Comportamento animal

Buldogue Francês: como é a personalidade e o que esperar do comportamento da raça?

Publicado - 07 Julho 2023 - 14h39

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O Buldogue Francês é uma raça de cachorro que chama a atenção de qualquer um. Com sua carinha amassada e jeitinho cativante, tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e no mundo. O Bulldog Francês surgiu a partir de cruzamentos do Bulldog Inglês e no início era uma raça muito usada para caçar roedores. Porém, acabou conquistando tanto as pessoas que se tornou um cão de companhia querido por todos.

O cachorro Bulldog Francês tem uma personalidade única, ideal para conviver com os mais diferentes tipos de pessoas. Quer saber mais sobre o temperamento do Buldogue Francês, como é o seu comportamento no dia a dia e que cuidados são necessários durante a convivência com a raça? Confira a matéria a seguir!

O que define a personalidade de um cachorro?

Seja um Buldogue ou qualquer outra raça: quando falamos de personalidade, o cachorro é influenciado por diferentes fatores. Primeiro, a origem e instintos naturais da raça podem falar alto. Ou seja, se for um cão que originalmente era usado como cão de guarda, ele tende a ser mais protetor e desconfiado com estranhos. Já se for um cachorro de pastoreio, a inteligência e agilidade são os pontos fortes.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Para completar, a maneira como o cachorro é criado tem um impacto e tanto sobre o comportamento dele. Para isso, o adestramento positivo e a socialização correta são as chaves para que o animal não tenha nenhum problema na fase adulta. No caso do Buldogue Francês, tudo é muito tranquilo porque ele sempre foi um cão de companhia, embora seus antepassados tenham sido usados como cães de luta. 

O que eu preciso saber antes de ter um Buldogue Francês?

Não há nada mais prazeroso do que conviver com um Bulldog Francês! Temperamento da raça é marcado por muita energia, carisma, fidelidade e afeto. São cães gostam de estar sempre próximos à família, e o apego é tão grande que é bom ter cuidado para que eles não sofram com ansiedade de separação. Também é importante cuidar de todas as necessidades do animal, como higiene, saúde, estímulos físicos e mentais.

Buldogue Francês: personalidade dócil, brincalhona e carinhosa fazem parte da raça

O jeitinho dócil do Buldogue Francês faz qualquer um se apaixonar! Por ser um cão de companhia, ama ficar próximo da família, sendo muito carinhoso, leal e apegado a ela. O cãozinho também é super animado e divertido. São muitas as características do Buldogue Francês: a personalidade afetuosa, brincalhona e protetora faz com que a raça seja uma boa opção para conviver com crianças.

A verdade é que o cachorro Bulldog Francês é uma das raças mais sociáveis e se dá bem com todos, sejam pessoas ou outros animais. Além disso, é ótimo para viver com pessoas que vivem sozinhas, pois se torna um verdadeiro melhor amigo e companheiro de todas as horas. Esse cãozinho é bastante inteligente mas, por outro lado, também é teimoso. Por isso, é preciso ter paciência durante o adestramento, que traz resultados positivos após muitas repetições.

Bulldog Francês é tranquilo pode se tornar muito dependente do tutor

A raça Bulldog Francês tem um comportamento muito fácil de lidar. Cães dessa raça não costumam latir muito e, quando fazem, normalmente é apenas para chamar atenção do tutor. Apesar de serem brincalhões, não têm muita energia e, por isso, são muito tranquilos no dia a dia. Seja um adulto ou um filhote de Bulldog Francês, a raça ama atenção, preferindo muito mais viver dentro de casa do que separado em um quintal.

Por ser muito afetuoso, é comum que o Bulldog Francês seja bem dependente do tutor. Se ficar muito tempo longe dele, pode desenvolver ansiedade de separação. Isso pode até mesmo fazer com que o pet se torne mais agitado e apresente comportamento destrutivo quando se sente sozinho. Por isso, quem tem um Buldogue Francês em casa precisa sempre separar um tempinho do dia para ficar próximo ao animal e evitar esse tipo de problema, além de investir em um bom adestramento e socialização adequada.

Como é ter um Bulldog Francês em apartamento?

O Buldogue Francês é um dos melhores cachorros para apartamento. Isso porque a raça não é tão energética e ativa como outras, o que torna a convivência mais tranquila. Pequenos passeios diários são suficientes para lidar com o Buldogue Francês. No entanto, é importante ter em mente que esse é um cachorro que não lida muito bem com calor. Por isso, quem vive em apartamento e pretende ter um cãozinho da raça deve procurar alternativas para amenizar o incômodo do animal no verão, principalmente quem mora em lugares muito quentes.

