Comportamento animal

Aprenda como ensinar o cachorro a não subir no sofá

Publicado - 17 Outubro 2022 - 17h25

Atualizado - 23 Abril 2024 - 19h52

Foto da Maria Luísa Pimenta - Redatora

Maria Luísa Pimenta / Redatora

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Falar sobre cães e gatos é algo que sempre me encantou, já que desde pequena tenho um grande apego por bichinhos. Nunca tive a oportunidade de cuidar de um animal de estimação, mas ter um cachorrinho vira-lata como meu melhor amigo de quatro patas sempre foi meu sonho. Enquanto ainda não adoto meu pet (o que espero acontecer em breve), vivo visitando amigos que têm cães e gatos para brincar, fazer carinho e me divertir com eles.

Meu primeiro estágio em Jornalismo foi no Patas da Casa, em 2021. Fiquei muito feliz com a oportunidade de falar mais sobre o universo pet que tanto me encanta. Em 2024, voltei para esse lindo projeto como redatora. Desde então, continuo aprendendo mais a cada dia sobre esses pequenos animais que podem fazer toda a diferença na nossa vida.

- Filme com animal preferido: "Perdido pra Cachorro"
- Uma raça de cachorro: Vira-lata
- Uma raça de gato: Siamês
- A curiosidade favorita sobre cachorros: O olfato canino é 100 mil vezes mais apurado que o dos humanos e o cachorro consegue sentir quando o dono está doente.
- A curiosidade favorita sobre gatos: Gatos conseguem enxergar no escuro e possuem uma visão periférica muito mais ampla que a dos humanos.
- Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Saúde e comportamento pet
- Um aprendizado: A adoção de um cachorro ou gato pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e mental, sendo assim uma grande fonte de felicidade para qualquer pessoa.
- Nome de pet favorito: Zeca

Fazer carinho no cachorro em cima do sofá enquanto assistem TV ou apenas curtem a companhia um do outro é algo que muitos tutores adoram fazer. Porém, algumas pessoas preferem limitar a presença do animal em cima do móvel. São muitos os motivos, como o tamanho do animal (que pode ser grande demais para o sofá), segurança do próprio pet (para evitar quedas e acidentes ao subir e descer) ou até por uma questão de limpeza do ambiente (para não precisar tirar pelos ou limpar vômito de cachorro de sofás, por exemplo).

O problema, porém, é que o sofá acaba sendo um local muito atrativo ao animal. Cães naturalmente gostam de lugares mais confortáveis e estáveis - inclusive, esse é o motivo do porque cachorro vomita em cima de sofás, camas e tapetes com tanta frequência: o tecido firme permite que ele não se desequilibre com o enjoo, o que facilmente pode acontecer em pisos frios. Se você quer aprender como fazer o cachorro parar de subir no sofá, é importante seguir algumas dicas fundamentais que o Patas da Casa te explica a seguir!

Você quer proibir o cachorro no sofá ou apenas limitar seu acesso?

Para não confundir o pet no processo de como ensinar cachorro não subir no sofá, o primeiro passo é definir os limites. Alguns tutores querem proibir de vez que o animal suba no móvel, enquanto outros querem apenas que ele suba nos momentos certos - ou seja, quando for chamado. É importante que todos os moradores da casa saibam qual é o limite para que o animal não se confunda e tenha noção exata do que pode fazer ou não.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Como fazer o cachorro parar de subir no sofá: corrija na mesma hora

É comum que o cachorro no sofá receba carinho do tutor quando está ao seu lado assistindo televisão. Apesar de ser muito difícil resistir a fazer um chamego no pet, é algo necessário. Se o cachorro em cima do sofá receber estímulos positivos, com certeza vai achar que o local é bom para ele e voltará mais vezes. Por isso, a melhor maneira de como fazer o cachorro parar de subir no sofá é sendo firme. Sempre que vir o animal subindo, diga comandos como “não” ou “desce” repetidas vezes até ele obedecer. Não faça carinho e nem ofereça outro tipo de atenção para que ele comece a entender que não é para ficar ali.

Direcione o cachorro para o lugar onde ele deve ficar 

O cachorro em cima do sofá pode ser simplesmente porque ele não tem ou não gosta muito da própria caminha. Comprar uma cama para cachorro ideal, de acordo com seu porte e personalidade, é um passo importante para impedir o pet de subir no sofá. Na verdade, isso também é ótimo para quem quer aprender como fazer o cachorro parar de subir na cama do tutor. Se a caminha para cachorro não for adequada ao animal, ele vai buscar conforto em outro lugar, como o sofá e a cama do dono. A caminha deve ser atrativa, então coloque brinquedos para cachorros em cima dela e dê petiscos sempre que o animal se deitar no acessório.

