Existem vários tipos de alergia em cachorro e uma delas é a dermatite de contato. Geralmente, quando o cão apresenta sinais desse tipo de alergia, não é difícil de identificar, mas muitos tutores não sabem como agir diante dessa situação. Como cuidar de um cachorro com alergia de contato? Será que dá para prevenir o problema? Para esclarecer essas e outras dúvidas, preparamos uma matéria recheada de informações relevantes sobre o assunto. Confira!

Cachorro: alergia de contato acontece por diferentes motivos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Esse tipo de alergia em cachorro acontece devido à exposição do corpo a um componente que causa irritação na pele do animal. O organismo dos cães pode reagir de diferentes maneiras ao mesmo material, mas o que costuma desencadear esse tipo de problema é o contato direto com alguns tecidos - como a lã e o poliéster - ou produtos de limpeza - como detergente e sabão em pó. Até mesmo a guia do cachorro pode causar uma reação na pele pelo contato. O uso de determinados tipos de shampoos e perfumes também podem ocasionar esse tipo de reação alérgica. Além disso, inspirar fumaças (como a dos carros ou de cigarros) e o contato com poeira e ácaro são motivos para ficar atento à saúde do cachorro.

Alergia: cachorro pode apresentar coceira intensa e queda de pelos

É fácil identificar um cachorro com alergia: inchaço, coceira intensa, queda de pelos e vermelhidão são alguns dos principais sintomas da doença. Além disso, a região pode apresentar uma pele seca e escamosa, em alguns casos até mesmo com secreções (pus). Isso acontece porque o cão passa a coçar o local com maior frequência, ocasionando as feridas. Também vale ficar atento ao comportamento do animal, já que o cachorro pode lamber ou morder excessivamente a pele que está sofrendo com a dermatite, como se fosse uma tentativa de “tirar” aquele incômodo dele.


Um cachorro com alergia tende a se coçar ou lamber a região afetada em excesso
Um cachorro com alergia tende a se coçar ou lamber a região afetada em excesso

O que fazer ao detectar um cachorro com alergia na pele?

O primeiro passo é procurar um médico veterinário o quanto antes, de preferência especializado em dermatologia. A partir disso, o profissional vai realizar uma série de exames para identificar qual foi exatamente a causa da alergia em cachorro para, então, indicar o tratamento mais adequado. Normalmente, recomenda-se o uso de medicamentos para aliviar os sintomas da doença, mas é fundamental que tudo isso seja acompanhado de perto pelo médico do cão. Também é importante supervisionar o comportamento do cachorro com alergia, porque quanto mais ele coçar a região, mais ela pode inflamar. Fique de olho no seu amigo de quatro patas e, se quiser dar uma ajudinha para acabar com a coceira, além dos remédios prescritos pelo veterinário, uma boa solução é passar água gelada na região.

Cuidados necessários para prevenir a alergia em cachorro

A maneira mais eficaz de evitar que o seu doguinho sofra com esse tipo de alergia é cuidando muito bem para que ele não entre em contato com as superfícies causadoras do problema. Então, por exemplo, se você costuma limpar a casa com um produto específico e percebeu que o seu cãozinho está reagindo mal a isso, talvez seja melhor procurar uma marca diferente, que seja menos agressiva para os animais. No caso dos tecidos, sempre evite o poliéster, lã ou qualquer outro material que deixe o cachorro se coçando muito. Ah, vale destacar que a escovação frequente dos pelos também é um cuidado muito importante, e a melhor forma de identificar qualquer anomalia na pele do seu doguinho. No mais, não esqueça de consultar o veterinário regularmente, pois esta é a melhor forma de garantir que a saúde do cachorro está livre de problemas. 

Redação: Juliana Melo