De acordo com a World Cat Federation (WCF), a maior associação internacional felina do mundo, existem cerca de 75 raças de gatos domésticos reconhecidas. No entanto, algumas dessas raças, que são vistas como animais de estimação e de companhia, mantiveram algumas características marcantes de seus ancestrais. Eles são conhecidos como gatos híbridos e possuem traços físicos, comportamentais e até genéticos que remetem aos gatos selvagens. Descubra quais raças de gatos são essas e os traços que esses bichanos herdaram:
1) Caracal doméstico
O gato Caracal doméstico é facilmente confundido com um felino selvagem. Afinal, essa é uma das raças de gatos que mais herdaram traços de seus ancestrais, tanto comportamentais quanto físicas. Mas o mais surpreendente mesmo é que esses bichanos surgiram de modo acidental e de uma maneira bem inesperada: um gatinho doméstico invadiu um zoológico de Moscou e acabou cruzando com um Caracal (ou Lince do deserto). Esse cruzamento acabou gerando um gato híbrido, ou seja, que combinava características dos dois animais.
Uma principais características físicas do Caracal doméstico que lembra muito a selvagem são as orelhas. Diferente da maioria dos gatinhos que conhecemos, a orelha do Caracal doméstico é pontiaguda e possui um tufo preto na ponta. A cor dos pelos desse gatinho também é semelhante a de seus ancestrais, em tons que variam entre canela e o marrom. Quanto a personalidade, esse gato tem um forte instinto de caça desenvolvido, então eles estão sempre atrás de uma presa. Para oferecer os estímulos que esse "bichano" precisa, é indicado investir muito no enriquecimento ambiental e até mesmo acostumá-lo com passeios.
2) Savannah
O Savannah é uma das raças de gatos mais queridas, especialmente entre aqueles que apreciam um traços mais selvagens. Esse gato híbrido surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um Serval, uma espécie de gato selvagem de porte médio que parece um leopardo por conta das manchinhas espalhadas pelo corpo. O gato Savannah herdou justamente essas manchinhas, além do porte físico atlético e as pernas longas.
Quanto à personalidade do gato Savannah, eles tendem a ser gatos energéticos, curiosos e muito inteligentes. Eles gostam de caçar, correr, explorar o ambiente ao redor e até curtem passeios usando coleira. No entanto, o Savannah é dividido em algumas gerações que determinam os instintos mais selvagens ou domésticos: o Savannah da geração F1, por exemplo, surge de um cruzamento direto com um Serval, portanto possui traços mais parecidos com seu ancestral, enquanto as outras gerações surgem do cruzamento entre eles próprios.
3) Bengal
O gato Bengal é um bichano que encanta qualquer um por onde passa. Esse é um gato parecido com onça-pintada devido às pintinhas pretas espalhadas pelo corpo, muito semelhantes às rosetas da onça. E a explicação para tanta semelhança não podia ser mais simples: o Bengal surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um leopardo.
No entanto, essa é uma das raças de gatos que quase não apresentam felinos da geração F1, pois os leopardos estão praticamente em extinção. Assim como seu ancestral, eles também gostam de caçar, correr livremente e até brincar na água.
4) Toyger
O Toyger é uma das raças de gatos que apresentam algumas características físicas que lembram um tigre. Esse bichano apresenta as clássicas listras de um tigre espalhadas pelo corpo, assim como o padrão de cor dos pelos alaranjados. É como se ele fosse uma espécie de tigre “em miniatura”. Mas como o Toyger surgiu? Na verdade ele não é um gato híbrido, o Toyger foi criado intencionalmente para lembrar um tigre. Para isso, decidiram cruzar um gato Bengal com um gato rajado. Essa é uma das raças de gato mais recentes, foi reconhecida pela Associação Internacional de Gatos (TICA) em 2017.
5) Ocicat
Uma das raças de gatos que poucos conhecem, mas que carrega alguns traços selvagens é o Ocicat. O nome dele, inclusive, faz referência a um gato selvagem, o Ocelot, conhecido no Brasil como jaguatirica. Ele é chamado assim porque possui manchinhas escuras na pelagem que se parecem com as manchas do felino selvagem. No entanto, apesar da semelhança, eles não são parentes.
O Ocicat surgiu nos Estados Unidos e foi criado em laboratório. Os cientistas queriam que esse bichano carregasse traços selvagens, então cruzaram inicialmente o Abissínio e o Siamês. Mas até estabelecer o Ocicat, eles também cruzaram os gatinhos com outras raças, como o Mau Egípcio, Oriental e Gato de Pelo Curto Inglês. Além das manchinhas típicas de um gato selvagem, o Ocicat também é cheio de energia, é carismático e amigável.