Filhote de gato

Até quando um gato é filhote? Aprenda a reconhecer os traços que indicam a transição para a fase adulta

Publicado - 12 Julho 2021 - 18h26

Atualizado - 13 Maio 2024 - 18h45

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Saber diferenciar as fases da vida de um felino pode ser complicado. A transição entre o gato filhote e o gato adulto é bem sutil. Como sua contagem de anos é diferente da contagem humana, muitos tutores se confundem ao calcular quantos anos seu bichinho tem. Saber com que idade o gato se torna adulto é fundamental. A mudança de fase indica que o animal está mais desenvolvido e precisa de mudanças na alimentação - no caso, fazer a transição para a ração para gato adulto - e na rotina do pet. Para ajudar a saber até quando um gato é filhote, o Patas da Casa mostra alguns traços que um bichano que já passou ou está passando por essa transição pode apresentar.

Até quando um gato é filhote? A definição é bem diferente da contagem humana

Um gato passa pela infância, vira adulto e então se torna idoso. Mas afinal, até quando um gato é filhote? O felino faz parte dessa classificação até os 12 meses de vida. Assim que completa 1 ano, já é considerado um gato adulto. A fase vai até os 8 anos, quando o animal vira idoso. Mesmo que 1 ano pareça pouca coisa para ser considerado adulto, lembre-se que a contagem dos anos de um felino é diferente. Se formos comparar com a contagem humana, cada ano de vida de um gato equivale a 14 anos humanos.

Até quantos anos o gato cresce? O tamanho que o animal alcança depende do porte da raça

O filhote de gato é tão pequenininho que a gente nem imagina que vai chegar a um tamanho de gato adulto. Mas esse pensamento some logo porque em 6 meses o animal já costuma estar bem grande. Saber até quantos meses o gato cresce (ou até quantos anos o gato cresce) depende do tamanho da raça. Bichanos de pequeno porte costumam parar de crescer antes de completar 1 ano. Já as raças de porte grande podem levar mais alguns anos para atingir o tamanho máximo.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Gatinho filhote comendo em pote branco
O filhote de gato passa por algumas mudanças de comportamento quando entra na fase adulta

Gato adulto castrado X gato adulto não castrado: a esterilização faz a transição ser diferente

As mudanças que indicam a transição de um gato filhote para um gato adulto variam de acordo com a castração do gato. O procedimento - que pode ser feito a partir dos 6 meses - impede que o animal reproduza e previne contra doenças. Além disso, ocorrem mudanças de temperamento. A castração inibe o desejo sexual do bichano.

Um gato adulto não castrado tem um comportamento de defesa e marcação de território. Ele também apresenta muitas tentativas de fuga em busca de parceiros e brigas com outros gatos. Já o gato adulto castrado é bem mais tranquilo. Ele não tem esses comportamentos típicos de reprodução e seus níveis de estresse e ansiedade são reduzidos. Por isso, os traços que indicam a transição de um filhote de gato para a fase adulta podem variar de acordo com a data do procedimento.

O filhote de gato brinca o dia inteiro, mas na fase adulta a frequência diminui

O gato filhote costuma brincar muito e está sempre procurando algum entretenimento. Até os 7 meses de vida, é provável que o animal passe a maior parte do dia brincando. Com o tempo, essa hiperatividade diminui. Ao completar um ano de idade, a frequência de brincadeiras costuma reduzir. O gato adulto continua se divertindo e brincando por muito tempo - afinal, não é porque o gato cresceu que não gosta mais de diversão. Muitos continuam apaixonados por brincadeiras até quando são idosos, mas no geral o filhote de gato costuma ter um ritmo maior de brincadeiras do que o gato adulto. 

O gato adulto começa a ter um nível de energia menor do que tinha na fase de filhote. Isso não significa que não tem vontade de sair ao ar livre, passear e fazer exercícios. Só quer dizer que preferem ficar quietinhos e calmos. Com o menor nível de energia, porém, é comum que nessa fase o animal tenha mais chances de desenvolver a obesidade felina. Por isso, não deixe que seu pet se torne sedentário: as brincadeiras devem fazer parte da rotina.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Qual coleira o cachorro não consegue tirar?

A coleira é um dos acessórios mais importantes no dia a dia dos cães. Além de garantir a segurança em ambientes externos, ela também...

Comportamento

Miado de gato exagerado? Entenda quando o barulho vira sinal de alerta

O miado de gato é uma das formas mais conhecidas de comunicação felina e faz parte da rotina desses animais tão expressivos. Com dif...

Comportamento

Quais são as melhores coisas para o gato arranhar?

Arranhar é um dos comportamentos de gato mais característicos e importantes para o bem-estar felino. Nem todo mundo sabe, mas um gat...

Cachorro

Cachorros são capazes de detectar doença de Parkinson em humanos antes mesmo do surgimento de sintomas, aponta pesquisa

O olfato canino pode ser ainda mais extraordinário do que se pensa. Muito além de servir para encontrar todo tipo de objeto ou recon...

Cachorro

Quais são os diferentes tipos de cachorro Mastim? Conheça 9 raças para quem ama cães grandes

Os cães do tipo Mastim estão entre as raças mais impressionantes do mundo canino. Donos de um porte majestoso e temperamento equilib...

Cachorro

Como posso prevenir e tratar o tártaro em meu cachorro?

A saúde bucal canina é um aspecto essencial do bem-estar do cachorro e merece tanta atenção quanto a alimentação ou as vacinas. Isso...

Cachorro

Qual coleira o cachorro não consegue tirar?

A coleira é um dos acessórios mais importantes no dia a dia dos cães. Além de garantir a segurança em ambientes externos, ela também...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?