Seja na hora do passeio ou quando temos mais de um pet em casa, ver um cachorro brigando pode desesperar os tutores. Não é por menos: a briga de cachorro, de fato, é muito preocupante. Os cães possuem muita força e dentes afiados que podem acabar causando consequências graves em uma briga. Por conta disso, é muito importante saber como lidar com a situação. Mas você sabe como separar briga de cachorro? O Patas da Casa reuniu dicas importantes para te ajudar com isso. Dá só uma olhada!

Descubra quem é o seu cachorro no parcão!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro brigando: por que alguns cães se estranham?

Seja uma briga de cachorro grande ou uma briga de cachorros pequenos: os tutores sempre se questionam o motivo do conflito, que pode ter diferentes explicações. Muitos cães têm instintos territorialistas bastante acentuados, e quando eles precisam "compartilhar" o mesmo ambiente, as disputas acabam se acentuando. Ou seja, é muito mais uma luta para saber quem manda — e isso também pode refletir em brigas de rua.

Além disso, outros tipos de disputa também podem servir como gatilhos da briga de cachorro, como: disputa por alimento, brinquedos, objetos, fêmeas e até mesmo a atenção do tutor. Tudo isso pode resultar em um cachorro brigando com o outro, mesmo que eles vivam juntos. 

Vale lembrar que às vezes um cão não gosta do outro por causa de ciúmes, ainda mais se for um animal naturalmente mais possessivo e que não gosta que ninguém se aproxime do dono. Se você tem um cachorro ciumento, esse pode ser o motivo por que ele não aceita outros cães com facilidade.

“Meus cachorros estão se estranhando”: fique atento aos sinais antes da briga começar

Se o assunto é briga de cães, a principal dica é prestar atenção nos pets antes mesmo da briga começar. Manter esse cuidado é muito importante, principalmente para quem tem dois cachorros brigões em casa. Para isso, é preciso pensar nos animais como se fossem seres humanos. Antes de partirem para a agressão física, as pessoas começam a se exaltar até brigarem realmente de fato. Com os cães não é diferente, e a briga animal dá sinais claros de que vai acontecer.

É importante saber como identificar os sinais que antecedem um ataque de cachorro, como:

  • rosnados;
  • pelos arrepiados;
  • rabo rígido na altura do corpo;
  • dentes à mostra;
  • orelhas apontadas para frente;
  • corpo enrijecido.

Ao observar esse tipo de comportamento, o tutor deve desviar a atenção dos animais para outra coisa (impedindo o contato visual entre os dois) até que parem de se estranhar. Caso o comportamento agressivo seja frequente no dia a dia do seu cão, é recomendado o auxílio de um adestrador.

 

Descobrir a motivação da briga de cães é muito importante

Descobrir a motivação da briga de cachorro é muito importante

 

O que fazer quando dois cachorros se estranham?

Caso você não consiga impedir a briga de cachorro, o ideal é evitar o desespero e pensar de forma prática para separar a briga. Pode ser difícil, mas entrar no meio do conflito não é recomendado, pois o risco de se machucar é grande. A dica do que fazer quando seus cachorros estão se estranhando é tentar desviar a atenção deles, sem que haja contato físico. As melhores atitudes a serem tomadas para um cachorro parar de atacar outro são:

  • bater palma o mais forte que você puder;
  • colocar um som alto no celular;
  • bater panelas;
  • jogar água no meio da briga.

Para desviar o foco da briga de cães, muitos tutores começam a gritar alto, mas essa atitude não é recomendada, pois pode alarmar ainda mais os animais. O ideal é que o som pareça estar saindo do ambiente e não do tutor. Caso você não consiga dispersar os animais nas técnicas alternativas, levante as patas traseiras dos cães. Dessa forma, o animal vai perder o equilíbrio e ficará mais fácil de separar o conflito.

Briga: cachorro precisa ter o comportamento avaliado pelo tutor

cachorro brigando na rua ou em casa com frequência deve ser observado para saber o que motiva o comportamento. O motivo da disputa pode deixar o tutor ligado para impedir brigas futuras. No caso de briga de cachorros que vivem juntos, geralmente a motivação é a disputa por comida. Nesse caso, o pai de pet pode pôr em prática algumas estratégias para evitar conflitos. 

Como evitar a briga de cães que vivem juntos?

Muita gente pensa que separar cachorros que vivem juntos é a melhor maneira de evitar que a briga de cães aconteça, mas não é bem assim. Essa é uma atitude extrema, e, mesmo que pareça difícil lidar com dois "alfas" dentro de casa, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para não encontrar o cachorro brigando à toa. As dicas para dois cães virarem amigos são:

  • apresente os cães corretamente, de forma gradual, e com reforços positivos;
  • proporcione momentos de diversão e descontração entre eles sempre que possível;
  • lembre-se que cada cachorro deve ter seu pote de ração e seu próprio bebedouro;
  • se possível, alimente-os em horários diferentes;
  • ofereça mais de um brinquedo para cada (e o mesmo vale para outros itens pessoais, como caminha, cobertores, etc.);
  • gaste a energia dos cachorros com passeios, brincadeiras e outras atividades;
  • dê o mesmo nível de atenção para cada.

Caso nada disso funcione, vale lembrar ainda que o treinamento com um adestrador profissional pode ser válido para tentar contornar os conflitos e tornar a convivência entre os pets mais harmoniosa.

Redação: Hyago Bandeira

Publicado originalmente em: 17/12/2021

Atualizado em: 05/06/2023