O gato Azul Russo é uma raça de aparência charmosa e jeitinho misterioso. Como o próprio nome sugere, o animal é originário da Rússia, mas tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo e conquistado muitos gateiros de plantão. Verdade seja dita, não faltam motivos para isso: o gato cinza “azulado” é muito tranquilo, dócil e um grande companheiro dos humanos. Apesar de parecer reservado, o Azul Russo tem qualidades incríveis e muito amor para oferecer a qualquer família. Que tal conhecer melhor essa raça de gato? Veja 7 características do bichano abaixo!
1) O Russo Azul é um gato cinza de pelagem curta
Começando pelas características físicas do gato cinza, raça Azul Russo é uma das poucas que possuem essa cor de pelagem. Apesar de curtos, os pelos são de dupla camada e têm um aspecto muito macio e sedoso. Em contraste com os fios cinza azulados, o gato Russo também possui lindos olhos verdes que se destacam e o deixam com um visual diferente da maioria dos gatinhos por aí. Em questão de estatura, a raça mede entre 20 e 30 cm de altura, e costuma pesar entre 3 e 7 kg.
2) Gato Azul Russo é considerada uma raça hipoalergênica
Já ouviu falar em gatos hipoalergênicos? Para quem não sabe, esses bichinhos são os mais indicados para quem sofre com a temida alergia a gato - e o Azul Russo faz parte da lista! A raça é uma das que tem menor chance de desencadear reações alérgicas nas pessoas. Isso acontece porque o gato Azul Russo produz menos proteína Fel d1 do que outras espécies, e essa é justamente a proteína responsável pelas crises alérgicas nos humanos.
3) Metade timidez, metade doçura: é assim que é o gato Russo Azul
Quem vê um gato Azul pela primeira vez certamente pensa no quanto esses animais parecem tímidos! Eles realmente têm um ar meio misterioso e não são tão “dados” quanto outras raças. No entanto, quem convive com o bichano todos os dias sabe bem que esse jeito reservado não passa de uma impressão. Com a família, o Azul Russo é muito amoroso e dócil. Ele gosta de estar perto e exala muita tranquilidade, além de se dar muito bem com quase todo tipo de gente.

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
4) O Azul Russo normalmente escolhe um membro da família para ser leal
Vários gatos escolhem seus donos - ou pelo menos uma pessoa da casa para estarem mais próximos -, e com o Russo Azul isso não é muito diferente. Esse felino cria um vínculo muito forte com um membro específico da família, que é quem ele vai seguir pela casa e fazer de tudo para estar sempre perto. Isso não quer dizer que ele não ama ou gosta das outras pessoas: o amor de gato tem uma maneira especial de ser demonstrado.
5) Inteligente, o Russo Azul pode ser facilmente adestrado
O adestramento de gatos é totalmente possível, e o gato Azul Russo é um excelente candidato para esse tipo de treinamento. Ele tem uma alta capacidade de aprendizado, pegando rapidamente os comandos e truques que lhe são ensinados. Mas é importante ter em mente que adestrar gato é diferente de adestrar cachorro: os felinos, apesar de inteligentes, gostam de fazer tudo no seu próprio tempo. Um recurso que facilita isso é o adestramento positivo com recompensas sempre que ele fizer tudo certinho.
6) Azul Russo: gato precisa ser socializado desde cedo
Socializar não é muito a praia do Azul Russo. Esse é um animal bem reservado e que é até um pouco desconfiado perto de estranhos, preferindo ficar mais recluso quando chegam visitas em casa. Para deixá-lo mais receptivo e confortável perto de quem ele não conhece, o ideal é fazer a socialização do gato Azul Russo desde filhote. Ele precisa crescer acostumado a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais para não estranhar na vida adulta.
7) Com padrão de comportamento vertical, o gato cinza precisa de enriquecimento ambiental
O Azul Russo é um gato que adora se aventurar nos lugares mais altos da casa, então você certamente vai vê-lo subindo uma prateleira ou outro móvel para observar o movimento. Para evitar problemas, o ideal é adaptar o ambiente com a gatificação. Isto é, instalar nichos e prateleiras que sejam próprias para o Russo Azul explorar, brincar e se distrair no tempo livre. Outra alternativa de enriquecimento é investir em um arranhador para gatos com andares, que une duas coisas que os felinos amam: um lugar para afiar as unhas e altura.
Redação: Juliana Melo
