Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. É por isso que o Patas da Casa separou as principais características de cada raça para você nunca mais confundir.

Bulldog Francês e Bulldog Inglês: as diferenças físicas são bem perceptíveis

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma característica em comum entre esses dois doguinhos é que tanto o Bulldog Francês quanto o Bulldog Inglês têm o focinho achatado e, portanto, são raças braquicefálicas. Além disso, ambos possuem o rosto cheio de dobrinhas e pelagem curta, o que facilita a limpeza e não necessita de cuidados tão específicos.

Por outro lado, as diferenças entre os tipos de cachorro Bulldog são bastante evidentes, e é muito fácil de identificar cada um. O Bulldog Inglês é maior e mais musculoso, medindo entre 30 e 40 cm e pode pesar até 25kg. Ele tem orelhas caídas, uma cabeça com formato quadrado e bochechas largas. O cãozinho da raça também tem mais rugas espalhadas pelo corpo do que a versão francesa.

O Bulldog Francês é uma raça super popular entre os brasileiros. Por ser um cachorro menor e mais compacto, ele é uma ótima companhia para quem mora em apartamentos, já que mede em torno de 35 cm e costuma pesar de 8 a 14 kg. Com orelhas grandes e apontadas para cima, esse cãozinho parece estar sempre em estado de alerta. Além disso, o Bulldog Francês tem uma cabeça mais proporcional ao corpo e não tem tantas dobrinhas quanto os outros tipos de cachorro Bulldog.


O Bulldog Inglês (à esquerda) tem menos dobrinhas e orelhas pontudas, ao contrário do Bulldog Inglês (à direita)
O Bulldog Inglês (à esquerda) tem menos dobrinhas e orelhas pontudas, ao contrário do Bulldog Inglês (à direita)

Como é o comportamento do Bulldog Francês?

O Bulldog Francês, filhote ou adulto, tem muita energia! Algumas raças de cachorros tendem a ficar mais calmas e tranquilas quando atingem a maturidade, mas esse é um cãozinho que, independente da idade, sempre está atrás de brincadeiras e muita diversão. Como isso pode ser um pouco cansativo para o tutor, o ideal é iniciar o adestramento do filhote de Bulldog logo no primeiro ano de vida para ensinar comandos básicos de obediência. Também é importante se atentar à rotina de exercícios físicos que esse cãozinho exige, já que, mesmo com as limitações do focinho, o Bulldog Francês é bastante energético. Fora isso, o cãozinho é um amor e um grande companheiro para todas as horas, sempre muito fiel e carinhoso com sua família.

Preguiça é praticamente o sobrenome do Bulldog Inglês

O Bulldog Inglês é totalmente o oposto do Bulldog Francês quando o assunto é temperamento. Preguiçoso, esse cãozinho gosta mesmo é de passar o dia deitado vendo o tempo passar, de preferência com pouca - ou quase nenhuma - movimentação. Uma vida agitada e com muitas atividades físicas definitivamente não combina nadinha com ele. De resto, o Bulldog Inglês é muito calmo e tranquilo, sendo um cão de companhia ideal para qualquer família. A única atenção especial é com alguns problemas de saúde, como a obesidade canina, já que o sedentarismo costuma estar bem presente na rotina do animal e pode acabar levando ao aumento de peso. Além disso, o filhote de Bulldog Inglês deve ser socializado adequadamente para melhorar a convivência dele com outras pessoas e animais, pois ele tende a ser ciumento, principalmente se sentir que ele está sendo deixado de lado.

Redação: Juliana Melo