Saúde

Anemia em cachorro: entenda mais sobre o problema de saúde

Cachorro com anemia geralmente fica mais quietinho e cabisbaixo
Cachorro com anemia geralmente fica mais quietinho e cabisbaixo

Ver um cachorro desanimado e sem aquele pique habitual é uma situação que pode ser bastante preocupante. Embora alguns tutores possam confundir esses sinais com uma preguicinha boba do cão, muitas vezes essa apatia é um indicativo da anemia em cachorro. Esse problema é bastante comum, mas deve ser tratado com cuidado para evitar complicações na saúde do seu pet. Para te ajudar a saber como identificar um cachorro com anemia e entender as causas dessa doença e como curar a anemia de cachorro, o Patas da Casa entrevistou a médica veterinária Anna Carolina Tinti, do hospital VET Popular . Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

O que é a anemia em cachorro e quais as causas dessa doença?

De acordo com a veterinária, a anemia consiste na diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue do animal, o que faz com que o oxigênio não seja adequadamente transportado, prejudicando a saúde do cãozinho. “As principais causas da anemia em cães são: hemorragias, desnutrição, verminoses, doença do carrapato e doenças metabólicas”, alerta Anna Carolina. Geralmente, a hemorragia causada por deficiência nutricional (desnutrição) é a mais comum e, por isso, ter uma atenção especial a alimentação do animal pode ser de grande ajuda para evitar o problema.

Cachorro: anemia pode deixar o cachorro apático

Quando algo não vai bem a saúde do animal, o tutor logo percebe. No caso do cachorro com anemia, um dos principais sintomas dessa doença é que o cãozinho fica claramente mais abatido, indisposto e apático. Para quem está acostumado a ver o seu amigo de quatro patas sempre pulando e correndo pela casa, isso fica muito evidente. Além disso, outros sintomas que também podem ser percebidos, segundo a veterinária, são perda de apetite, fraqueza e coloração pálida das mucosas oculares e gengival. “Em alguns casos mais graves, o cachorro com anemia apresenta dificuldade respiratória”, ressalta.

Ao perceber qualquer um desses sinais, não deixe de levar seu pet para uma consulta com o veterinário. De acordo com Anna Carolina, o diagnóstico da anemia de cachorro consiste em uma avaliação clínica, histórico do animal e, principalmente, realização de hemograma completo. Só assim será possível ter certeza do que está acontecendo com a saúde do cãozinho.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Receita de comida para cachorro com anemia pode ajudar a resolver o problema se for sob orientação médica
    Receita de comida para cachorro com anemia pode ajudar a resolver o problema se for sob orientação médica

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Cachorro

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Então, como tratar a anemia em cachorro?

    Antes de mais nada, o tutor deve entender que existe uma causa por trás da anemia em cães e, como Anna Carolina destaca, é preciso diagnosticar essa causa para que seja possível definir o melhor tratamento. Dessa forma, o remédio para anemia de cachorro vai variar de acordo com a origem do problema. “De maneira geral, indicamos suplementos vitamínicos e medicações para tratar o que está causando a anemia”, esclarece a veterinária. Além do mais, remédio caseiro para anemia de cachorro, filhote ou adulto, não é recomendado, pois trata-se de uma alternativa que não tem nenhum embasamento ou comprovação científica de que funciona, e pode acabar comprometendo a saúde do seu cão.

    Receita de comida para cachorro com anemia pode ter bife de fígado

    Se, por um lado, tratamentos caseiros para cachorro com anemia estão fora de cogitação; por outro, o que pode ser feito para ajudar o seu cãozinho é estabelecer alguns cuidados com a dieta do animal. “Geralmente, como suporte para o tratamento da anemia, indicamos alimentação rica em ferro, como dar fígado para cachorro com anemia ou até mesmo beterraba, que podem ser preparados em casa e oferecidos ao animal”, sugere a profissional. Além disso, outra comidinha que pode ser recomendada para a anemia em cães é a canja de galinha, com algumas restrições: “Toda e qualquer alimentação caseira não pode conter temperos, nem cebola e alho por serem altamente tóxicos para o organismo do animal”. Caso surja qualquer dúvida, o ideal é sempre conversar com um veterinário que seja especialista em nutrição animal.

