Cuidados

Cachorro com medo de trovão: veja algumas dicas para acalmar o pet

Descubra o que fazer para acalmar cachorro com medo de chuva e trovão
Descubra o que fazer para acalmar cachorro com medo de chuva e trovão

Não é incomum encontrar um cachorro com medo de chuva e de trovão. O barulho da tempestade gera em alguns cães um sentimento tão grande de insegurança que eles perdem o controle de suas próprias emoções. Toda aflição provocada pelo perigo que o som da chuva e trovão representa pode influenciar no comportamento do cãozinho, como tentativa de fuga, destruição e até agressividade. É importante observar como o cãozinho reage nessas situações e buscar formas de reverter o medo que ele sente. Se o seu cachorro tem medo de trovão e barulho de chuva, essa matéria é para você: listamos algumas informações e dicas de como lidar com esse tipo fobia que atinge os cães!

Cachorro com medo de chuva: o que provoca a fobia?

Muitos tutores não entendem os gatilhos que o barulho de chuva e trovão causa em alguns cães e podem ter uma conduta inadequada na tentativa de acalmar o animal. Essa sensação de medo pode ser provocada por diversos fatores. Os cães não entendem o significado do barulho dos trovões e podem interpretar como um alerta de ameaça. A fobia de tempestade pode ocorrer nos animais em diferentes graus - ou seja, um cãozinho pode ficar mais acuado e só buscar um lugar seguro, enquanto outro pode ter uma reação totalmente desproporcional à situação. Uma experiência traumática pode aumentar ainda mais esse tipo de fobia: os cachorros resgatados, por exemplo, estão mais suscetíveis a ter medo de trovão e chuva por conta do abandono e vivência nas ruas - que se torna ainda mais complicada em dias de temporais. O contato com outro animal (ou pessoa) que apresenta o comportamento de medo nessa situação também pode levar o doguinho a ter a mesma conduta.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    O cachorro com medo de chuva e trovão normalmente se esconde na tentativa de achar um abrigo seguro
    O cachorro com medo de chuva e trovão normalmente se esconde na tentativa de achar um abrigo seguro

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Cachorro com medo de trovão: o que fazer?

    1. Deixe as portas e portões sempre fechados na hora dos temporais, o medo do animal pode aumentar as chances dele fugir;
    2. Deixe um local livre para o cão se abrigar e se sentir seguro com facilidade, podendo ser a sua caminha ou caixa de transporte;
    3. Interaja com seu pet no momento do medo, tentando fazer brincadeiras para distraí-lo ou mesmo oferecendo petiscos para que ele associe a recompensa com algo positivo;
    4. É possível encontrar em pet shops protetores auriculares para reduzir o impacto do barulho da chuva e trovões;
    5. Treinar o animal em casa com músicas com fundo de temporais é uma forma de fazer ele perder o medo;
    6. Usar feromônios sintéticos para aliviar o estresse dos cães também pode ser uma boa aposta para acalmar o animal durante os temporais.

    Calmante para cachorro que tem medo de trovão pode ajudar em situações mais graves

    Nos casos mais graves, onde o peludo começa a apresentar sintomas como paralisia e salivação excessiva, o uso de calmantes é recomendado. Como qualquer medicamento, nunca deve ser usado por conta própria. A consulta e o auxílio de um médico veterinário é essencial para que o tratamento seja supervisionado e realmente seja o melhor para o cãozinho. O mais indicado é que o calmante para cachorro que tem medo de trovão seja usado apenas em último caso e em situações mais complexas. 

    Redação: Hyago Bandeira

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Próxima matéria

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão
    Adoção

    Quanto custa manter um cachorro? Um guia completo com a média de gastos mensais com um cão

    Ter um cachorro em casa é uma experiência incrível para mães e pais de pet, mas os momentos de alegria vêm acompanhados de muitas responsabilidades… e gastos (muitos gastos). Ração, vacina, brinquedos, remédios e veterinário são os principais custos que você precisa ter frequentemente com o animal. É justamente por isso que, antes de comprar ou adotar um pet, é preciso pensar nos gastos que isso vai demandar - e que devem entrar no orçamento da família. Para te ajudar a bater o martelo e decidir se consegue ou não arcar com um amigo de quatro patas, montamos um guia completo com uma média dos gastos que você provavelmente terá. Chega mais!

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa
    Higiene

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa

    Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Meu cachorro tem medo de passear na rua, o que fazer? Dicas parar preparar o cão para o passeio
    Passeio

    Meu cachorro tem medo de passear na rua, o que fazer? Dicas parar preparar o cão para o passeio

    Todos os cachorros, independente de raça e porte, precisam passear na rua. Além de ser um ótimo exercício físico, ajuda o cachorro a desestressar, liberar energia, socializar com outros cães e estreitar os laços com seus donos. Os cachorros são animais muito sociáveis e ativos e, por isso, a hora do passeio é sempre de muita euforia. Se esse é o caso do seu cachorro, aproveite cada minuto e o leve para dar uma volta na rua sempre que possível. Mas alguns cachorrinhos podem desenvolver o medo de passear. Nesses casos, você precisa ler essa matéria porque nós vamos te ajudar com algumas dicas!

    Ver Todas >

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto

    Escovar os dentes do cachorro faz parte dos cuidados essenciais com os nossos bichinhos. Essa é a melhor forma de prevenir alguns problemas bucais e, para isso, duas ferramentas são indispensáveis: a escova de dente e a pasta de dente para cachorro. Juntas, elas são capazes de preservar a saúde bucal e afastar situações indesejáveis, como o tártaro. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o creme dental para cachorro? Qual é o melhor tipo de produto?

    Como cuidar de ferida na pata do gato?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de ferida na pata do gato?

    Os felinos possuem um  instinto caçador aflorado  e, por conta disso, são muito curiosos e exploradores. Isso faz com que eles corram um certo risco em algumas situações e possam ter problemas na região das patinhas que podem causar um machucado em gato. No entanto, é comum que muitos tutores não saibam como agir ao identificar uma ferida na pata do gato doméstico. Para te ajudar com isso, o  Patas da Casa  reuniu informações sobre como cuidar do gato com ferida na pata. Dá só uma olhada!

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?
    Cuidados dos animais

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?

    A audição é fundamental no universo animal, mas nem sempre é fácil identificar um gato surdo, mesmo convivendo com o bichano todos os dias. Os felinos têm uma grande facilidade de adaptação e costumam compensar a falta de audição com os outros sentidos, então a surdez às vezes acaba passando despercebida. Com uma observação mais atenta ao comportamento do gato, porém, já é possível levantar suspeitas. 

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?
    Cuidados dos animais

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?

    A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. 

    Ver Todas >