Comportamento animal

As curiosidades sobre gatos mais bizarras: a falta de clavícula não vai te assustar mais depois de descobrir as outras

Publicado - 06 Dezembro 2024 - 15h18

Atualizado - 06 Dezembro 2024 - 17h12

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Nos últimos anos, as pessoas estão cada vez mais conhecendo as incríveis habilidades dos gatos (talvez os milhares de vídeos nas redes sociais estão ajudando nisso). As curiosidades sobre gatos são inúmeras e envolvem desde hábitos comportamentais até questões da própria anatomia: você sabia, por exemplo, que gato não tem clavícula? Isso explica a habilidade de se enfiarem nos lugares mais inusitados possíveis, o que sempre gera espanto nas pessoas. 

Mas não para por aí! Donos de uma personalidade peculiar, os gatos ainda têm muito o que surpreender. Vamos te revelar as coisas mais "bizarras" sobre o corpo e habilidades felinas que talvez você não tinha ideia! 

1) Os gatos não têm clavícula, o que explica a incrível flexibilidade

Você sabia que os  não possuem clavícula? Essa é uma das curiosidades sobre gatos mais surpreendentes, pois diferente dos seres humanos, os gatos possuem uma cartilagem bem pequena no lugar da clavícula que não é ligada ao osso, mas ao músculo. Essa característica na anatomia do gato permite que eles sejam mais flexíveis e consigam exibir posições bem engraçadas. É por isso também que eles conseguem passar por pequenos buracos e se espremer em lugares apertados, como em uma caixa de papelão.

Imagem Quiz:Seu gato é sociável? Faça o teste e descubra!

Seu gato é sociável? Faça o teste e descubra!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

2) Um gato tem mais ossos que um humano (e 10% deles estão concentrados no rabo)

Apesar de serem bem menores, os gatos têm muito mais ossos pelo corpo do que os humanos. Para se ter uma ideia, enquanto os humanos possuem 206 ossos, os gatos possuem cerca de 244. No entanto, esse número pode ser ainda maior, dependendo do tamanho do rabo de gato, que concentra 10% de todos os ossos do corpo felino. A explicação mais resumida é porque os ossos dos gatos são mais compactos.

3) Os gatos evoluíram os miados para se comunicarem com os humanos

O miado de gato é uma das principais formas de comunicação dos felinos. Mas você sabia que os gatos miam mais para humanos do que outros gatos? Por incrível que pareça, os gatos não são de miar muito entre si, mas em relação aos humanos, eles adaptaram essa forma de comunicação e passaram a miar com maior frequência. De acordo com um estudo publicado na National Library of Medicine, eles fizeram essa adaptação para que os humanos pudessem compreendê-los melhor.

4) Os gatos emitem cerca de 100 sons diferentes

gato miando dentro de casa
O gato pode emitir mais de 100 sons diferentes para se comunicar

Achou que apenas o clássico miado fazia parte da linguagem felina? Está enganado! Dentre as curiosidades do gato, uma que surpreende é que eles podem 'falar' bem mais do que imaginam. Enquanto os cães são capazes de emitir 10 sons, os gatos conseguem fazer cerca de 100 sons diferentes. Essa é uma curiosidade impressionante dos gatinhos que só demonstra o quanto eles podem ser comunicativos e expressivos. Além do clássico miado de gato que todo mundo já conhece, eles também podem ronronar, chilrear, rosnar, gorjear e mais uma série de outros barulhinhos.

5) Gatos conseguem pular até cinco vezes a altura do próprio corpo

Todo mundo sabe que os gatos pulam alto, pelo menos bem mais alto do que os cachorros. Mas surpreendentemente, eles conseguem saltar cinco vezes a altura do próprio corpo. Isso só é possível porque esses animais possuem uma estrutura muscular bastante flexível e complexa. As patas traseiras do gato, por exemplo, possuem uma estrutura semelhante a uma mola que permite gerar a força necessária para impulsionar o corpo para cima e para frente. Essa habilidade era fundamental para que os gatos conseguissem caçar na natureza e hoje em dia serve para subirem nos locais mais altos da casa.

