O Beagle é um cachorro com várias qualidades que encantam qualquer tutor. Além de ser um grande companheiro dos humanos e ter um carisma fora do comum, a raça também é considerada muito esperta e brincalhona. É por isso que quando se trata do Beagle, personalidade é uma das características mais marcantes no animal - e acaba sendo muito difícil não se apaixonar por ele.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas como será que funcionam as habilidades cognitivas e qual o nível de inteligência do Beagle? Temperamento do cachorro é mais calmo ou agitado? O Patas da Casa responde todas essas perguntas a seguir!

A raça Beagle é muito inteligente, mas também pode ser igualmente teimosa

Uma das características do Beagle mais notáveis é a sua inteligência. Não é à toa que a raça está incluída no ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren, um psicólogo norte-americano que fez um estudo bem completo sobre o assunto e analisou os comportamentos e habilidades de várias raças de cachorro. No caso do Beagle, a personalidade é marcada por muita curiosidade, sociabilidade e adaptabilidade. Na prática, isso quer dizer que o cachorro Beagle gosta de explorar diferentes ambientes, se dá bem com diferentes tipos de pessoas e também consegue se adaptar facilmente às mudanças na rotina.

Beagle filhote: curiosidade do cãozinho é percebida logo nos primeiros meses

Se tem uma palavra que define muito bem o cachorro Beagle é curiosidade. O cãozinho tem um grande espírito explorador, por isso está sempre em busca de novas aventuras. É muito comum, por exemplo, encontrar um Beagle filhote ou adulto farejando todos os cantinhos da casa - principalmente se ele sentir um cheiro diferente - e buscando formas de se entreter no dia a dia. Nos primeiros meses de vida, isso é ainda mais perceptível, já que tudo é uma grande novidade para o animal e o faro do cachorro Beagle é excepcional.

Essa curiosidade, inclusive, é um dos motivos porque o Beagle é considerado tão inteligente: a raça tem uma sede enorme por conhecer coisas novas e aprender com a família.

 

cachorro beagle olhando para a câmera

Bem comunicativo, o Beagle gosta de se relacionar com as pessoas

 

Para quem procura um bom cão de guarda, o Beagle adulto definitivamente não é a melhor escolha. A raça é muito sociável e adora conhecer novas pessoas, então é muito mais provável que ela vire amiga das visitas em vez de intimidá-las. Com os pequenos, essa relação também é muito positiva e o Beagle é uma das melhores raças para famílias com crianças

A única atenção, porém, é que o Beagle pode ser um cachorro ciumento com seus tutores. Nesses casos, o animal pode, sim, apresentar um comportamento mais dominante e agressivo se outras pessoas tentarem se aproximar de quem ele ama. É importante que seja feito o adestramento e a devida socialização com o Beagle filhote para evitar situações desse tipo.

O cachorro Beagle precisa de estímulos físicos e mentais frequentes

Quando se trata do Beagle, temperamento ativo é um dos aspectos que não passam despercebidos. Esse é um cachorro sempre cheio de energia e que dificilmente fica parado por muito tempo. Não é à toa que o combo de curiosidade e energia faz com que o Beagle esteja sempre pronto para brincar e se divertir por aí. Portanto, é importante saber gastar a energia do cachorro para que ele tenha uma boa qualidade de vida e não desenvolva comportamentos destrutivos.

Os passeios diários devem fazer parte da rotina do pet, e o enriquecimento ambiental com brinquedos interativos e diferentes atividades também é uma forma de ajudá-lo a ficar entretido. Além disso, treinamentos de obediência e outros comandos básicos são indicados para estimular o Beagle mentalmente e fisicamente - e a recompensa com petiscos deixará a tarefa ainda mais prazerosa para o bichinho.

Redação: Juliana Melo