close
Cachorro

Aniversário de cachorro: veja inspirações para preparar uma comemoração digna do seu pet

Atualizado · 01 de dezembro de 2021 · 14h58

Publicado · 29/11/2021 · 14h58

Aniversário de cachorro merece festa, mas existem uma série de cuidados que o tutor precisa saber na hora de planejar a comemoração
Aniversário de cachorro merece festa, mas existem uma série de cuidados que o tutor precisa saber na hora de planejar a comemoração

Se você tem um melhor amigo de quatro patas, com certeza vai querer organizar uma festa de aniversário de cachorro. Os eventos para celebrar a vida dos animais de estimação estão cada vez mais populares e contam com bolo de cachorro, presentes, decoração e tudo que uma boa festa precisa. Mas como estamos falando de uma celebração para os amigos peludos, alguns cuidados serão necessários na hora da organização. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu informações para você se inspirar na hora de organizar uma festa de aniversário para cachorro. Dá só uma olhada!

Quais são os cuidados necessários para um aniversário de cachorro simples?

Quando pensamos em planejar uma festa, sabemos que a organização é muito importante para que tudo saia da melhor maneira possível. Com as festas para pets não é diferente. Desde o bolo para aniversário de cachorro até a decoração, tudo precisa ser pensado antes, com a ressalva de que uma celebração para animais precisa de alguns cuidados extras. Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com tudo que deve ser levado em consideração na hora do planejamento. Confira:

1) Local da festa:

O ambiente da celebração precisa ser pensado com carinho. Afinal de contas, estamos falando de um aniversário de cachorro e a segurança dos pets deve vir em primeiro lugar. Por isso, sempre que for pensar no local da festa, é importante se assegurar que o ambiente será seguro para todos os cãezinhos. As festas podem ser feitas tanto em locais fechados como abertos.

Além disso, preste atenção ao horário da festa. O ideal é que a celebração ocorra antes das 10h ou depois das 16h, principalmente se a ideia é uma festa ao ar livre. Dessa forma, você evita os horários de sol quente e permite que os animais de estimação curtam a celebração sem problemas de cansaço ou exposição ao sol.

2) Convidados:

Na hora de fazer a lista de convidados, a personalidade do pet deve ser levada em conta. Se estamos falando de um cachorro sociável e popular, fazer uma festa com uma lista de convidados grandes é uma boa ideia. Por outro lado, também devemos lembrar que existem aqueles animais mais tímidos e que não lidam muito bem com grandes aglomerações. Então, vale lembrar que não existe problema nenhum em fazer festa de aniversário para cachorro com poucos convidados, sejam eles humanos ou outros animais. O que importa é a felicidade do pet. Uma boa dica é fazer uma festinha no parcão de cachorro e convidar os aumigos que o seu pet mais interage. 

3) Música:

Para os humanos, pensar em uma festa sem música animada é impensável. Porém, é válido lembrar que o grande protagonista da confraternização será o cão. Como os peludos costumam ter uma audição bem melhor que a nossa, abaixar um pouco o volume do som pode ser uma boa ideia. A personalidade do pet aniversariante também deve ser levada em conta na hora de selecionar a playlist de músicas para cachorro. Prefira músicas ambientes e relaxantes.

4) Decoração:

A decoração da festa é uma coisa que deixa um toque especial em qualquer celebração. No caso da festa de aniversário de cachorro, é necessário que todos os objetos decorativos fiquem fora do alcance dos animais. Dessa forma, você evita que alguns convidados acabem engolindo aquilo que não devem. Lembre-se que os balões também podem acabar estourando e causar medo no peludo aniversariante ou em seus pets amigos.

5) Cuidados básicos:

A hora da celebração é um momento de muita alegria, porém a atenção do organizador deve estar redobrada. Preste atenção em alimentos caídos no chão, principalmente se eles não forem específicos para animais. Mantenha sempre as lixeiras fechadas para que nenhum peludo acabe comendo algo que não deveria. Além disso, ofereça água em abundância e não se esqueça de supervisionar o aniversariante e outros animais de estimação convidados para evitar fugas e outros problemas.

6) Bolo para aniversário de cachorro e petiscos:

Não podemos esquecer do bolo! Aniversário de cachorro precisa de um bolinho para celebrar e ele é o item mais importante da festa, seja para uma celebração simples ou mais elaborada. Sabendo que a alimentação animal é bem diferente do que a dos humanos, o cardápio de comida para pets precisará ser mais específico.