6) Os gatos possuem mais de 200 expressões faciais diferentes

Algumas curiosidades sobre os gatos vão contra o que muita gente imagina sobre eles. Por exemplo, todo mundo já ouviu falar por aí que os gatos são animais frios e inexpressivos, mas essa visão não é totalmente verdadeira. Recentemente, cientistas descobriram uma curiosidade fascinante sobre os gatinhos: os gatos têm mais de 200 expressões faciais diferentes. O estudo foi publicado na revista científica Behavioral Processes e revelou que o rosto dos gatos pode ter uma expressão diferente para cada situação.

7) Os olhos dos gatos brilham no escuro por um motivo curioso

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter reparado que o olho de gato brilha no escuro. Essa é uma das curiosidades sobre gatos mais fascinantes, mas você já se perguntou por que isso acontece? Esse brilho no olho é causado por uma membrana chamada tapetum lucidum. Ela é feita de células com cristais que, ao entrarem em contato com a luz, refletem, como se fosse um espelho. É essa membrana que permite amplificar a visão noturna dos gatos para que enxerguem melhor à noite.

8) A pelanquinha da barriga do gato tem nome e função

Você já deve ter reparado que os gatinhos possuem uma "pelanca" na barriga bem gostosa de apertar. Essa é uma das curiosidades sobre gatos que pouca gente sabe, mas essa gordurinha é chamada de bolsa primordial e serve para proteger os órgãos internos do animal. Ela também aumenta a flexibilidade do gatinho e permite que ele tenha uma maior amplitude em seus saltos e corridas. 

9) Um gato pode correr a uma velocidade maior que o recorde do velocista Usain Bolt

Embora os gatos aparentem ser animais tranquilos e relaxados, eles corredores impressionantes. Quando o ‘buraco aperta’ e alguma situação perigosa ocorre, pode ter certeza que ele vai ser o primeiro a correr e também o primeiro a chegar ao destino. Os felinos domésticos são super rápidos e podem atingir uma velocidade de 49 km/ hora quando estão correndo. A curiosidade é que essa velocidade bate o recorde histórico de Usain Bolt, que já atingiu a marca de 44,7 km/h. Em relação aos cachorros, porém, os gatos perdem essa batalha: o cachorro mais rápido do mundo pode atingir a velocidade de 80 km/h

A velocidade dos gatos faz muita diferença na vida de um gato caçador, pois permite que eles consigam pegar suas presas com maior eficiência. Dentro de casa, os picos de energia (chamados de zoomies) dão um cheiro da velocidade que a espécie pode atingir.

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

As 10 raças de cachorro que vivem mais tempo: estudo revela os cães com maior expectativa de vida

Afinal, um cachorro vive quantos anos? Por mais que a nossa vontade seja que nossos amigos caninos sejam eternos, essa é uma questão...

8 raças de cachorro que não gostam muito de carinho: eles são mais independentes e não curtem tanto chamego

Enquanto existem raças de cachorro mais carinhosas, como o Golden Retriever, Bulldog e Pug, também existem aquelas raças de cachorro...

10 raças de cachorro para quem mora sozinho: os melhores pets para te fazer companhia

Sempre quis adotar um pet, mas não tem ideia de quais raças de cachorro são as mais indicadas para quem mora sozinho? Calma que vamo...

As 7 raças de cachorro menos independentes: eles têm mais chances de desenvolver ansiedade de separação

A lealdade e o companheirismo são características comuns aos cães, mas algumas raças de cachorro se destacam quando o assunto é o ap...

As 8 raças de cachorro mais briguentas: eles são reativos e precisam de um cuidado maior na socialização e adestramento

Todas as raças de cachorro apresentam características diferentes entre si, tanto físicas quanto comportamentais. Algumas raças de cã...

O que acontece quando separa um filhote de gato da ninhada e da mãe?

É consenso que todo filhote de gato é uma fofura, mas ele também é uma criatura que depende profundamente da mãe e dos irmãos nas pr...

Ver todas