    Alimentação é fundamental para prevenir a anemia em cães

    Um dos fatores primordiais na hora de prevenir a anemia (em filhote de cachorro, principalmente) é a alimentação do animal. Existem várias tipos de rações para cachorro, e cada uma delas atende às necessidades do cãozinho de acordo com a fase de vida, porte e raça dele. Por isso, é importante sempre levar em consideração esses fatores na hora de escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas.

    Além disso, a veterinária ainda alerta para outros cuidados que também ajudam na prevenção dessa doença: “Vacinação em dia, realizar vermifugação a cada 4 meses e manter o animal com controle rígido de pulgas e carrapatos, administrando medicamentos que previnem esses parasitas”. Ah, e não se esqueça: a visita periódica ao veterinário também é fundamental para que a saúde do animalzinho seja acompanhada de perto por um profissional. Assim, é possível garantir o bem-estar do seu amigo, detectando e tratando precocemente qualquer doença que possa aparecer.

    Redação: Juliana Melo

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Próxima matéria

    150 nomes para Border Collie: veja dicas de como chamar o seu cachorro da raça

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Pequenos

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O cachorro Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Parentes distantes do Bulldog Francês, essas duas raças são muito confundidas, mas cada uma delas tem uma essência única. Saiba tudo sobre o Bulldog Inglês.

    Ver Todas >

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais
    Cachorro

    Tudo sobre o cachorro Pug: origem, saúde, personalidade, características físicas e muito mais

    É praticamente impossível não se apaixonar por um cachorro da raça Pug! Com os famosos olhos esbugalhados, focinho achatado e corpo compacto e rechonchudo, o cãozinho é um dos queridinhos dos brasileiros. São tantas características que fazem do Pug um animal único, que fica até difícil saber por onde começar. Pensando nisso, o Patas da Casa preparou uma matéria bem especial para todos os amantes da raça Pug. A seguir, descubra mais sobre a origem, personalidade, cuidados com a saúde e qual é o preço desse doguinho tão carismático!

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?
    Cachorro

    Secreção no pênis do cachorro é normal? Quando deve ser motivo de preocupação?

    Não é muito difícil perceber quando algo está errado com a saúde do cachorro. Geralmente, o próprio cão dá indícios disso, ainda mais se for na região genital: ele tende a lamber essa área de forma exagerada, mostrando que tem alguma coisa o está incomodando. Mas além disso, também é possível perceber que, em alguns casos, o cachorro libera uma secreção pelo pênis, o que costuma preocupar bastante os tutores. Será que essa é uma situação normal ou pode ser indicativo de doença? 

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!
    Cachorro

    A cor do xixi de cachorro pode indicar alguma doença no trato urinário? Entenda!

    Quando o assunto é um cachorro fazendo xixi, é normal que uma das maiores preocupações do tutor seja com o animal fazendo suas necessidades no lugar certo. Mas outro fator que também merece a atenção dos humanos é quanto ao aspecto da urina dos cães. A cor do xixi do cachorro é capaz de indicar vários problemas de saúde no seu amigo de quatro patas e, por isso, é importante conseguir identificar quando o líquido está saudável ou não. 

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?
    Cachorro

    Cachorro protetor: quando o instinto deixa de ser saudável para o animal e a família?

    Ter um cachorro protetor pode ser bem útil às vezes, já que não importa o que aconteça, você sabe que seu amigo de quatro patas vai estar lá pronto para te defender e avisar se houver algo de errado. No entanto, alguns cães acabam exagerando na superproteção e, nesses casos, o comportamento do cachorro pode começar a se tornar problemático para quem convive com ele. 

    Ver Todas >