cachorro com diarreia é algo que pode deixar muitos pais de pets sem saber o que fazer. Essa complicação de saúde pode ocorrer por diversos fatores, como vermes, alimentação inadequada, doenças que atingem o sistema digestivo do cachorro e outros problemas. É muito importante saber identificar o que pode estar causando o sintoma para agir da forma correta, e essa tarefa não é difícil: a textura e coloração das fezes do cachorro com diarreia pode dá alguns direcionamentos. Em todos os casos, é um problema que não pode ser ignorado - por mais que seja uma causa não tão preocupante, a situação em si causa muito desconforto no pet. Para entender melhor sobre o que dar para cachorro com diarreia e o que fazer de imediato, reunimos algumas dicas. Dá só uma olhada!

Cachorro com diarreia: o que fazer? Características das fezes ajudam a identificar a gravidade

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A diarreia em cães é uma situação desagradável que pode acontecer com qualquer cachorro. Ela pode ser reflexo de uma mudança na alimentação, ou até mesmo uma doença mais grave. Isso tudo pode ser identificado pela textura e coloração das fezes. Observar essas características pode ajudar o tutor a identificar a gravidade do problema e saber se é preciso levar o pet ao veterinário imediatamente. 

  • Fezes escuras: geralmente a coloração preta indica sangue nas fezes. Existem diversas causas para esse problema, como a úlcera no estômago, e neste caso é necessário levar o animal ao veterinário com urgência;
  • Fezes verdes: indica a presença de parasitas, giárdia ou a ingestão de muita grama;
  • Fezes brancas: pode indicar falta de algum nutriente ou algum problema comportamental que o leve a ingerir objetos indevidos - apesar de não ser necessariamente uma situação de urgência, é importante marcar o veterinário o quanto antes para verificar mudanças na rotina do animal;
  • Fezes amareladas: indica alergia, intolerância alimentar, síndrome do intestino irritável ou parasitas;
  • Fezes com sangue: o cachorro com diarreia com sangue deve ligar o alerta do tutor. As causas do problema podem variar muito, podendo até indicar um câncer, dependendo da quantidade de hemorragia. Por isso, o ideal nessa situação é levar o cão imediatamente ao veterinário.

É muito importante prestar atenção se a diarreia vem acompanhada de outros sintomas, como fraqueza
É muito importante prestar atenção se a diarreia vem acompanhada de outros sintomas, como fraqueza

O que observar antes de levar o cão ao veterinário?

Você já sabe que a coloração da diarreia pode indicar a gravidade da complicação. No entanto, ao perceber a característica, existem outras coisas preocupantes que você precisa observar. Quanto mais informações o veterinário saber, melhor e mais efetivo será o diagnóstico e o tratamento. O tutor precisa se atentar se aquela diarreia é recorrente, se existem outros sintomas e a ocorrência de sinais de desidratação. O cachorro com diarreia contínua por vários dias apresenta sintomas como vômito, fraqueza, cansaço, febre e letargia - nesses casos, o animal deve ser levado ao veterinário imediatamente para tomar soro e restabelecer a energia. Os sinais de desidratação como língua e gengiva seca, falta de energia e indisposição também indicam a necessidade de uma visita ao veterinário. Fique atento!

O que dar para cachorro com diarreia?

No caso de uma diarreia leve, que não é recorrente e não apresenta outros sintomas, o tutor pode optar por dar algo para o cãozinho melhorar. Existem diversos alimentos que prendem o intestino do cachorro ou que podem melhorar a consistência das fezes. Você pode servir batatas cozidas sem casca e tempero, arroz branco cozido sem tempero e óleo, frango cozido sem pele e água de arroz, por exemplo. Cada cachorro responde bem a um tipo de comida e é preciso ter atenção com a quantidade oferecida. Além disso, não se esqueça que o cachorro com diarreia perde muita água e pode ficar mais debilitado por conta disso. É fundamental oferecer água fresca para que ele se mantenha hidratado. O soro caseiro para cachorro também pode ajudar bastante nessa situação.

Redação: Hyago Bandeira