Saúde

Bicheira ou berne em cachorro: o que é, tratamento e como evitar que seu pet tenha o problema

Berne em cachorro: saiba como curar e os cuidados necessários para impedir que o problema apareça no seu pet!
Berne em cachorro: saiba como curar e os cuidados necessários para impedir que o problema apareça no seu pet!

A berne em cachorro - ou bicheira, como é popularmente conhecida - é um problema mais comum do que parece, principalmente na zona rural, onde há mais presença de moscas e insetos. Causada pelas larvas da mosca varejeira, essa doença se desenvolve embaixo da pele do pet, gerando intenso desconforto para ele a cada vez que o parasita se mexe ou se desenvolve no tecido subcutâneo (além, claro, de prejudicar a saúde do cachorro). Você, certamente, não quer ver o seu cãozinho com dor, não é mesmo? Então, pensando nisso, preparamos uma matéria especial com dicas de como tirar berne de cachorro - caso ele já esteja passando por isso - e, ainda, com os principais cuidados para que esse incômodo nem apareça. Vem conferir!

Berne em cachorro? Entenda como o problema aparece

A mosca varejeira, responsável pelo aparecimento da berne, só precisa de 24h para causar o problema que pode atingir o pet. Ela vive exatamente um dia, e nesse tempo faz todo o processo necessário para proliferar suas larvas por aí: deposita seus ovos em outro inseto e este encontra algum mamífero para infectar - o que explica o fato da doença não ser restrita apenas às áreas com a presença dessa mosca.

Depois de se alojarem no interior da pele do animal, essas larvas levam, em média, 45 dias para se desenvolverem e virarem moscas novamente. Mas, enquanto isso, o mamífero hospedeiro sofre com intensos incômodos, já que elas passam todo esse período se alimentando do tecido da sua pele. O resultado no pelo de um cachorro são buracos altos e inflamados, facilmente identificados por um tutor mais atento.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
     A berne em cachorro gera muitos incômodos por causa dos parasitas que se alojam no interior de sua pele.
    A berne em cachorro gera muitos incômodos por causa dos parasitas que se alojam no interior de sua pele.

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Como tirar berne de cachorro: saiba o que fazer para que seu cão fique livre da doença

    Se você desconfiar ou identificar que o seu cachorro está com a popular bicheira, é necessário se organizar financeiramente para recorrer, imediatamente, a um bom veterinário para que ele avalie em que estágio a doença está e indique o melhor tratamento. Tentar resolver o problema em casa, com medicamentos recomendados por terceiros, está longe de ser a melhor solução e ainda pode agravar o quadro.

    Só um profissional vai saber recomendar o melhor remédio para berne em cachorro - que, em geral, tem o objetivo de matar a larva com ausência de oxigênio - e o período necessário de ação antes da retirada completa do parasita. Além disso, diferentemente de um tratamento caseiro, o acompanhamento com um veterinário diminui as chances de reincidência do problema por não deixar resquícios na hora de remover os parasitas.

    Dica: para impedir que o cãozinho acabe atrapalhando a eficácia dos remédios com mordidas e lambidas, vale usar um colar elizabetano - aquele adereço colocado no pescoço e que parece uma espécie de funil.

    Bicheira em cachorro: veja os cuidados necessários para prevenção!

    Nas zonas rurais, locais onde a berne em cachorro é ainda mais comum, um cuidado muito recomendado é a pulverização de produtos químicos para controlar o aparecimento das moscas que transmitem a doença. Mas não para por aí: tanto para esta quanto para as demais regiões, também é indicado o uso de coleiras repelentes ou de remédios orais específicos - devidamente indicados pelo veterinário, é claro - para impedir a contaminação.

    Cuidados básicos de higiene no dia a dia também funcionam como prevenção - como manter o ambiente sempre limpo para evitar a aglomeração de moscas, não deixar a comida exposta, dar banhos regulares, escovar o pelo semanalmente e ficar atento com qualquer coceira ou ferida no corpo do seu cão.

