.

Tipos de aparelho para cachorro

Os aparelhos podem ser de materiais e formatos diferentes, como de metal ou plástico, e cada caso vai exigir um tipo. Em algumas situações, por exemplo, não há necessidade de colocar o aparelho em todos os dentes do animal, mas apenas nos que estão provocando a má oclusão. A decisão é tomada pelo veterinário, que avalia cada caso e leva em consideração questões como o temperamento do animal, os custos e o tipo de cuidado. Após ser decidido o melhor aparelho, o cão é anestesiado para passar pelo procedimento. 

Cachorro de aparelho: fique de olho nos sinais de que seu pet precisa usar

Antes do diagnóstico dado pelo médico veterinário, há alguns sinais que podem indicar que o seu cão possui má oclusão, necessitando talvez do uso do aparelho ortodôntico:

  • Feridas na parte interna da boca do cão
  • Salivação em excesso 
  • Sangramentos
  • Forte odor na boca
  • Perda de apetite
  • Gengiva avermelhada e inchada
  • Inchaço no focinho

Esses sintomas são comuns a outras doenças bucais, então é importante estar sempre de olho em comportamentos anormais dos cães e levá-lo ao veterinário se mais de um sinal for notado. 

Quais são as principais causas de má oclusão dos dentes de cachorro? 

Cachorro de aparelho dentário
Existem diferentes tipos de aparelho dentário para cães

Alguns cães, devido a sua própria anatomia, são suscetíveis a problemas de alinhamento dental, como é o caso de cachorros braquicefálicos. Por terem a mandíbula retraída, os dentes desses animais podem acabar crescendo em diferentes direções pela falta de espaço. 

Outra causa da má oclusão é o atraso na queda dos dentes de leite. A troca de dentes do cachorro normalmente ocorre entre os 4 e 7 meses de vida, mas se essa queda não ocorrer, os dentes permanentes nascem por cima, desalinhando a arcada e prejudicando a mordida desses animais. Nesses casos, é indicado a extração dos dentes de leite que não caíram. 

Tutores dos cães que adoram morder brinquedos e objetos duros também devem ficar atentos a essa prática, já que corre o risco do cachorro quebrar o dente. Além da dificuldade de mastigação provocada pela dor extrema, a fratura pode gerar infecções sérias e lesões na boca do animal.

Em alguns casos, alguns cachorros nascem com um número maior ou menor de dentes na boca, que pode atrapalhar o encaixe da arcada pelo mal posicionamento dentário. Devido a falta de espaço na boca do animal, os dentes acabam crescendo amontoados, sendo necessária a correção ortodôntica com o uso do aparelho dentário. 

Quedas e traumas também podem gerar problemas no alinhamento dentário do pet. Em todos os casos, é necessário que um veterinário examine e diagnostique o cão. 

Como é a colocação e a manutenção do aparelho dentário no cachorro?

Pode parecer muito estranho imaginar um cachorro de aparelho, mas o processo todo é bem parecido com o dos humanos. Se for decidido que o uso é indispensável para o seu bichinho ter mais qualidade de vida, primeiramente uma série de exames serão realizados para garantir a viabilidade do processo, como exame de sangue, hepáticos e renais, e em caso de idosos, eletro e ecocardiograma.

Se tudo estiver ok e o procedimento for liberado, é feita a moldagem dos dentes do animal. A partir do molde, o profissional consegue definir melhor o tipo de correção que será feita.

Quanto custa o aparelho para cachorro e qual a duração do tratamento?

Por falar em custo, o valor aproximado para a colocação é de R$5 mil, mas a parte boa é que o tratamento costuma ser relativamente rápido, em média dura de dois a quatro meses. Normalmente os cães se adaptam sem muitas dificuldades ao tratamento, mas é extremamente importante observar o comportamento do seu pet e proibir que a mastigação de objetos duros. 

Os dentes do cachorro precisam de cuidados após o procedimento

Cachorro e uma escova de dente
Mantenha uma rotina de cuidados com os dentes do cachorro

Desde pequenos, é importante manter uma rotina de cuidados dentários com o seu pet, para evitar o acúmulo de placas bacterianas e o surgimento de doenças bucais, como o tártaro.

