O gato Azul Russo é uma raça de aparência charmosa e jeitinho misterioso. Como o próprio nome sugere, o animal é originário da Rússia, mas tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo e conquistado muitos gateiros de plantão. Verdade seja dita, não faltam motivos para isso: o gato cinza “azulado” é muito tranquilo, dócil e um grande companheiro dos humanos. Apesar de parecer reservado, o Azul Russo tem qualidades incríveis e muito amor para oferecer a qualquer família. Que tal conhecer melhor essa raça de gato? Veja 7 características do bichano abaixo!

1) O Russo Azul é um gato cinza de pelagem curta

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Começando pelas características físicas do gato cinza, raça Azul Russo é uma das poucas que possuem essa cor de pelagem. Apesar de curtos, os pelos são de dupla camada e têm um aspecto muito macio e sedoso. Em contraste com os fios cinza azulados, o gato Russo também possui lindos olhos verdes que se destacam e o deixam com um visual diferente da maioria dos gatinhos por aí. Em questão de estatura, a raça mede entre 20 e 30 cm de altura, e costuma pesar entre 3 e 7 kg.

2) Gato Azul Russo é considerada uma raça hipoalergênica

Já ouviu falar em gatos hipoalergênicos? Para quem não sabe, esses bichinhos são os mais indicados para quem sofre com a temida alergia a gato - e o Azul Russo faz parte da lista! A raça é uma das que tem menor chance de desencadear reações alérgicas nas pessoas. Isso acontece porque o gato Azul Russo produz menos proteína Fel d1 do que outras espécies, e essa é justamente a proteína responsável pelas crises alérgicas nos humanos. 

3) Metade timidez, metade doçura: é assim que é o gato Russo Azul

Quem vê um gato Azul pela primeira vez certamente pensa no quanto esses animais parecem tímidos! Eles realmente têm um ar meio misterioso e não são tão “dados” quanto outras raças. No entanto, quem convive com o bichano todos os dias sabe bem que esse jeito reservado não passa de uma impressão. Com a família, o Azul Russo é muito amoroso e dócil. Ele gosta de estar perto e exala muita tranquilidade, além de se dar muito bem com quase todo tipo de gente.


Azul Russo: gato da raça adora explorar e brincar, então o enriquecimento ambiental é super indicado
Azul Russo: gato da raça adora explorar e brincar, então o enriquecimento ambiental é super indicado

4) O Azul Russo normalmente escolhe um membro da família para ser leal

Vários gatos escolhem seus donos - ou pelo menos uma pessoa da casa para estarem mais próximos -, e com o Russo Azul isso não é muito diferente. Esse felino cria um vínculo muito forte com um membro específico da família, que é quem ele vai seguir pela casa e fazer de tudo para estar sempre perto. Isso não quer dizer que ele não ama ou gosta das outras pessoas: o amor de gato tem uma maneira especial de ser demonstrado.

5) Inteligente, o Russo Azul pode ser facilmente adestrado

O adestramento de gatos é totalmente possível, e o gato Azul Russo é um excelente candidato para esse tipo de treinamento. Ele tem uma alta capacidade de aprendizado, pegando rapidamente os comandos e truques que lhe são ensinados. Mas é importante ter em mente que adestrar gato é diferente de adestrar cachorro: os felinos, apesar de inteligentes, gostam de fazer tudo no seu próprio tempo. Um recurso que facilita isso é o adestramento positivo com recompensas sempre que ele fizer tudo certinho.

6) Azul Russo: gato precisa ser socializado desde cedo

Socializar não é muito a praia do Azul Russo. Esse é um animal bem reservado e que é até um pouco desconfiado perto de estranhos, preferindo ficar mais recluso quando chegam visitas em casa. Para deixá-lo mais receptivo e confortável perto de quem ele não conhece, o ideal é fazer a socialização do gato Azul Russo desde filhote. Ele precisa crescer acostumado a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais para não estranhar na vida adulta.

7) Com padrão de comportamento vertical, o gato cinza precisa de enriquecimento ambiental

O Azul Russo é um gato que adora se aventurar nos lugares mais altos da casa, então você certamente vai vê-lo subindo uma prateleira ou outro móvel para observar o movimento. Para evitar problemas, o ideal é adaptar o ambiente com a gatificação. Isto é, instalar nichos e prateleiras que sejam próprias para o Russo Azul explorar, brincar e se distrair no tempo livre. Outra alternativa de enriquecimento é investir em um arranhador para gatos com andares, que une duas coisas que os felinos amam: um lugar para afiar as unhas e altura.

Redação: Juliana Melo