close
Saúde

Anemia em cachorro: entenda mais sobre o problema de saúde

Cachorro com anemia geralmente fica mais quietinho e cabisbaixo
Cachorro com anemia geralmente fica mais quietinho e cabisbaixo

Ver um cachorro desanimado e sem aquele pique habitual é uma situação que pode ser bastante preocupante. Embora alguns tutores possam confundir esses sinais com uma preguicinha boba do cão, muitas vezes essa apatia é um indicativo da anemia em cachorro. Esse problema é bastante comum, mas deve ser tratado com cuidado para evitar complicações na saúde do seu pet. Para te ajudar a saber como identificar um cachorro com anemia e entender as causas dessa doença e como curar a anemia de cachorro, o Patas da Casa entrevistou a médica veterinária Anna Carolina Tinti, do hospital VET Popular . Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto a seguir!

O que é a anemia em cachorro e quais as causas dessa doença?

De acordo com a veterinária, a anemia consiste na diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue do animal, o que faz com que o oxigênio não seja adequadamente transportado, prejudicando a saúde do cãozinho. “As principais causas da anemia em cães são: hemorragias, desnutrição, verminoses, doença do carrapato e doenças metabólicas”, alerta Anna Carolina. Geralmente, a hemorragia causada por deficiência nutricional (desnutrição) é a mais comum e, por isso, ter uma atenção especial a alimentação do animal pode ser de grande ajuda para evitar o problema.

Cachorro: anemia pode deixar o cachorro apático

Quando algo não vai bem a saúde do animal, o tutor logo percebe. No caso do cachorro com anemia, um dos principais sintomas dessa doença é que o cãozinho fica claramente mais abatido, indisposto e apático. Para quem está acostumado a ver o seu amigo de quatro patas sempre pulando e correndo pela casa, isso fica muito evidente. Além disso, outros sintomas que também podem ser percebidos, segundo a veterinária, são perda de apetite, fraqueza e coloração pálida das mucosas oculares e gengival. “Em alguns casos mais graves, o cachorro com anemia apresenta dificuldade respiratória”, ressalta.

Ao perceber qualquer um desses sinais, não deixe de levar seu pet para uma consulta com o veterinário. De acordo com Anna Carolina, o diagnóstico da anemia de cachorro consiste em uma avaliação clínica, histórico do animal e, principalmente, realização de hemograma completo. Só assim será possível ter certeza do que está acontecendo com a saúde do cãozinho.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    Receita de comida para cachorro com anemia pode ajudar a resolver o problema se for sob orientação médica
    Receita de comida para cachorro com anemia pode ajudar a resolver o problema se for sob orientação médica

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cachorro

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Cachorro

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Cachorro

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Cachorro

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Então, como tratar a anemia em cachorro?

    Antes de mais nada, o tutor deve entender que existe uma causa por trás da anemia em cães e, como Anna Carolina destaca, é preciso diagnosticar essa causa para que seja possível definir o melhor tratamento. Dessa forma, o remédio para anemia de cachorro vai variar de acordo com a origem do problema. “De maneira geral, indicamos suplementos vitamínicos e medicações para tratar o que está causando a anemia”, esclarece a veterinária. Além do mais, remédio caseiro para anemia de cachorro, filhote ou adulto, não é recomendado, pois trata-se de uma alternativa que não tem nenhum embasamento ou comprovação científica de que funciona, e pode acabar comprometendo a saúde do seu cão.

    Receita de comida para cachorro com anemia pode ter bife de fígado

    Se, por um lado, tratamentos caseiros para cachorro com anemia estão fora de cogitação; por outro, o que pode ser feito para ajudar o seu cãozinho é estabelecer alguns cuidados com a dieta do animal. “Geralmente, como suporte para o tratamento da anemia, indicamos alimentação rica em ferro, como dar fígado para cachorro com anemia ou até mesmo beterraba, que podem ser preparados em casa e oferecidos ao animal”, sugere a profissional. Além disso, outra comidinha que pode ser recomendada para a anemia em cães é a canja de galinha, com algumas restrições: “Toda e qualquer alimentação caseira não pode conter temperos, nem cebola e alho por serem altamente tóxicos para o organismo do animal”. Caso surja qualquer dúvida, o ideal é sempre conversar com um veterinário que seja especialista em nutrição animal.

    Alimentação é fundamental para prevenir a anemia em cães

    Um dos fatores primordiais na hora de prevenir a anemia (em filhote de cachorro, principalmente) é a alimentação do animal. Existem várias tipos de rações para cachorro, e cada uma delas atende às necessidades do cãozinho de acordo com a fase de vida, porte e raça dele. Por isso, é importante sempre levar em consideração esses fatores na hora de escolher a melhor ração para o seu amigo de quatro patas.

