Cachorro

Cachorro com displasia pode passear? Conheça os exercícios mais indicados para a condição

Publicado - 13 Outubro 2023 - 12h43

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já ouviu falar em displasia coxofemoral em cães? É uma condição de origem genética que causa alteração anatômica nas articulações coxofemorais dos cães, principalmente os cachorros mais idosos e de grande porte, como os da raça Labrador e Pastor Alemão. Muitas pessoas se perguntam se um cachorro com displasia pode caminhar e quais exercícios são indicados para tratar um cachorro com displasia coxofemoral. O Patas da Casa vai responder a todas essas perguntas e fornecer algumas dicas úteis para ajudar seu peludo a enfrentar essa condição. Então, prepare-se para ficar por dentro do assunto!

Displasia coxofemoral em cães: o que é?

Você provavelmente já ouviu falar de displasia coxofemoral em cães, uma condição que afeta as articulações dos quadris e pode causar dor e desconforto nos animais. Mas afinal, o que é realmente a displasia coxofemoral? Essa condição é caracterizada por um mau desenvolvimento da articulação coxofemoral, que é a junção entre a bacia e o fêmur. Essa má formação pode levar a um desgaste prematuro da cartilagem articular, causando dor e dificuldade de movimentação. Em alguns casos, a displasia coxofemoral pode ser hereditária e é mais comum em raças grandes, como Pastor Alemão e Golden Retriever.

Displasia em cachorro: sintomas e como saber se meu cachorro tem displasia coxofemoral

Identificar a displasia coxofemoral em cachorro de forma precoce é fundamental para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do seu animal de estimação. Essa condição, que afeta a articulação entre o quadril e o fêmur, é mais comum em raças de porte médio a grande. Alguns sintomas da displasia em cães incluem:

Imagem Quiz:Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Passeio, comida ou você? Qual o grande amor da vida do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Dificuldade em se levantar;
  • claudicação (dor ao caminhar);
  • relutância em subir escadas;
  • atrofia muscular na região da coxa. 

Um diagnóstico preciso é crucial para implementar o tratamento adequado e oferecer ao seu cão a melhor assistência possível.

Cachorro Golden Retriever passeando com a dona em parque

Cachorro com displasia pode caminhar? Cuidados para se ter durante o passeio

Muitos tutores ficam preocupados em relação a passear com cachorros que possuem displasia coxofemoral. Afinal, cachorro com displasia pode caminhar ou não? A resposta é sim, mas com certos cuidados! É importante lembrar que cada caso é único e pode variar de acordo com o estágio da displasia e a intensidade dos sintomas. 

Durante o passeio, é essencial prestar atenção aos sinais que o cachorro está dando. Se ele começar a mancar, ficar mais lento ou demonstrar desconforto, é hora de parar e descansar. Além disso, evite caminhadas muito longas e intensas, prefira trajetos mais curtos e planos. Se possível, evite superfícies escorregadias ou irregulares para prevenir qualquer tipo de piora no quadro de displasia.

Quais exercícios são indicados para cachorro com displasia coxofemoral?

Ao lidar com a displasia coxofemoral em cães, é importante que o pet pratique alguns exercícios físicos seguros e tratamentos benéficos para a saúde do cachorro. Aqui estão algumas opções que podem ajudar (e muito) o animal a conviver melhor com a displasia coxofemoral:

  • Natação: é uma excelente opção, pois a água ajuda a reduzir o impacto nas articulações, proporcionando um exercício de baixo impacto.
  • Hidroterapia: a hidroterapia é outra atividade aquática que pode ser benéfica, envolvendo exercícios na água com o auxílio de profissionais qualificados.
  • Caminhadas curtas e moderadas: realizar caminhadas curtas e moderadas, preferencialmente em terrenos planos, ajuda a exercitar o cachorro sem sobrecarregar as articulações afetadas.
  • Acupuntura: essa é uma opção de tratamento que pode ajudar a aliviar a dor e melhorar a mobilidade em cães com displasia coxofemoral, mas precisa ser realizada por profissionais especializados.
  • Quiropraxia: essa pode ser utilizada para aliviar o desconforto e melhorar a função das articulações afetadas, sendo uma abordagem não invasiva e complementar ao tratamento da displasia coxofemoral.

É fundamental ressaltar que antes de iniciar qualquer exercício ou tratamento para cachorro com displasia coxofemoral, é imprescindível consultar um veterinário especializado. O profissional indicará a melhor forma de exercitar o seu cão e recomendará tratamentos complementares, levando em consideração o estágio da displasia e as condições individuais do animal.

Displasia em cachorro tem cura? Entenda como funciona o tratamento

Uma dúvida comum entre os tutores de cães com displasia coxofemoral é se a condição possui cura. Infelizmente, não existe uma cura definitiva para a displasia coxofemoral. Entretanto, existem diferentes opções de tratamento que podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do seu pet. O tratamento pode envolver o uso de medicamentos para controle da dor e inflamação, terapias físicas, como a fisioterapia animal, e também a cirurgia, em casos mais graves. É importante conversar com o veterinário responsável pelo seu cão para avaliar qual é a melhor opção para o seu pet.

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato cinza: 10 raças incríveis que podem nascer com essa cor

É impossível não se encantar pelo charme e personalidade do gato cinza. Por onde andam, chamam a atenção pela aparência marcante e j...

Comportamento

Messi, cachorro do premiado 'Anatomia de uma Queda', consolida estrelato e vai ganhar minissérie

O cachorro Messi conquistou o coração de todo mundo durante a cerimônia do Oscar 2024. O cãozinho, da raça Border Collie, teve uma p...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Ver todas