Cuidar da alimentação do cachorro vai muito além de escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas, e inclui também saber guardar o alimento direitinho para evitar qualquer tipo de problema. O que poucas pessoas sabem - e percebem - é que a ração para cães favorece bastante a infestação de insetos e parasitas se for armazenada de forma incorreta. Outros fatores que influenciam nesse processo são a exposição do alimento ao sol e umidade. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos uma matéria para esclarecer o que você precisa saber sobre o assunto e com algumas dicas de como armazenar o alimento corretamente. Confira!

Ração para cães possui ingredientes que atraem insetos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A ração de cachorro oferece todos os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde do seu pet: proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. No entanto, esses mesmos componentes acabam favorecendo o desenvolvimento de insetos, uma vez que os parasitas percebem que a ração é um substrato adequado para depositar seus ovos. Assim, quando as larvas nascem, elas passam a se alimentar da própria ração até atingirem a fase adulta.

Além da própria composição da ração de cachorro, outros fatores que contribuem com a infestação de insetos é a exposição ao sol e umidade. No primeiro caso, o sol aumenta a temperatura do produto e provoca maior dissipação do cheiro do alimento, atraindo insetos que estão por perto. A umidade tem uma ação semelhante, mas que atinge insetos mais específicos, como as moscas: elas conseguem identificar o cheiro de alimentos úmidos a longas distâncias e logo conseguem detectar o local adequado para fazerem a postura de seus ovos.


O porta-ração é uma opção de armazenamento segura e prática
O porta-ração é uma opção de armazenamento segura e prática

Ração: cães não devem comer alimentos que estão estocados por muito tempo

Quer cuidar da saúde do seu amigo de quatro patas? Não deixe que ele tenha contato com alimentos contaminados por insetos e outros parasitas! O estoque de ração para cães pode até parecer uma boa ideia em um primeiro momento, principalmente para quem não tem tanto tempo para comprar novos pacotes o tempo todo. Contudo, mesmo que a embalagem esteja totalmente fechada, se o alimento ficar muito tempo estocado pode haver o desenvolvimento de insetos que, consequentemente, vão botar novos ovos e iniciar uma infestação. A exposição da ração para cães é outro ponto que deve ser considerado, já que a facilidade de acesso permite que os insetos cheguem até o produto e façam o depósito de seus ovos ali.

Alimento do cachorro pode ser guardado do jeito certo com um porta-ração

A melhor forma de armazenar o alimento sem correr nenhum risco é com o porta-ração. O recipiente normalmente é feito de plástico e possui uma tampa que veda bem a abertura. É possível encontrar o acessório em tamanhos pequenos e também com capacidade para armazenar uma quantidade maior de ração, como 15 ou 20 kg. Seguro e prático, o porta-ração é uma ótima forma de manter os grãos da ração para cães longe de agentes externos que possam prejudicar a saúde do seu cão, como umidade e insetos. 

4 dicas para armazenar a ração para cachorro do jeito certo

1) Mantenha o produto armazenado em local seco e protegido da chuva e do sol;

2) A ração de cachorro só pode permanecer no saco se a embalagem tiver um sistema de fechamento hermético. O porta-ração é uma boa opção e deve ser mantido bem fechado o tempo todo;

3) Mantenha o ambiente onde a ração fica estocada sempre limpo e livre de insetos;

4) Compre a quantidade certa de ração de cachorro. O ideal é que cada pacote seja consumido em até 30 dias depois da compra.

Redação: Juliana Melo