A berne em cachorro - ou bicheira, como é popularmente conhecida - é um problema mais comum do que parece, principalmente na zona rural, onde há mais presença de moscas e insetos. Causada pelas larvas da mosca varejeira, a doença se desenvolve embaixo da pele do pet, gerando intenso desconforto para ele a cada vez que o parasita se mexe ou se forma no tecido subcutâneo (além, claro, de prejudicar a saúde do cachorro).

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você, certamente, não quer ver o seu cãozinho com dor, não é mesmo? Pensando nisso, preparamos uma matéria especial com dicas de como tirar berne de cachorro - caso ele já esteja passando por isso -, sintomas de berne e, ainda, com os principais cuidados para que esse incômodo nem apareça. Vem conferir!

Berne em cachorro: entenda como a doença surge

A mosca varejeira, responsável pelo aparecimento da berne no cachorro, só precisa de 24h para causar o problema que pode atingir o pet. Ela vive exatamente um dia, e nesse tempo faz todo o processo necessário para proliferar suas larvas por aí: deposita seus ovos em outro inseto e este encontra algum mamífero para infectar - o que explica o fato da doença não ser restrita apenas às áreas com a presença dessa mosca.

Depois de se alojarem no interior da pele do animal, essas larvas levam, em média, 45 dias para se desenvolverem e virarem moscas novamente. Mas, enquanto isso, o mamífero hospedeiro sofre com intensos incômodos, já que elas passam todo esse período se alimentando do tecido da sua pele. Por ser tão incômodo, muitos tutores buscam formas de como matar berne em cachorro de forma rápida.

Berne em cachorro: como identificar o problema?

O cachorro com berne fica extremamente incomodado com os parasitas, e vai fazer de tudo para se livrar disso com lambidas e mordidas no local. A presença de nódulos também é comum. O buraco na pele do cachorro costuma ter uma aparência alta e inflamada, sendo facilmente identificado por um tutor mais atento. Esses são os sinais mais evidentes que devem ligar o alerta de como tirar berne.

Quanto tempo o berne fica no cachorro?

Para quem não sabe como acabar com berne em cachorro, ou simplesmente não percebeu os sintomas do problema, saiba que as larvas podem ficar na pele do hospedeiro por, aproximadamente, 40 dias. É nesse período que a larva se transforma em pupa e, em seguida, vira uma mosca.

Passados esses 40 dias, o berne sai sozinho do cachorro, mas causa uma enorme dor e incômodo ao paciente. Por isso, os especialistas em saúde animal recomendam a retirada do berne com medicamentos antes de finalizar esse processo. Mas nada de apostar em um remédio para berne em cachorro caseiro, hein?! O ideal é sempre procurar um profissional quando falamos da berne em cachorro! Como tirar não é difícil, mas requer orientação médica.

berne em cachorro: cão se coçando

Como tirar berne de cachorro: saiba o que fazer para que seu cão fique livre da doença

Se você desconfiar ou identificar que o seu cachorro está com bicheira, é necessário se organizar para recorrer, imediatamente, a um bom veterinário para que ele avalie em que estágio a doença está e indique o melhor tratamento. Tentar resolver o problema em casa, com um remédio caseiro para matar berne em cachorro indicado por terceiros, está longe de ser a melhor solução e ainda pode agravar o quadro. 

Só um profissional vai saber recomendar o melhor remédio para berne em cachorro - que, em geral, tem o objetivo de matar a larva com ausência de oxigênio - e o período necessário de ação antes da retirada completa do parasita. Além disso, diferentemente de um tratamento caseiro, o acompanhamento com um veterinário diminui as chances de reincidência do problema por não deixar resquícios na hora de remover os parasitas.

Como a maioria dos medicamentos são em forma de comprimido para berne em cachorro, é importante saber como dar remédio para cachorro do jeito certo. Alguns tutores gostam de camuflar o medicamento junto da comida do animal, enquanto outros preferem usar um aplicador de comprimido para pets.

Dica: para impedir que o cãozinho acabe atrapalhando a eficácia dos remédios com mordidas e lambidas, vale usar um colar elizabetano - aquele adereço colocado no pescoço e que parece uma espécie de funil. Assim, você não terá nenhum problema na hora de como tirar berne em cachorro.

O que acontece se não tirar o berne do cachorro?

É normal que os tutores se questionem o que acontece se o berne não for retirado. Como já foi dito, as larvas podem ficar até 40 dias na pele do animal. Se não houver a remoção de berne nesse meio tempo, nem um tratamento adequado, a região que foi atacada pelos parasitas tem altas chances de ficar aberta e exposta. Isso, por sua vez, pode provocar feridas e inflamações. Por isso, quando falamos da berne em cachorro, remédio prescrito pelo veterinário é importante para evitar problemas maiores.

Bicheira em cachorro: veja os cuidados necessários para prevenção!

Nas zonas rurais, locais onde a berne em cachorro é ainda mais comum, um cuidado muito recomendado é a pulverização de produtos químicos para controlar o aparecimento das moscas que transmitem a doença. Mas não para por aí: tanto para esta quanto para as demais regiões, também é indicado o uso de coleiras repelentes para cachorro ou de remédios orais específicos - devidamente indicados pelo veterinário, é claro - para impedir a contaminação da berne de cachorro.

Cuidados básicos de higiene no dia a dia também funcionam como prevenção - como manter o ambiente sempre limpo para evitar a aglomeração de moscas, não deixar a comida exposta, dar banho em cachorro regularmente, escovar o pelo semanalmente e ficar atento com qualquer coceira ou ferida no corpo do seu cão. A prevenção, certamente, é o melhor caminho para não precisar se preocupar depois com como tirar bicho de cachorro.

Publicado originalmente em:  18/10/2019

Atualizado em: 19/09/2023