Por fim, saiba que o cachorro no sofá está apenas tentando ficar próximo do dono, pois ama sua companhia. Por isso, uma dica é colocar uma caminha para cachorro na sala próxima ao sofá. Assim, sempre que o pet tentar subir no móvel você diz “desce” e o direciona até a caminha ali do lado. Dessa forma, você evita o cachorro em cima do sofá, mas mantém ele perto. Uma dica final é colocar uma manta ou roupa que tenha seu cheiro na caminha do pet. 

como evitar cachorro no sofá: cão deitado na caminha do lado do sofá
Para evitar o cachorro em cima do sofá, posicione a caminha dele perto do móvel

Como fazer o cachorro parar de subir no sofá quando ele estiver sozinho em casa?

Ao colocar em prática as etapas de como fazer o cachorro parar de subir no sofá, ele pode obedecer apenas quando você estiver por perto. Por isso é importante saber o que fazer para que o pet não suba no sofá quando o tutor estiver ausente. A melhor maneira é impedindo fisicamente que ele tenha acesso ao móvel. Você pode colocar cadeiras deitadas ou outros objetos que não deixem o animal subir ou que torne a subida complicada, fazendo-o desistir. Com o tempo, ele vai deixar de ver o sofá como uma opção e, com o seu incentivo, passará a usar a própria caminha. 

Uma dica extra é apostar no repelente caseiro para cachorro não subir no sofá. Existem opções já prontas encontradas em pet shops, mas as versões caseiras são mais baratas e fáceis de fazer a qualquer momento. Algumas dicas de repelente caseiro para cachorro não subir no sofá são misturas de vinagre e cânfora ou suco de frutas cítricas (como laranja e limão) diluídas em água. Basta borrifar no sofá que o cheiro vai ser o suficiente para afastar o animal.

Quero deixar o cachorro em cima do sofá em alguns momentos: o que fazer?

Alguns tutores não querem proibir o cachorro em cima do sofá, apenas ensiná-lo a ter limites e subir apenas em determinadas ocasiões. Alcançar isso é um pouco mais difícil do que impedir totalmente o cachorro no sofá, pois além do comando de descer você precisará ensiná-lo o comando de subir, mas não é impossível: escolha um comando como “sobe” ou “vem” e diga ao mesmo tempo que faz um movimento que indique o sofá ao animal, como bater com a mão no estofado. Como ele terá aprendido que não é para subir, pode demorar um pouco, então repita o comando e o movimento algumas vezes. Depois que ele subir e ficar um pouco, diga o comando “não” ou “desce” para que ele saia do sofá e entenda que agora é hora de ir para sua cama. Alterne os comandos até ele aprender a respeitar os dois. 

O processo de como ensinar cachorro não subir no sofá pode ser demorado, então tenha paciência 

É importante ter noção de que você não vai aprender como fazer o cachorro parar de subir no sofá de um dia para o outro. Todo o processo pode ser demorado, principalmente se o cão já é adulto e está acostumado a subir no sofá desde filhote. O tutor deve ter paciência e persistência para que o resultado final seja alcançado de forma positiva. Além disso, lembre-se que gritos e broncas não são o caminho para impedir o cachorro no sofá. Na verdade, isso só vai atrapalhar todo o processo, pois deixa o cachorro com medo e mais resistente a mudar seu comportamento.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Edição: Luana Lopes

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Comportamento

Gato Savannah: 6 fatos para conhecer uma das raças mais raras (e caras) do mundo

O gato Savannah é uma das raças mais exóticas e intrigantes do mundo. Ele é resultado do cruzamento entre um gato doméstico e um ser...

Cachorro

Em quais situações o soro caseiro para cachorro é recomendado?

Em momentos de desidratação, quando o corpo do cãozinho perde líquidos e sais minerais rapidamente, é importante saber como agir — e...

Cachorro

Por que os cães parecem saber a hora de tudo? A resposta está no ar (literalmente)

Você já percebeu que seu cachorro parece saber exatamente quando você vai chegar em casa, mesmo sem saber contar as horas do relógio...

Adote um animal

Pastor Belga: características, personalidade, tipos e cuidados com a raça

Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! A confusão entre o Pastor Alemão ...

Comportamento

Gato Savannah: 6 fatos para conhecer uma das raças mais raras (e caras) do mundo

O gato Savannah é uma das raças mais exóticas e intrigantes do mundo. Ele é resultado do cruzamento entre um gato doméstico e um ser...

Cachorro

Em quais situações o soro caseiro para cachorro é recomendado?

Em momentos de desidratação, quando o corpo do cãozinho perde líquidos e sais minerais rapidamente, é importante saber como agir — e...

Cachorro

Por que os cães parecem saber a hora de tudo? A resposta está no ar (literalmente)

Você já percebeu que seu cachorro parece saber exatamente quando você vai chegar em casa, mesmo sem saber contar as horas do relógio...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?