A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. O Patas da Casa preparou uma lista de produtos que não podem faltar na hora do banho de cachorro. Confira!

Sabonete para cachorro: o principal produto para o banho

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você já sabe que os produtos para humanos podem ser prejudiciais para os pets, por isso nada de pegar aquele sabonete de gente para ensaboar seu cão na hora do banho. O pH desse tipo de produto não é adequado para os pets e poderá danificar os pelos e deixar a pele do animal ressecada. Muitos tutores acreditam que o sabão de coco é uma alternativa para dar banho dos cachorros, mas na verdade ele também pode ser muito prejudicial por conta do pH mais alcalino. O melhor sabonete para cachorro é o específico para animais da espécie. No pet shop você poderá encontrar produtos especiais para as características do animal.

Shampoo para cachorro precisa ser específico para as características do animal

Existem diversos tipos de shampoo para cachorro, mas é importante escolher o que adequa melhor às características da pelagem. Você poderá encontrar opções de produtos para a pelagem branca ou mais escura, shampoo para cachorro filhote ou adulto. Caso o cachorro tenha algum problema de pele, como dermatites, o ideal é optar por um shampoo antialérgico para cachorro, que deve ser prescrito pelo veterinário. Há ainda opções que ajudam a afastar pulgas e carrapatos. 


Toalha para cachorro: se certifique que o animal ficará bem sequinho depois do banho
Toalha para cachorro: se certifique que o animal ficará bem sequinho depois do banho

O condicionador para cachorro ajuda a desembaraçar os pelos

O condicionador para cachorro super pode ser usado na hora do banho, mas não é essencial. O produto é mais indicado para os animais de pelagem longa, principalmente para facilitar o desembaraço dos pelos. Depois da aplicação, use uma escova para retirar os nós. Assim como o shampoo e o sabonete, você poderá escolher a melhor opção de acordo com as características do animal.

Toalha de banho para cachorro: umidade favorece infecções e dermatites

Secar o doguinho é uma tarefa fundamental depois do banho, principalmente porque deixar ele molhado poderá trazer problemas de saúde, como dermatites e infecções. Quando o banho e tosa é feito no pet shop, é usado um aparelho específico para secar o cachorro. Em casa, mesmo que o tutor se aventure em secar o pelo de cachorro com secador de cabelo, é preciso ter uma toalha para facilitar o processo e secar áreas mais sensíveis, como a orelha do cãozinho. 

Redação: Hyago Bandeira