    Redação: Nívia Passos

    Pode dar dipirona para gato? Descubra se o medicamento é permitido e quais são as recomendações

    Próxima matéria

    Pode dar dipirona para gato? Descubra se o medicamento é permitido e quais são as recomendações

    Bicheira ou berne em gato: saiba como evitar que seu felino tenha o problema
    Saúde

    Bicheira ou berne em gato: saiba como evitar que seu felino tenha o problema

    Feridas e machucados abertos em felinos é um problema muito sério, pois podem causar uma situação muito incômoda: a bicheira (também chamada de míiase) e a berne em gato. A forma de transmissão é a mesma nos dois casos e ocorre quando moscas varejeiras depositam ovos na ferida. A partir disso, os ovos evoluem para larvas no tecido subcutâneo (embaixo da pele) do animal. O ponto positivo é que tem cura, tratamento e prevenção para esses dois problemas. Quer saber como tratar a berne e a bicheira em gato? Nós te ensinamos como cuidar de gato e resolver o problema!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!
    Saúde

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!

    A possibilidade de um cachorro doente é o pesadelo de todo tutor. Nossos cães são companheiros fiéis que dependem de nós para ter uma vida plena e saudável. Por isso, é importante conhecer os problemas de saúde mais comuns que afetam os bichinhos, seus principais sintomas e métodos de prevenção. Para manter o seu cão sempre feliz e seguro, é fundamental fornecer água e alimentação adequadas, manter uma rotina de exercícios, cuidar da limpeza do ambiente e visitar o veterinário regularmente.

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Como aumentar a imunidade do cachorro? Qual o impacto na saúde? Saiba tudo sobre o sistema imunológico canino
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro? Qual o impacto na saúde? Saiba tudo sobre o sistema imunológico canino

    A saúde do cachorro sempre deve estar em primeiro lugar para quem é pai de pet. Os cachorros tem um sistema imunológico que trabalha desde seu nascimento e vai se desenvolvendo conforme o cão é exposto a patógenos. Assim como nos humanos, alguns fatores externos podem prejudicar o sistema imunológico canino. Situações de estresse, má alimentação, mudanças de clima e baixas temperaturas, por exemplo, podem afetar o sistema imunológico do cãozinho. A defesa desabilitada do organismo do cachorro pode resultar em doenças recorrentes, abatimento e cansaço. Lembre-se que é sempre necessário a avaliação de um médico veterinário de confiança caso seu amigo de quatro patas esteja apresentando sintomas de qualquer doença. Se você quer entender mais como aumentar a imunidade baixa do cachorro e entender melhor o funcionamento do sistema imunológico canino, o Patas da Casa reuniu todas as informações sobre o assunto. Vem dar uma olhada!

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?
    Saúde animal

    Castração de gato: quais os cuidados que você deve ter no pós-operatório?

    A castração de gato é um procedimento cirúrgico que vai muito além de evitar a gravidez indesejada e o possível abandono de animais: ela também é uma forma de cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas. No entanto, é comum que muitos tutores se sintam inseguros com a cirurgia, principalmente porque é necessário ter alguns cuidados antes e depois de castrar gato. 

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema
    Saúde animal

    Cálculo renal em gatos: como se desenvolve? Tem cura? Veterinária explica tudo sobre o problema

    Não é mistério que os felinos têm certa dificuldade para beber água no dia a dia. A questão é que muitas vezes isso acaba desencadeando vários problemas na saúde do gato, principalmente no sistema urinário, trazendo grande preocupação para os tutores. O cálculo renal em gatos é uma doença mais comum do que se imagina e precisa de alguns cuidados. Por isso, é essencial saber identificar um gato com problema renal para procurar a ajuda de um especialista o quanto antes. 

    Cardiomiopatia dilatada em cães: veterinária explica como a doença se desenvolve
    Saúde animal

    Cardiomiopatia dilatada em cães: veterinária explica como a doença se desenvolve

    Os cachorros são companheiros incomparáveis e donos de um grande coração. Mas o tutor deve estar sempre atento a saúde deste órgão, pois esses animais também podem sofrer com alguns tipos de cardiopatia em cães. Algumas dessas doenças cardíacas são bastante comuns, como é o caso da cardiomiopatia dilatada em cães. Apesar do nome difícil, é muito importante saber tudo sobre essa doença que atinge o coração dos cachorros.

    Ver Todas >