Saúde de cachorro

Bolinhas no corpo do cachorro: o que são? Devo me preocupar?

Publicado - 16 Julho 2021 - 17h10

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

As bolinhas no corpo do cachorro tem diferentes causas. Normalmente, o primeiro pensamento que vem à cabeça do tutor é associar os carocinhos a tumores. Mas será que isso é sempre um sinal de alerta? O que significa se as bolinhas vierem acompanhadas de manchas vermelhas no corpo do cachorro? O médico veterinário é sempre a melhor pessoa para identificar o que está acontecendo e recomendar o melhor tratamento, mas um olhar mais atento também pode ajudar a entender e avaliar a situação. Para te auxiliar, explicamos a seguir quais são as principais causas das bolinhas na pele do cachorro e o que fazer nesses casos. 

Bolinhas na pele do cachorro podem aparecer por diferentes motivos

Antes de tudo, é necessário entender que os carocinhos na pele do cachorro nem sempre são sinônimo de problema. Pelo contrário: na maioria das vezes, essas pequenas protuberâncias não são graves e bem fáceis de tratar. Mesmo em casos de tumores - sejam eles benignos ou malignos -, se o tutor detectar as bolinhas na pele do cachorro ainda no início, as chances de um tratamento rápido e eficaz são altas. As principais causas das bolinhas na pele do cachorro são:

Verrugas: nesse caso, os carocinhos na pele do cachorro tem uma aparência enrugada e normalmente é benigno, como o papiloma canino. Ainda assim, vale ficar atento a possíveis sangramentos no local. Se isso acontecer, a remoção da verruga é a melhor alternativa.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Cistos apócrinos: essas massinhas rígidas se transformam em bolinhas no corpo do cachorro por causa do bloqueio das glândulas apócrinas. Elas são bem semelhantes a bolhas, são benignas e desaparecem quando são estouradas.

Abscessos: são carocinhos na pele do cachorro que normalmente vêm acompanhados de pus e sangue. Podem ser o resultado de infecções e costumam ser bem incômodos para o pet, principalmente se forem rompidos.

Hematomas: além da aparência arroxeada ou avermelhada, os hematomas também podem formar pequenas bolinhas na pele do cachorro. Tendem a sumir com o tempo.

Histiocitomas: são pequenos carocinhos duros que podem atingir a cabeça, pernas e orelhas do animal durante o primeiro ano de vida, mas que somem logo depois.

Lipomas: nesse caso, as bolinhas na pele do cachorro aparecem por causa do excesso de peso. São nódulos que surgem por causa do acúmulo das células de gordura, resultando em um tumor benigno.

Tumores malignos: aqui é importante prestar muita atenção em bolinhas na pele do cachorro que crescem rapidamente e têm o aspecto de um machucado que não sara. Quando esse tipo de caroço surge, é necessário buscar ajuda o quanto antes.


As bolinhas no corpo do cachorro podem ser benignas ou malignas. Vale consultar um veterinário para investigar.
As bolinhas no corpo do cachorro podem ser benignas ou malignas. Vale consultar um veterinário para investigar.

O que fazer ao identificar bolinhas no corpo do cachorro?

Se você encontrou bolinhas na barriga do cachorro ou em qualquer outro lugar do seu corpo, não deixe de consultar um veterinário. Somente um profissional qualificado pode determinar o que está ocorrendo com a saúde do cachorro e às vezes durante uma simples avaliação clínica, o médico já é capaz de identificar o que houve e descartar algumas hipóteses. Ainda assim, alguns exames laboratoriais e complementares podem ser solicitados para que o diagnóstico não tenha erros.

Após descobrir o que causou as bolinhas no corpo do cachorro, o médico veterinário vai definir qual é o tratamento mais adequado para a situação, caso seja necessário. Alguns carocinhos desaparecem com o tempo sem necessidade de terapia, mas no caso de tumores malignos, como o câncer de pele, é importante seguir à risca as recomendações médicas.

Além dos carocinhos, manchas vermelhas na pele do cachorro também precisam de atenção

Não basta procurar apenas por bolinhas no corpo do seu pet. Qualquer mancha vermelha na pele do cachorro também pode ser um sinal de alerta, especialmente se for uma ferida que não cicatriza com o tempo e que evolui para estruturas elevadas, como pequenos caroços. Geralmente quando isso acontece, é sinal de tumor de pele. Ele deve ser removido o quanto antes para evitar que se espalhe e atinja outras partes do corpo do bichinho.

Mas é importante diferenciar essa situação de problemas comuns. Às vezes as manchas vermelhas na pele do cachorro também podem ser decorrentes de uma reação alérgica, infecções fúngicas, infecções bacterianas e sarna sarcóptica ou demodécica.

Redação: Juliana Melo

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

O que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Ver todas