Existem vários brinquedos para gatos que são capazes de garantir a diversão e o entretenimento do seu bichano por horas. Entre eles, está o novelo de lã. Isso mesmo! Aquele emaranhado de fios fofinhos é um dos brinquedos caseiros para gatos favoritos. Mas você sabe o motivo dessa preferência pela lã? Para esclarecer essa dúvida e entender esse comportamento de gato, o Patas da Casa reuniu as principais explicações para esse fascínio dos felinos por novelos de lã. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Novelo de lã para gatos: interesse dos bichanos tem relação com um instinto de caça

Quem tem um bichano em casa sabe bem o quanto o comportamento do gato ainda possui alguns traços do seu instinto selvagem e caçador. A cena de gatos brincando com um novelo de lã, por exemplo, está diretamente ligada ao passado dos felinos. Qualquer coisa que se move ou balance,mesmo que um simples fio de barbante, é capaz de ativar os mesmos instintos predatórios que um gato tem ao ver possíveis presas por perto. Além disso, o movimento do fio ao rolar, balançar ou desenrolar remete às cobras, que costumavam ser suas adversárias diretas na busca por presas na natureza. Por isso, o ato de brincar com o novelo de lã para gatos é sinônimo de caça e defesa de território para o felino.

Brinquedos para gatos: o novelo de lã ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade do animal

Os gatos são animais extremamente sensíveis e, por isso, qualquer mudança na rotina ou até mesmo o tédio são fatores que causam estresse e ansiedade no animal. Nesses casos, o novelo de lã para gatos pode ser um grande aliado. Isso porque esse tipo de brinquedo ajuda a manter o seu bichano entretido por mais tempo. Por isso, ao perceber que o seu gatinho anda estressado ou entediado, experimente reservar um período do seu dia para estimulá-lo com o novelo de lã. Para deixar o "brinquedo" mais interessante, experimente passar um pouco de erva de gato nos fios do novelo. 

 

brinquedos para gatos: gato brincando com novelo de lã

Brinquedos para gatos filhotes: o novelo de lã estimula as habilidades físicas do seu felino 

 

Quando se trata de filhotes, é comum que os tutores se questionem sobre como brincar com gatos nessa idade. Embora exista uma série de brinquedos, como arranhadores e bolinhas, o bom e velho novelo de lã pode ser uma ótima opção para divertir o seu amigo e desenvolver as suas habilidades físicas ainda na “infância”. Afinal, os felinos possuem um senso natural para objetos em movimentos e, por isso, tentam sempre acompanhar rapidamente os brinquedos. Então, já sabe, né? Aquele novelo de lã perdido pela casa pode ser muito útil para manter o seu pet distraído enquanto o ensina a praticar hábitos comuns no universo dos felinos domesticados, como escalar prateleiras ou subir na cama. 

Redação: Úrsula Gomes