Após a colocação do aparelho dentário, esse cuidado deve ser redobrado, já que o acessório propicia o maior acúmulo de restos de comidas e bactérias. O indicado é escovar os dentes diariamente, ou pelo menos três a quatro vezes por semana, com o auxílio de uma escova de dente para cachorro com cerdas macias para não machucar o animal.

Se o seu cachorro não for acostumado a escovar os dentes, é preciso fazer com que ele se acostume com o processo de escovação, com muita paciência e persistência. Se liga em algumas dicas!

  • Antes de começar a escovação, mostre e permita que o animal veja a escova. Nada de segurar o cão e traumatizar logo de cara.
  • Se ele não permitir o uso da escova de dente de primeira, utilize uma gaze com pasta de dente para ele se acostumar com os movimentos dentro da boca. O segredo é não apressar o processo e permitir que o cão se adapte no seu tempo.
  • Escolha um horário em que seu pet esteja mais calmo, como no final do dia. Assim, o processo pode ser mais tranquilo. 
  • Lembre-se que seguir uma rotina de escovação é importante para manter a qualidade de vida do animal. De pouco em pouco, o cachorro se acostuma com a prática.

Alerta! Doenças bucais em cachorros que merecem a atenção dos tutores

Mesmo que o seu cachorro não precise usar aparelho, é imprescindível manter uma rotina de cuidados com a boca e dentes do animal para evitar algumas doenças graves, como:

1. Gengivite em cães

A causa principal é o acúmulo da placa bacteriana devido a falta de escovação dental. Seus principal sintoma é o inchaço e vermelhidão da gengiva.

2. Doença Periodontal 

Se a gengivite não for tratada corretamente, a gengivite pode evoluir a doença periodontal, que não tem cura. Nesse caso, com o desenvolvimento da placa bacteriana, o tecido da boca do animal começa a ser destruído e até os ossos podem ser atingidos, que pode resultar na fratura da mandíbula. 

3. Dente quebrado

Ocorre quando há uma fratura dentária do cão e as bactérias entram pela parte interna do dente do animal, atingindo o osso. Essa inflamação pode se espalhar pelo corpo do animal e atingir outros órgãos.
 

Cachorro

Depois de quanto tempo o cachorro esquece do dono antigo? Entenda mais sobre a memória dos cães

Você já se perguntou depois de quanto tempo o cachorro esquece do dono? Essa é uma dúvida comum, especialmente para quem está adotan...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficarem doentes, segundo os especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FNI), existem cerca de 344 raças de cachorro espalhadas por todo o mundo. Cada u...

Cachorro

Nomes para cachorro inspirados em Harry Potter, Star Wars, Senhor dos Anéis e outras sagas: mais de 100 opções

Os nomes para cachorro inspirados em personagens fazem o maior sucesso entre os tutores. Desenhos animados, séries de televisão e at...

Adote um animal

Cachorro preto dá trabalho? Veja como é a convivência com esse doguinho dentro de casa

Quem nunca ouviu por aí que o cachorro preto é um animal perigoso?! Infelizmente, esses doguinhos de pelos pretos ainda carregam o e...

Cachorro

Depois de quanto tempo o cachorro esquece do dono antigo? Entenda mais sobre a memória dos cães

Você já se perguntou depois de quanto tempo o cachorro esquece do dono? Essa é uma dúvida comum, especialmente para quem está adotan...

Adote um animal

Nomes para gatos com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o pet recém-adotado

Escolher nomes para gatos é uma das partes mais divertidas e emocionantes do processo de adoção. Mas enquanto alguns tutores já sabe...

Cachorro

As 10 raças de cachorro mais propensas a ficarem doentes, segundo os especialistas em saúde canina

De acordo com a Federação Cinológica Internacional (FNI), existem cerca de 344 raças de cachorro espalhadas por todo o mundo. Cada u...

Cuidados

Pata de gato: 6 curiosidades sobre essa parte do corpo que tem funções importantes na vida do pet

A pata de gato até parece que não é tão importante, mas na verdade ela está envolvida em vários processos físicos e comportamentais ...

Ver todas