Bulldog Francês deitado na gramaBuldogue Francês com a cabeça virada de ladoBulldog Francês sentado no chão com a língua de foraBuldogue Francês sentado no sofá de casaBulldog Francês passeando na praiaBulldog Francês com coleira passeando ao ar livre

Cachorro Bulldog Francês não pode se exercitar muito por causa da braquicefalia

 

Apesar de amar uma boa brincadeira, o Buldogue Francês, filhote ou adulto, pode ser um cachorro preguiçoso. Essa característica está relacionada ao fato dele ser um cachorro braquicefálico. Cães com braquicefalia têm alterações anatômicas, como o focinho achatado, que comprometem a respiração. Por isso, o Bulldog Francês é uma raça que não precisa de muitos exercícios. Ele não aguenta corridas e atividades muito intensas, pois logo fica ofegante e com dificuldade de respirar.

Além disso, não se dá muito bem com excesso de calor, pois, por conta dos problemas respiratórios, tem maior dificuldade em manter a temperatura corporal equilibrada, o que favorece a hipertermia. Por isso, ao passear com um cachorro Bulldog Francês, escolha sempre os horários de menos sol, procure locais mais arejados, leve sempre uma garrafa de água para hidratar e percorra trechos curtos em um pequeno intervalo de tempo. 

 

Como cuidar de um filhote de Buldogue Francês?

O Buldogue precisa de alguns cuidados especiais no dia a dia.  Sempre mantenha o pote de água cheio para que ele se hidrate bastante. O rosto amassado do Bulldog Francês com as famosas dobrinhas também precisa ser cuidado para não acumular sujeira. Além disso, sempre seque bem após o banho, para evitar a proliferação de fungos no local. 

Outros cuidados essenciais para manter a saúde do Buldogue Francês em dia

 Por ser um cachorro braquicefálico, é preciso ter atenção à sua saúde, levando-o em consultas regulares ao veterinário. Outro cuidado com o Buldogue Francês é com sua alimentação, já que a raça tem predisposição à obesidade canina. É essencial oferecer ração na quantidade correta e sem exageros. Lembre-se que o filhote de Bulldog Francês precisa de uma alimentação diferente da de um adulto. Por isso, preste atenção para oferecer sempre a ração que esteja de acordo com sua idade. Para evitar o sedentarismo, mantenha o pet ativo com brincadeiras e caminhadas frequentes, mas sempre respeitando suas limitações de saúde. 

Bulldog Francês: valor pode variar bastante

Sem dúvidas, ter um Buldogue Francês em casa é ter um companheiro para todas as horas. Se você quer um cão dessa raça, fique atento aos preços. Para comprar um Bulldog Francês, preço costuma ficar entre R$3.000 e R$6.000. Um Buldogue Francês filhote costuma ser mais caro do que um adulto. Além disso, para se ter um Bulldog Francês, valor deve ser pensado também a longo prazo.

Esse cãozinho provavelmente precisará de alguns gastos especiais com saúde e, por isso, é importante pensar bem antes de comprar. Outro fator importante que deve ser levado em conta na hora de comprar um cachorro Bulldog Francês é escolher um canil de confiança, que trate bem e ofereça boa qualidade de vida aos animais. 

É caro manter um Bulldog Francês?

Assim como qualquer cão, é preciso pensar nos gastos mensais com o cachorro para mantê-lo com uma boa qualidade de vida. Nessa conta, vale incluir os custos com alimentação (ração e petiscos), saúde (consultas veterinárias e vacinação), higiene (banho e tosa, tapetes higiênicos, etc) e lazer (brinquedos, por exemplo). Além disso, ter uma reserva separada para emergências também é necessário, pois nunca sabemos quando o cachorro pode adoecer e esse se torna um gasto "extra".

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 28/01/2022
Atualizado em: 07/07/2023

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Gato

O gato Bengal é selvagem, híbrido ou doméstico? Curiosidades sobre os instintos da raça que parece um leopardo

O gato Bengal é uma das raças mais exóticas que existem por uma razão simples: eles são bem parecidos visualmente com o leopardo, um...

Adote um animal

8 características do Sphynx, o gato sem pelo

A aparência única e charmosa do Sphynx gera muita curiosidade. Afinal, não é todo dia que a gente encontra um gato sem pelo por aí, ...

Adote um animal

Qual é o maior cachorro do mundo? Conheça 6 raças gigantes que batem recordes no quesito tamanho

Você já se perguntou qual é o maior cachorro do mundo? Existe uma grande variedade de raças com características físicas diferentes, ...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Ver todas