A berne em cachorro é um problema muito temido pelos tutores. Apesar de ser mais fácil de acometer cães em situação de rua, os pets que vivem em casa também não estão totalmente imunes à condição, principalmente se ele tiver acesso a jardins. A berne é muito comum em cachorros resgatados e precisa do cuidado correto para não comprometer mais ainda a saúde do cachorro. Para explicar como fazer a remoção corretamente, conversamos com o médico veterinário dermatologista Raphael Rocha, que também aproveitou para tirar dúvidas sobre a berne em cachorro. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a berne em cachorro?

Muito se houve falar por aí sobre a berne em cachorro, mas você realmente sabe do o problema se trata? A berne em si é apenas uma manifestação de uma doença chamada miíase. “Berne é um termo popular para uma manifestação parasitária na pele dos cães. O nome correto dessa dermatose parasitária é dermatobiose. É uma doença cutânea também conhecida de miíase furunculóide e tem como principal causa o parasitismo da pele do hospedeiro. A larva da mosca Dermatobia hominis é a causadora dessa infecção parasitária”, esclareceu Raphael.

Como a miíase em cachorro age e quais são os sintomas?

As larvas transmitidas para o animal invadem o tecido saudável da pele e passam a se alimentar dela. Isso acontece por cerca de 40 dias, até que as larvas completem o seu ciclo. Depois disso, elas saem da pele do cão e se tornam pupas, deixando a pele do cachorro com uma ferida aberta e inflamada.

A identificação do problema com antecedência é importante para que o tratamento aconteça com eficiência. O especialista informa a melhor maneira de identificar o problema no pet: “A inspeção da pele do cão e a observação de sinais clínicos associados à presença das larvas parasitando a pele é a forma principal de identificação. É comum o animal apresentar uma lesão na pele ou mesmo nodulação, incômodo e dor local.”

 

Fotos de berne em cachorro: as imagens a seguir são sensíveisA remoção da berne em cachorro feita de forma indevida pode piorar a situação do animalO ideal é que a remoção da berne em cachorro seja feita por um médico veterinário para não piorar o problema

 

Remédio para berne em cachorro: como funciona o tratamento da doença?

 

É normal que os tutores se assustem ao ver as fotos de berne em cachorro. A manifestação da miíase é realmente incômoda de se ver e pode deixar os pais de pets desesperados atrás de uma solução. Muitos procuram por algum remédio caseiro para matar berne em cachorro, mas o veterinário Raphael alerta que a remoção feita de forma inadequada pode piorar a situação do doguinho. “O médico veterinário é o mais indicado para realizar a remoção e limpeza dos locais acometidos na pele do cão. Remoção de maneira inadequada pode agravar o problema no animal. Normalmente as larvas devem ser removidas íntegras com a ajuda de pinças, sendo necessário a sedação do cão. Em muitos casos é também necessário o uso de medicações para eliminar a larva e evitar infecções na pele”, informa o profissional.

Por isso, ao suspeitar que seu pet foi acometido pela miíase em cachorro, leve ele diretamente a um médico veterinário. Ele fará a remoção das larvas com segurança e ainda receitará algum medicamento para auxiliar no tratamento. A melhor forma de prevenir a doença é com o uso adequado de repelentes e produtos contra ectoparasitas. Além disso, manter em dia a higiene do cachorro e do ambiente em que ele vive é muito importante.

Redação: Hyago Bandeira