Cachorro

Remédio para bicheira em cachorro: como tratar o problema?

Publicado - 14 Dezembro 2021 - 18h03

Atualizado - 19 Fevereiro 2025 - 17h07

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

A bicheira em cachorro é um problema dermatológico que pode acometer qualquer cão. O parasita causador da bicheira em cães deixa o animal com feridas na pele, que geram muita dor. Como o cachorro com bicheira sofre bastante, é importante tratar o problema o mais rápido possível. Mas você sabe como tratar bicheira em cachorro do jeito certo? O Patas da Casa te explica quais os tipos de remédio para bicheira em cachorro recomendados e como prevenir que essa condição retorne. Confira a seguir!

A bicheira em cachorro é causada pela larva da mosca varejeira

A bicheira em cachorro - ou berne - é o nome mais popular da doença chamada miíase furuncular. Trata-se de uma doença cutânea causada pela presença de parasitas na pele do animal, que são as larvas da mosca varejeira. Ao entrarem em contato com a derme do pet, as larvas começam a se alimentar do tecido e completam seu ciclo depois de mais ou menos 45 dias. A bicheira no cachorro deixa o animal com feridas na pele, inflamação, nódulos, dor local e, é claro, causa muito incômodo no bichinho.

Como tratar bicheira em cachorro: o primeiro passo é procurar o veterinário

Muitos tutores buscam maneiras de como acabar com bicheira em cachorro com medidas caseiras. Porém, esse não é o melhor caminho, pois pode deixar a situação ainda pior. A melhor maneira de como tratar bicheira em cachorro é levar o pet ao veterinário assim que perceber qualquer ferimento no corpo do pet. O especialista é o único que saberá qual o tratamento ideal para o seu caso e somente ele pode remover as larvas. Ao oferecer qualquer medicamento e tentar tirar as larvas sozinho, você tem grandes chances de piorar o quadro.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

A principal maneira de como acabar com bicheira em cachorro é removendo as larvas

O parasita causador da bicheira no cachorro são as larvas da mosca varejeira. Então, uma das principais maneiras de como curar bicheira em cachorro é removendo manualmente essas larvas alojadas no animal. É muito importante destacar que apenas o veterinário pode realizar esse procedimento, pois existe uma técnica específica. Tentar tirar sozinho pode deixar o ferimento ainda pior. O procedimento de como tratar bicheira em cachorro pela remoção de larvas deve ser realizado com pinças e o cãozinho, muitas vezes, precisará ser sedado.

Remédio para bicheira em cachorro também pode ser prescrito pelo veterinário

Além de remover as larvas manualmente, o veterinário pode indicar medicamentos para evitar outras infecções. O remédio para bicheira em cachorro pode ser administrado via oral e deve ser prescrito apenas pelo veterinário após o diagnóstico preciso da doença. No início, a bicheira no cachorro pode ser confundida com outros problemas dermatológicos. Por isso, é importante nunca automedicar o animal: você pode achar que se trata de um outro problema e, consequentemente, oferecer uma medicação errada que pode piorar o estado do cão. Assim, o remédio para bicheira em cachorro deve ser somente aquele que o especialista indicar, sendo administrado durante todo o período recomendado.

Pessoa dando remédio de gotas na língua de cachorro
O remédio para bicheira em cachorro e a remoção das larvas são as melhores formas de acabar com o problema

As feridas do cachorro com bicheira precisam estar sempre limpas 

Por se tratar de um problema de pele, é comum que o tratamento também seja realizado com medicamentos de uso tópico, como pomadas. Muitos especialistas indicam pomadas cicatrizantes, pois agilizam o  processo de cura do animal.  É importante manter as feridas sempre limpas. Por isso, você provavelmente terá que lavá-las diariamente, seguindo as recomendações do médico veterinário. Existem ainda sprays para bicheira em cachorro, que ajudam a limpar o ferimento. Além disso, durante o tratamento pode ser necessário usar colar elizabetano, para evitar que o cachorro lamba as feridas. Mas lembre-se que apenas o especialista pode indicar o que colocar em bicheira de cachorro de acordo com a necessidade do seu. Portanto, siga corretamente suas instruções.

A limpeza do ambiente evita que a bicheira em cães volte a aparecer 

A bicheira em cachorro pode ter reincidência caso não haja um controle do ambiente. Por isso, não adianta seguir as dicas de como curar bicheira em cachorro se você não eliminar as moscas que transmitem a doença. É muito importante manter sempre a higiene do local, evitando deixar fezes e urina de cachorro acumuladas e sacos de lixo abertos, pois atraem moscas. Além disso, fique sempre de olho em ferimentos na pele do animal. Usando o remédio para bicheira em cachorro recomendado, cuidando da limpeza da casa e prestando sempre atenção ao corpo do pet, você dificilmente terá um cachorro com bicheira novamente.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cachorro

5 truques recomendados por especialistas que vão melhorar a relação do tutor com seu cachorro

Os cachorros não ganham o título de ‘melhor amigo’ do homem à toa. Com uma lealdade inexplicável e um amor incondicional, os cães sã...

Cachorro

Essas 10 raças de cachorro são tão fortes que desafiam os limites da natureza: os cães mais imponentes do mundo!

Os cachorros mais fortes do mundo não passam despercebidos pelos lugares. E não se engane: quando falamos de força, não necessariame...

Adote um animal

Pessoas que não convivem com pets perdem a chance de desenvolver essas 6 qualidades, revela a psicologia

Cães e gatos não são apenas companheiros fofos e divertidos. Eles também desempenham um papel importante no desenvolvimento emociona...

Cachorro

É por esse motivo que os veterinários recomendam fazer check-ups anuais no seu cachorro

As consultas veterinárias estão longe de ser a parte preferida da rotina dos pets, mas elas precisam estar incluídas na lista de cui...

Cuidados

Como separar um gatinho da ninhada? Dicas para não traumatizar a mãe e nem os filhotes

O nascimento de um filhote de gato é um momento de muitas alegrias e mudanças na rotina. Junto com essa novidade na vida dos tutores...

Cuidados

Adeus às bolas de pelo: 5 estratégias comprovadas para livrar seu gato desse incômodo

As bolas de pelos em gatos são um verdadeiro terror na vida dos bichanos, e também dos gateiros. Embora pareça uma situação inofensi...

Comportamento

O que seu gato faz quando não tem ninguém olhando? Essa é a provável rotina do pet

O comportamento felino, apesar de muitas vezes ser bastante imprevisível, também é marcado por um senso de independência muito forte...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?