A briga de cachorro pode acontecer por diferentes motivos e é sempre uma situação bem desagradável, tanto para o tutor quanto para os cãezinhos envolvidos, que podem até ficar feridos. Mas quais são os gatilhos que causam esses conflitos? É importante ter em mente que a agressividade normalmente não faz parte do comportamento canino, e sempre existe uma razão por trás desse tipo de situação. Para entender melhor por que as brigas de cães acontecem e o que fazer para evitá-las, preparamos uma matéria para explicar tudo sobre o assunto.

Cachorro brigando: quais as motivações?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Alguns cachorros são mais territorialistas que outros. Geralmente, a disputa por alimento é um dos principais gatilhos para os conflitos, mas não o único. Como muitos sabem, os cachorros também podem desenvolver alguns sentimentos humanos, como ciúmes, e isso também pode influenciar no comportamento canino, que se torna mais agressivo ou possessivo em determinadas situações. Esse ciúmes normalmente é direcionado para o próprio tutor, mas também pode envolver um brinquedo preferido ou objetos específicos da casa. Outros possíveis motivos para isso são a falta de estímulo físico e/ou mental com brincadeiras e passeios, ou até mesmo a presença de algum problema de saúde, que pode deixar o cachorro mais temperamental do que o normal.

Briga de cães: o comportamento canino muda quando o animal está prestes a atacar

A linguagem corporal canina é capaz de revelar muita coisa sobre os nossos amigos de quatro patas até mesmo nos momentos de conflito. Por isso, vale ficar atento a algumas mudanças de comportamento que são bem comuns antes da briga de cachorro. Os rosnados e latidos em excesso são o que mais chamam a atenção, mas a postura do animal também muda completamente nessas horas, e o cachorro tende a ficar com os pelos eriçados e manter um olhar fixo para o seu alvo. Além disso, o rabo do cachorro tende a ficar na altura do corpo, imóvel, sendo um claro sinal de que o cãozinho está prestes a atacar.


Uma das principais causas das brigas de cachorro é a disputa por território
Uma das principais causas das brigas de cachorro é a disputa por território

O que fazer para os cachorros pararem de brigar?

A maioria das pessoas não sabe como separar briga de cachorro, mas não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo é nunca se intrometer fisicamente entre os dois animais ou as chances de você sair ferido são altas. Por isso, uma das melhores formas de acabar com a briga de cães é com o velho truque de jogar ou borrifar água na face deles: os jatos desviam a atenção dos cachorros para uma outra situação, cessando o conflito entre eles. Além disso, bater palmas ou fazer barulho com panelas e outros objetos também é uma tática que funciona muito bem. Como o cachorro tem uma audição bem sensível, qualquer barulho muito alto costuma incomodá-los, e eles não vão ter condições de continuar brigando entre si.

Em contrapartida, também é importante saber o que não se deve fazer de jeito nenhum na hora de separar a briga de cachorro. Gritos, por exemplo, devem ser evitados, assim como violência física contra os animais. Afinal, punição nunca é a solução, né? 

Veja algumas dicas para evitar a briga de cachorro

Conviver com dois cachorros que não se dão bem não é uma tarefa fácil, mas é possível administrar bem a situação com algumas atitudes. Para começar, cada animal deve ter um horário específico para as refeições, o que vai ajudar a evitar possíveis disputas por alimento. Os brinquedos dos cachorros também devem ser guardados em lugares separados, principalmente se eles forem muito possessivos com seus objetos. Além disso, vale procurar a ajuda de um adestrador profissional para tentar melhorar a convivência entre os dois doguinhos e utilizar a técnica do reforço positivo na hora de estimular uma aproximação saudável entre eles.

Redação: Juliana Melo