Cuidar da alimentação do cachorro vai muito além de escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas, e inclui também saber guardar o alimento direitinho para evitar qualquer tipo de problema. O que poucas pessoas sabem - e percebem - é que a ração para cães favorece bastante a infestação de insetos e parasitas se for armazenada de forma incorreta. Outros fatores que influenciam nesse processo são a exposição do alimento ao sol e umidade. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma matéria para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto e com algumas dicas de como armazenar o alimento corretamente. Confira!
Ração para cães possui ingredientes que atraem insetos
A ração de cachorro oferece todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do seu pet: proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. No entanto, esses mesmos componentes acabam favorecendo o desenvolvimento de insetos, uma vez que os parasitas percebem que a ração é um substrato adequado para depositar seus ovos. Assim, quando as larvas nascem, elas passam a se alimentar da própria ração até atingirem a fase adulta.
Além da própria composição da ração de cachorro, outros fatores que contribuem com a infestação de insetos é a exposição ao sol e umidade. No primeiro caso, o sol aumenta a temperatura do produto e provoca maior dissipação do cheiro do alimento, atraindo insetos que estão por perto. A umidade tem uma ação semelhante, mas que atinge insetos mais específicos, como as moscas: elas conseguem identificar o cheiro de alimentos úmidos a longas distâncias e logo conseguem detectar o local adequado para fazerem a postura de seus ovos.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?

Verduras e legumes para cachorro: 15 opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Muitos tutores questionam se podem oferecer legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de ser muito saudável, esse tipo de alimento ajuda a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas. Mesmo se alimentando de ração diariamente, não há uma restrição que impede o cão de comer alimentos gostosos por fora, como vegetais e frutas variadas. O importante é que o tutor respeite a saúde do cachorro e ofereça com moderação, é claro - lembrando que sempre vale conversar com o veterinário antes de qualquer decisão.
Ração: cães não devem comer alimentos que estão estocados por muito tempo
Quer cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas? Não deixe que ele tenha contato com alimentos contaminados por insetos e outros parasitas! O estoque de ração para cães pode até parecer uma boa ideia em um primeiro momento, principalmente para quem não tem tanto tempo para comprar novos pacotes o tempo todo. Contudo, mesmo que a embalagem esteja totalmente fechada, se o alimento ficar muito tempo estocado pode haver o desenvolvimento de insetos que, consequentemente, vão botar novos ovos e iniciar uma infestação. A exposição da ração para cães é outro ponto que deve ser considerado, já que a facilidade de acesso permite que os insetos cheguem até o produto e façam o depósito de seus ovos ali.
Alimento do cachorro pode ser guardado do jeito certo com um porta-ração
A melhor forma de armazenar o alimento sem correr nenhum risco é com o porta-ração. O recipiente normalmente é feito de plástico e possui uma tampa que veda bem a abertura. É possível encontrar o acessório em tamanhos pequenos e também com capacidade para armazenar uma quantidade maior de ração, como 15 ou 20 kg. Seguro e prático, o porta-ração é uma ótima forma de manter os grãos da ração para cães longe de agentes externos que possam prejudicar a saúde do seu cão, como umidade e insetos.
4 dicas para armazenar a ração para cachorro do jeito certo
1) Mantenha o produto armazenado em local seco e protegido da chuva e do sol;
2) A ração de cachorro só pode permanecer no saco se a embalagem tiver um sistema de fechamento hermético. O porta-ração é uma boa opção e deve ser mantido bem fechado o tempo todo;
3) Mantenha o ambiente onde a ração fica estocada sempre limpo e livre de insetos;
4) Compre a quantidade certa de ração de cachorro. O ideal é que cada pacote seja consumido em até 30 dias depois da compra.
Redação: Juliana Melo
