Saúde

Cachorro com mau hálito é normal?

Saiba como tirar mau hálito de cachorro
Saiba como tirar mau hálito de cachorro

Ser tutor de cachorro é algo que demanda muita responsabilidade. Por isso, se informar sobre as principais formas de cuidado para a melhor saúde e bem-estar de seu bichinho é essencial. Muitas pessoas acreditam que o cachorro ter mau hálito é normal ou que a higiene dental do pet é desnecessária. Mas, afinal de contas, o mau hálito de cachorro faz parte da natureza deles? A resposta é não! Esse tipo de pensamento não condiz com a realidade. Assim como nós humanos, os cachorros precisam de cuidados com a higiene bucal e o mau hálito pode indicar problemas de saúde. Para sanar todas as dúvidas, o Patas da Casa separou algumas informações sobre o mau hálito de cachorro. Confira!

O que pode deixar cachorro com mau hálito?

Como dito acima, o mau hálito em cachorros não é normal e pode indicar problemas de saúde. Mas antes de saber como acabar com mau hálito do cachorro, é preciso entender as causas que podem gerar esse problema no cão. A falta de escovação nos dentes do pet é uma das causas mais comuns deste malefício. Os resíduos acumulados na boca do cachorro durante o dia quando permanecem ali por mais tempo que o ideal formam substâncias que podem gerar mau hálito. Além disso, a falta de escovação também pode causar tártaro que também deixa os cães com um odor desagradável na boca.

O acúmulo de bactérias na boca dos peludos também pode ser responsável por infecções e gengivite. Gengivite é o nome que se dá quando há inflamações na gengiva que na maioria dos casos deixa a gengiva do cachorro vermelha ou arroxeada, podendo fazer com que a região sangre.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cachorro com mau hálito: escovar os dentes habitualmente é o maior segredo para evitar o problema
    Cachorro com mau hálito: escovar os dentes habitualmente é o maior segredo para evitar o problema

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Como tirar mau hálito de cachorro?

    Agora que você sabe o que pode causar o odor desagradável, é importante saber como acabar com mau hálito de cachorro. A higienização é o fator mais importante, entretanto quando o cão já está com acúmulo de tártaro nos dentes só ela não será suficiente para acabar com o mau hálito de cachorro. A retirada do tártaro deverá ser realizada com técnicas profissionais, sendo o médico veterinário o mais recomendado para realizar o procedimento.

    A alimentação também é um fator importante para uma boa saúde bucal canina. As rações secas são as mais indicadas para os cães que possuem mau hálito, pois os grãos podem ajudar na retirada de tártaro e placas bacterianas. Os petiscos e brinquedos especiais também podem auxiliar na manutenção da higiene bucal, eles podem fortalecer a gengiva, estimular a mastigação e prevenir o acúmulo de tártaro. Produtos como enxaguantes bucais ajudam na limpeza da boca, entretanto não substituem a escovação que é a principal forma de higienização bucal e o segredo de como tirar o mau hálito do cachorro.

    Mau hálito de cachorro: escovar os dentes deve ser parte da rotina do pet?

    A resposta é sim. Criar uma rotina para escovar os dentes é muito importante. O ideal é que a escovação seja feita todos os dias e no mesmo horário, pois assim o animal se acostumará com esse cuidado e a tarefa será mais fácil para o tutor. É comum que alguns pais de pet desistam de fazer a higienização pela dificuldade de lidar com a agitação do cachorro na hora do ato. A rotina poderá ajudar nesse quesito. Também é muito importante nunca utilizar produtos de uso humano para fazer a higienização da boca do animal. O flúor que faz parte da composição da pasta de dente para humanos pode ser tóxico para o animal, assim como outros componentes. Por isso, além de fazer a escovação periodicamente para evitar a halitose, problemas gástricos e endócrinos - é muito importante que ela seja feita com os produtos específicos para animais. As consultas periódicas ao veterinário de confiança também podem ajudar na saúde bucal de seu pet, afinal de contas o profissional poderá analisar a região e indicar o método adequado de tratamento no caso de problemas.

    Redação: Hyago Bandeira

    Botulismo em cães: saiba tudo sobre a doença

    Próxima matéria

    Botulismo em cães: saiba tudo sobre a doença

    Vacina para cachorro: é normal surgir um caroço na pele após a aplicação?
    Vacina

    Vacina para cachorro: é normal surgir um caroço na pele após a aplicação?

    A vacinação de cachorro é a parte mais importante da vida do pet para prevenir doenças e manter a saúde em dia. Nos primeiros meses de vida, inclusive, o cão é proibido de sair de casa antes de completar o quadro de vacinas. Mesmo assim, de vez em quando algumas vacinas causam reações nos animais depois de aplicadas. Elas podem ir desde um nódulo no local da aplicação até outros sintomas, como febre. Nesses casos, a preocupação é normal, mas nem sempre é algo sério: quer descobrir por que isso acontece e quais cuidados são necessários para garantir o bem estar do seu cachorrinho? Dá uma olhada aqui embaixo!

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Idade dos gatos: quais as doenças mais comuns em cada fase?
    Saúde animal

    Idade dos gatos: quais as doenças mais comuns em cada fase?

    A contagem da idade dos gatos é bem diferente do que a gente imagina: depois de completar um ano, o felino já atinge a fase adulta. O que poucas pessoas sabem é que algumas doenças de gato são mais comuns quando o animal é filhote, e outras são mais frequentes quando ele é adulto ou idoso. Por isso, depois de adotar um pet, é fundamental ficar atento a saúde do gato e saber quais patologias são mais comuns em cada fase de vida.

    Como funciona a coleira antipulgas para cachorro?
    Saúde animal

    Como funciona a coleira antipulgas para cachorro?

    A coleira antipulgas para cachorro tem se tornado uma das formas mais procuradas por tutores para acabar com infestações no cãozinho. Só quem já teve um bichinho que sofreu com pulgas e carrapatos sabe como é muito importante cuidar para que isso não aconteça mais e tratar da maneira mais rápida possível. Com cada vez mais gente apostando na coleira para cachorro antipulgas e carrapatos, é importante saber como exatamente ela funciona e quais cuidados precisam ser tomados para que ela cumpra sua função da melhor forma possível.

    Quais doenças de cachorro são mais comuns no inverno?
    Saúde animal

    Quais doenças de cachorro são mais comuns no inverno?

    Não são só os humanos que ficam mais propensos a ficar doentes no inverno. Algumas doenças de cachorro também são mais frequentes e intensas durante a época mais fria do ano. Isso acontece porque as defesas do organismo tendem a cair com as temperaturas mais baixas. Portanto, é importante manter seu cãozinho agasalhado e sempre com as vacinas em dia. Os problemas mais comuns são aquelas que acometem o sistema respiratório, mas cachorros com problemas nas articulações também sofrem.

    Pneumonia felina: entenda como a doença se manifesta nos gatos
    Saúde animal

    Pneumonia felina: entenda como a doença se manifesta nos gatos

    Assim como nos humanos, a pneumonia em gatos é uma doença bastante comum e pode surgir como uma consequência de gripes comuns. O problema ocorre quando há uma infecção no pulmão, e pode ter causas associadas a fatores externos ou internos. O tratamento precisa ser imediato, pois é uma doença que evolui rapidamente e pode até levar a óbito. O Patas da Casa reuniu informações essenciais para entender como a pneumonia felina se manifesta.

    Ver Todas >