A ascite, condição popularmente conhecida como barriga d’água em cachorro, é o nome que o inchaço causado pelo acúmulo de líquido no abdômen do seu amigo recebe. Esse problema pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O mais conhecido deles é a ação de vermes no corpo do animal, mas nem sempre é assim — principalmente quando estamos falando sobre cachorros filhotes. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o que causa esse problema e como ele deve ser tratado, nós conversamos com a médica veterinária Rubia Burnier. Dá uma olhada!
As diferentes causas da barriga d’água em cachorro
A ascite é um sintoma comum em várias doenças, ou seja: quando você encontrar o seu cachorro com a barriga inchada, a melhor coisa a fazer é buscar a ajuda de um profissional para o diagnóstico específico. “Existem várias possibilidades para esse tipo de problema. As mais comuns são inflamações intestinais parasitárias, insuficiência cardíaca e/ou renal, inflamação hepato-biliar, pancreatite, hemorragia abdominal por traumatismo (atropelamento, tombos, pancadas etc), tumores de fígado e de baço com sangramento.”, explica Rubia.

Mais Lidas

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Barriga d’água em cachorro filhote: o que causa e os outros sintomas
Mesmo que esse inchaço abdominal possa ser o sintoma de várias doenças diferentes, no caso dos filhotes, o quadro é um pouco mais restrito. “As verminoses e deficiências nutricionais são as causas mais comuns desse quadro em filhotes. Perdas proteicas, de minerais e vitaminas, além de irritação na mucosa gástrica e intestinal favorecem a perda de líquido que se desenrola”, explicou a profissional. Quando o problema é esse, é comum que o seu amigo também apresente outros sintomas como diarreia, vômito, anorexia e desidratação.
Cachorro com barriga inchada: o que fazer?
Depois de perceber que seu cachorro está com inchaço na barriga — sendo ele filhote ou não —, a melhor coisa que você pode fazer é ir direto para o veterinário com ele. Como esse sintoma pode significar diversos problemas diferentes, oferecer um remédio caseiro para cachorro com barriga inchada sem saber do que se trata pode ser perigoso. Na tentativa de ajudar, você pode, inclusive, piorar o quadro do seu amigo.
Na consulta médica, o veterinário vai eliminar possibilidades de acordo com o histórico clínico e o estado de saúde do seu cachorro no momento (os outros sintomas que ele apresenta além da barriga inchada) e pedir exames. “O diagnóstico deve incluir, além do exame clínico, retirada de uma amostra do líquido para saber sua composição, exames de sangue e de fezes, avaliação cardiovascular e todo o histórico de vida do animal”, explica a veterinária. “O tratamento depende da causa e da gravidade do caso. Situações menos graves (verminoses, desnutrição) podem se resolver com vermífugo e boa suplementação nutricional”, conclui.
Redação: Ariel Cristina Borges e Maria Luísa Pimenta