    Além disso, a veterinária ainda alerta para outros cuidados que também ajudam na prevenção dessa doença: “Vacinação em dia, realizar vermifugação a cada 4 meses e manter o animal com controle rígido de pulgas e carrapatos, administrando medicamentos que previnem esses parasitas”. Ah, e não se esqueça: a visita periódica ao veterinário também é fundamental para que a saúde do animalzinho seja acompanhada de perto por um profissional. Assim, é possível garantir o bem-estar do seu amigo, detectando e tratando precocemente qualquer doença que possa aparecer.

    Redação: Juliana Melo

    Quais os benefícios da castração de cachorro?

    Próxima matéria

    Quais os benefícios da castração de cachorro?

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante
    Grandes

    Dogue Alemão: origem, porte, saúde, temperamento... saiba tudo sobre a raça de cachorro gigante

    Uma das raças de cachorros gigantes mais famosas é a do Dogue (ou Dog) Alemão, que também é conhecida como cão Dinamarquês. O motivo para isso é simples: trata-se da mesma raça do famoso personagem de desenho animado Scooby Doo. Mas a verdade é que o cão Dogue Alemão vai muito além do seu tamanho e aparência robusta: ele é um amigo de quatro patas extremamente leal, dócil e carinhoso. 

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Bulldog Inglês: características, personalidade, saúde e cuidados... tudo sobre a raça de cachorro

    O Bulldog Inglês sempre conquista corações por onde passa! Não necessariamente por causa da sua aparência, já que eles têm uma carinha de rabugento, mas sim por causa do seu jeito doce e carinhoso. Conhecido por ser um Bulldog “enrugado” - isto é, com várias dobrinhas espalhadas pelo corpo - e considerados parentes distantes do Bulldog Francês, essa é uma das raças mais populares do Brasil.

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro
    Raças

    Shiba Inu: tudo sobre a saúde, características, personalidade e cuidados com a raça de cachorro

    O Shiba Inu é uma raça de cachorro de origem japonesa. De porte pequeno a médio, o Shiba não ultrapassa os 15kg e tem energia moderada - ou seja, um cachorro ideal para apartamentos. A raça Shiba tem uma personalidade independente, mas também carinhosa. Por outro lado, essa raça de cachorro tem um instinto protetor bem aguçado. 

    Ver Todas >

    Shampoo para cachorro: como escolher de acordo com a cor do pelo do animal?
    Cachorro

    Shampoo para cachorro: como escolher de acordo com a cor do pelo do animal?

    Escolher o shampoo para cachorro pode ser um pouco mais difícil do que parece. Existem muitas opções no mercado e, muitas vezes, ficamos na dúvida de qual escolher. Na hora de comprar o shampoo de cachorro ideal, existem muitos fatores que precisam ser levados em conta para garantir o melhor para a pelagem e pele do seu pet. Um deles é a cor do cachorro. Muita gente não sabe, mas a cor do pelo pode ser afetada com o uso errado do shampoo. 

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?
    Cachorro

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?

    O filhote de Maltês é um cachorro conhecido por se parecer com um ursinho de pelúcia de tão fofo. De pequeno porte, com a pelagem completamente branca, olhar hipnotizante e energia de sobra, a raça de cachorro pequeno é muito recomendada para famílias com crianças em casa. Logo nos primeiros meses de convivência, a raça Maltês já demonstra alto companheirismo e lealdade ao tutor. Ou seja, além das características físicas que não passam despercebidas, o Maltês filhote possui uma personalidade apaixonante. 

    Corticoide para cachorro: como funciona, para que serve e perigos do uso contínuo
    Cachorro

    Corticoide para cachorro: como funciona, para que serve e perigos do uso contínuo

    Com um potente efeito anti-inflamatório, o corticoide para cachorro é um medicamento que costuma gerar muitas dúvidas nos pais de pet. Embora seja indicado para o tratamento de alguns problemas de saúde, como alergias caninas e dermatites, o corticoide veterinário pode representar um perigo para os cães, especialmente se for usado de maneira contínua e sem acompanhamento profissional. Por isso, é fundamental se atentar aos efeitos do corticoide no cachorro para garantir que nada de ruim aconteça. 

    Qual o uso correto da coleira para leishmaniose?
    Cachorro

    Qual o uso correto da coleira para leishmaniose?

    A coleira contra leishmaniose é um dos melhores métodos preventivos contra a doença tão temida. Causada pelo protozoário Leishmania, a leishmaniose visceral canina é transmitida pela fêmea do mosquito-palha. Um cachorro picado pelo mosquito infectado adquire a doença. A leishmaniose é uma das zoonoses mais temida pelos tutores, que pode deixar o cãozinho bem debilitado, fraco e com lesões pelo corpo. Se não tratada logo no início, as chances do cachorro morrer com a doença aumentam bastante.

    Ver Todas >