Quem tem um cachorro em casa já se deparou com a cena do animal tentando cavar qualquer superfície, seja o chão, camas ou sofás, como se não houvesse amanhã. Na praia ou no parque, por sua vez, eles amam cavar buracos reais (para o desespero dos tutores que terão que limpar toda a sujeira depois). O que pouca gente sabe é que o ato de cavar é um comportamento natural entre os caninos. Ainda assim, esse hábito não é uma regra e pode estar mais relacionado a educação recebida do que aos instintos. Mas, afinal, por que os cachorros cavam? É possível fazê-los pararem com esse comportamento? Entenda melhor abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Porque os cachorros cavam?

Ainda que cavar seja um hábito natural dos cães, existem diferentes motivos para o tal comportamento. Segundo especialistas, o ato pode estar relacionado à ancestralidade, da época em que eles eram selvagens. Encontrar possíveis presas ou enterrar tesouros é uma motivação. Se você mora em um quintal, pode ser mais comum se deparar com o animal escondendo algum alimento que você o deu como petisco. Sim! Os cães gostam de enterrar coisas para deixá-las mais seguras. Em outros casos, pode apenas ser um método de diversão mesmo!

 

É comum o cachorro cavando antes de deitar em uma superfícieO cachorro cavando nos períodos mais quentes pode ser uma forma de se refrescar

 

O ato, no entanto, pode deixar os donos irritados. Antes de tomar qualquer atitude, é fundamental se perguntar quais estímulos e cuidados você está oferecendo ao seu amigo. A falta enriquecimento ambiental, com brinquedos e muitas atividades para distraí-lo, pode ser um dos motivos, afinal, ele precisa canalizar sua energia em algo. Ansiedade e tédio estão associados ao comportamento! Por outro lado, em dias de muito calor o animal pode cavar um buraco na tentativa de ficar mais confortável: quando o cão retira a terra do solo, automaticamente, cria uma camada com temperatura mais fresca e agradável. Por isso, no verão vale dar uma atenção maior ao seu amigo para que ele não fique incomodado.

 

Como fazer o cão parar de cavar?

Para aprender a lidar com esse hábito dos cães, o primeiro passo é entender o que o motiva e saber como ensiná-lo. Se a cena do cachorro cavando é seguida por um soneca no buraco feito, por exemplo, talvez seja um sinal de que ele esteja incomodado com a cama atual e seja preciso trocá-la. Além disso, passeios diários, brincadeiras e jogos podem fazer com que o cão saia do tédio e se divirta de outra forma. No caso do cachorro cavando móveis ou o chão dentro de casa, você pode repreendê-lo pelo comportamento e não fazer uma associação positiva. Mas, lembre-se: é essencial manter visitas regulares ao médico veterinário para saber qual a melhor forma de garantir uma boa saúde ao seu cachorro e, talvez, verificar se é preciso fazer um tratamento mais completo para evitar que esse comportamento se torne um problema.

Cadela cavando depois do parto: o que isso quer dizer?

Se você observar a cadela cavando depois do parto, isso pode estar relacionado ao instinto materno das fêmeas. Cavar o chão, caminhas, almofadas e panos é a forma que elas encontram para fazer um “ninho” para suas crias, ou seja, um lugar seguro e confortável. O mesmo ocorre com cachorras não castradas, principalmente durante o cio. Nesse caso, você precisa dar uma atenção maior ao comportamento, pois pode ser um sinal de gravidez psicológica. Observe outros sintomas que ela possa apresentar, como proteger muito um brinquedo ou almofada. Talvez seja o caso de buscar a ajuda de um veterinário para tratar o problema ou mesmo seguir para o procedimento de esterilização.

Redação: Úrsula Gomes