O Bernese Mountain, também conhecido como Boiadeiro de Berna ou Boiadeiro Bernês, é uma raça totalmente apaixonante. Mas acredite: não é só o tamanho grande do cachorro que surpreende. Com um coração enorme e uma personalidade cativante, o Bernese tem tudo para ser um grande companheiro de qualquer família. Obediência, lealdade e disciplina são traços marcantes desta raça, o que facilita bastante a convivência no dia a dia.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você pensa em ter um Bernese Mountain Dog para chamar de seu, chegou a hora de entender como é a personalidade desse cãozinho no geral. Veja abaixo quais são as características mais marcantes do cachorro Bernese e se surpreenda!

Obediência e inteligência definem o comportamento do Bernese Mountain

Pensa em cãozinho super obediente e disciplinado: esse é o Bernese Mountain Dog. Assim como outros cães de trabalho, como o Border Collie e Pastor de Shetland, a raça era originalmente utilizada para cuidar do pastoreio de gados e rebanhos. Não é à toa que os cães Bernese também têm uma inteligência fora do comum e são super fáceis de serem treinados.

O grande diferencial é que eles não apenas gostam de aprender novos comandos e truques, como também é uma raça que gosta de agradar sua família humana. Inclusive, o adestramento positivo é um ótimo recurso para estreitar os laços e a comunicação entre o cachorro Bernese e os tutores. No geral, esse é um animal de fácil convivência e que raramente terá problemas comportamentais ou de desobediência.

Cachorro Bernese é tranquilo, mas precisa gastar energia diariamente

Apesar do porte grande e que às vezes pode soar intimidante para alguns, o Bernese Mountain Dog é um cão extremamente manso e carinhoso. Sim é isso mesmo: dentre as raças de cachorro, Bernese é considerada uma das mais tranquilas e calmas, tendo um temperamento muito fácil de lidar.

A única atenção, porém, é saber como gastar a energia da raça no dia a dia. Esse é um cão bem ativo, então separar um tempinho para brincar com o cachorro Bernese é fundamental. Os passeios, caminhadas e enriquecimento ambiental dentro de casa também devem fazer parte da sua rotina, já que servem como estímulo físico e mental para o cãozinho.


O cachorro Bernese, filhote ou adulto, tem disposição de sobra para brincar e passear
O cachorro Bernese, filhote ou adulto, tem disposição de sobra para brincar e passear

Amistoso, o Bernese Mountain Dog se dá bem com crianças e outros pets

Já deu para perceber que o Bernese é um verdadeiro amorzinho, né? Então não é surpresa para ninguém que esse é um cão amigável, que dificilmente tem atrito com outras pessoas ou animais. O cachorro Bernese, na verdade, é super indicado para famílias grandes com crianças e outros bichinhos de estimação - isso, inclusive, ajuda a melhorar a sua sociabilidade. Mas lembre-se: é importante ensinar os pequenos a respeitarem o espaço do animal. Perto de estranhos, o Bernese até pode ser um pouquinho desconfiado e mais reservado, mas nada que um bom treinamento não resolva.

O Bernese filhote é cheio de energia e precisa ser socializado

Os filhotes de cachorro são sempre um poço de energia infinita, e com o Bernese Mountain Dog isso não é muito diferente. Curioso, por natureza, esse é um cão que vai adorar explorar tudo ao seu redor nesta fase inicial, mas por ser bem inteligente, não vai ser um problema treiná-lo. O Bernese filhote aprende rapidamente onde fazer suas necessidades, por exemplo. Mas, claro, como qualquer outro pet, ele precisa de passeios e diferentes atividades para gastar sua energia, especialmente depois de tomar todas as vacinas para cachorro.

Além disso, essa é a melhor idade para dar início ao processo de socialização. Mesmo que seja incrivelmente amistoso, o Bernese Mountain Dog precisa ter contato com diferentes animais e pessoas depois de ser imunizado para crescer acostumado com essas interações sociais.

Redação: Juliana Melo