Muitos tutores costumam oferecer um bolo aniversário para cachorro e outro diferente para os convidados tutores. Dessa forma todos ficam felizes. Além disso, não podem faltar petiscos para deixar os animais de estimação felizes. Como se trata de uma festa, é legal deixar a imaginação fluir e investir em petiscos diferentes.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O bolo de cachorro precisa ser feito com ingredientes liberados para pets
    O bolo de cachorro precisa ser feito com ingredientes liberados para pets

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Bolo aniversário: cachorros da festa vão ficar muito felizes com bolo de patê

    U bolo de aniversário de cachorro é essencial em uma festa para pets. Existem receitas muito fáceis que podem ser preparadas para esse momento tão especial. O bolo de cachorro com ração úmida e patê é um dos mais famosos para esses momentos. Veja abaixo a receita completa:

    Ingredientes:

    • Um sachê da ração úmida preferida do aniversariante;
    • Uma latinha de patê para cachorro;
    • 40 ml de água morna.

    Modo de preparo:

    Para preparar é fácil, basta misturar ração úmida com a água morna e depois separar uma forma de fundo removível. Feito isso, você vai intercalar camadas da mistura com o patê para cachorro. Depois disso, deixe o bolo na geladeira por pelo menos duas horas e ele estará prontinho para ser servido na festa. Você ainda pode decorá-lo com cenoura crua, grãos de ração seca e petiscos. As medidas da receita podem variar de acordo com a quantidade de peludos que vão comparecer na festa.

    Festa de aniversário para cachorro: presente para pet aniversariante

    Existe outra coisa que não pode faltar em celebração além do bolo de aniversário: cachorro ama ser presenteado. Apesar de ser apenas um detalhe diante de toda organização da festa, o presente de cachorro não pode faltar. A boa notícia é que presentear nossos animais de estimação é mais fácil do que parece. Leve mais uma vez em conta a personalidade do pet e aposte em coisas que ele gosta, sejam brinquedos, camas ou até mesmo uma roupinha. Vale lembrar que os animais não fazem juízo de valor sobre as coisa, por isso, utilizar a criatividade e presenteá-lo com algo feito por você mesmo também é uma ótima maneira deixá-lo feliz.

    Redação: Hyago Bandeira

    Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

    Próxima matéria

    Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Passeio

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    Você está pronta para ser
    Adoção

    Você está pronta para ser "mãe" de cachorro ou gato? As alegrias e desafios de adotar um pet

    Muito se discute sobre o termo “mãe de pet”. Algumas pessoas defendem o óbvio: não é biologicamente possível ter um filho de outra espécie. Mas quem já passou pela experiência de adotar cachorro ou gato sabe que os sentimentos que vão sendo construídos dia após dia, na convivência com o pet, são realmente fortes. Quando menos se espera, a palavra “filho” é utilizada para chamar o animal ou em um momento de carinho. Isso sem falar nas mudanças na rotina e na companhia constante. Naturalmente essas relações se estreitam e viram lindas histórias de família.

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet
    Adoção

    Nome de cachorro: o guia definitivo para você decidir como vai chamar seu pet

    Dar as boas vindas a um cachorro em casa é sempre motivo de muita alegria, mas a não ser que você já tenha um nome decidido anteriormente, batizar o novo integrante da família nunca é a tarefa mais simples do mundo. Se você precisa levar a opinião de muita gente em consideração, então, a decisão final fica ainda mais complicada. Por isso, nós resolvemos te ajudar com o guia definitivo com dicas para facilitar o processo + sugestões de nomes para várias raças diferentes de doguinhos: com certeza, você vai conseguir achar um par ao seu amigo!

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?
    Cuidados

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?

    Sempre que o inverno se aproxima, uma dúvida que permeia a mente de muitos tutores é se o cachorro sente frio ou não com a queda da temperatura. A resposta para isso é sim: os cães são sensíveis às mudanças climáticas, e algumas raças podem sentir mais frio do que outras. O tipo de pelagem - assim como a sua abundância - são fatores que influenciam nisso e todo tutor deve levar isso em consideração antes de comprar uma roupinha de inverno para os cães. 

    Ver Todas >

    Por que cachorro boceja?
    Comportamento animal

    Por que cachorro boceja?

    O bocejo dos cães pode ter diferentes significados, e nem sempre está associado somente ao sono ou cansaço (embora estes também sejam possíveis motivos). Na realidade, é bem comum ver um cachorro bocejando e logo depois virando um poço de alegria e energia. Em alguns casos, o comportamento também pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, sendo importante aumentar a observação com seu amigo de quatro patas. 

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
    Comportamento animal

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

    O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
    Comportamento animal

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

    O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
    Comportamento animal

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

    O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

    Ver Todas >